CONTENTAMENTO COM A VIDA
É sabio por exemplo, buscar contentamento em tudo, principalmente naquilo que você tem que fazer. Buscar um contentamento nas suas atividades e coisas e lugares que é obrigado a fazer e estar.
Mesmo que no momento você não esteja fazendo exatamente o que deseja em termos de trabalho por exemplo, ou em algum outro aspecto de sua vida, é importante adaptar outros elementos às suas atividades à fim de que se tornem mais prazeirosas, e muito importante fazer isso e pode te trazer mais prazer e paz em trabalhar.
As vezes é necessário criatividade para tornar algo maçante em algo interessante e satisfatório. Depende do olhar que se olha.
É importante buscar o estado Nirvana, que significa estado de paz, bem estar, de contentamento com a existência em qualquer circunstância, na alegria e na dor, pois nada material é fixo, a impermanência faz parte do mundo material, então devemos saber que o estado de dor sempre passará, sempre.
Sabe algo que deve nos dar ânimo sempre? o fato de que a dor passará sempre, mas a felicidade verdadeira não passa nunca, porque ela é um estado permanente, é a conquista que independe dos momentos de desafio, porque pertence ao espírito imortal.
O estado de Nirvana nos ajuda a apreciar a vida. O estado de Nirvana é o estado de paz, de libertação do apego que traz sofrimento, mesmo o apego às pessoas, devemos fazer conexões com as pessoas mas não mantermos apego e nem dependência emocional.
O estado de Nirvana corresponde ao esforço na busca de reduzir a tensão, é a vivência da plenitude de alma, quando compreendemos que tudo que é material é transitório, que tudo que é material sempre muda, mas que as conquistas da alma imortal permanecem para sempre e que nunca morreremos e nem ninguém morrerá nunca, a vida é constante ir e vir mas nunca acabará, e jamais perderemos nossas conquistas verdadeiras de alma e mente, olha que maravilha isso.
Entenda que o que hoje lhe causa dor, amanhã não mais lhe machucará.
É importante conseguir focar em torno de si mesmo para se perceber e desenvolver a capacidade de viver no presente, com foco, fazendo às adaptações necessárias para o seu bem viver.
Exemplo: Se alguém que você ama partiu, se conecte à outras pessoas, faça conexões felizes e amorosas sempre, não conviva com apenas uma pessoa ou um grupo fechado, se liberte do egoísmo das relações.
Você consegue apreciar a vida, encontrar a paz e felicidade quando se torna capaz de ressignificar, de transformar os acontecimentos mais desagradáveis em fatos normais, sem dramatizar nada, pois tudo passa porque é transitório e tudo são lições.
E o bom é que nosso Eu, nossa consciência, nosso espírito não passará porque é imortal, não perdemos nossa consciência e tudo que aprendemos e adquirimos em termos de sabedoria e o amor que desenvolvemos. A vida é eterna no que ela tem de melhor e caminhamos para a luz, para a plenitude, para a perfeição. Isso é motivo de grande alegria e contentamento.
E você pode, mais que isso, você deve buscar esse estado de Nirvana, essa plenitude já, agora, nesta vida, seguindo o tripé de atitudes que nos levam ao estado de paz e plenitude:
_conhecimento das Leis; _auto-conhecimento e prática do bem sempre com 4 passos que ajudam muito à fazer isso:
1-Devemos conhecer às Leis, e temos um excelente professor que nos deixou a melhor lição de como aplicar à principal Lei: "Fazer ao outro aquilo que gostaríamos que a nós fosse feito"
Precisamos nos auto-conhecer, buscar sempre Refletir sobre nós mesmos, assim identificaremos nossas qualidades e sombras, devendo nos esforçar para reforçar nossas qualidades e dons, e combater nossas sombras através de atitudes éticas, fazendo bem ao maior número de seres que pudermos, Isso nos engrandecerá perante nós mesmos, e nos levará ao auto-respeito, auto admiração e a sermos amados e respeitados pelos demais;
2-Tendo parcimônia e auto-controle em tudo na vida;
3-Não sentindo raiva, porque sentir raiva aprisiona o ser, você se torna vingativo. Quando a agressão alheia nos atinge, ficamos nas mãos do agressor que faz o que quer com nossa emoção. Devemos entender que a agressão do outro significa que ele tem problemas e precisa de ajuda. O problema dos outros são, somente deles. Vamos lembrar que para 1 minuto de raiva o corpo leva 6 horas para se recuperar. Evitando sentir raiva, relevando às atitudes ruins alheias, todos os dias serão bons, nada nos atingirá. Devemos orar e vibrar o bem por aqueles que precisam ofender aos outros para se sentir melhores, estão mal, estão doentes.
4-Não devemos perder tempo com conversas inúteis. Devemos aproveitar bem o nosso tempo com boas leituras, boas conversas, bons pensamentos frequentando bons lugares e praticando boas ações. É isso.
Então nunca devemos perder a oportunidade humana de despertar. De Apreciar a nossa vida assim como ela é, porque tudo está certo, a vida é constante transformação, nada é fixo e nem permanente.
E entenda como você se torna a transformação que você quer e Entenda como você transforma a você e as pessoas à sua volta, sem esforço pois se houver muito esforço está errado e se não houver esforço nenhum, você ficar na área de conforto não vai à lugar algum, percebe?
É o esforço sem esforço, e isso tem que ser natural e deve fluir.
Devemos apreciar a vida, todos os seres humanos nossos próximos, não só aqueles que selecionamos, mas todos os seres na sua multiplicidade.
Todas as pessoas são LUZ e SOMBRA, inclusive nós. Aceitemos isso, estamos todos no caminho da evolução, então não vamos exigir dos outros uma perfeição que ainda não temos, respeitemos o momento do outro como desejamos ser respeitados, vamos fazer ao outro aquilo que desejamos que a nós seja feito, inclusive se estivéssemos na situação em que o outro está, isso é empatia, sem empatia não tem paz no mundo, e nem em nós.
Então busque seguir esses passos, Faça da sua vida uma vida brilhante, excelente, forte, com sentido existencial.
Olha, o contentamento acontece quando você dá um sentido à sua vida, um objetivo. Não aqueles objetivos ordinários da existência, mas um objetivo especial que te motiva. Por isso você precisa se AUTO-CONHECER, alguns tem objetivo se criar uma ONG para abrigar animais abandonados, outros têm o objetivo de ajudar em asilos, outro tem objetivo de ajudar doentes do corpo ou da emoção, outro tem objetivo de estudar música e fazer apresentações, outros dança, outros se dedicarem à família de uma forma mais especial por lhe exigir mais esforço e atenção. Outros têm objetivo de lutar pela natureza e ecossistema. Não importa o que seja seu objetivo, importa é ter um objetivo porque ele é que te motivará e dará brilho à sua existência e te ajudará a fazer conexões amorosas e valiosas com pessoas e animais e com a natureza e consigo mesmo.
E o mais importante de tudo para contentamento com a vida, Olhe no espelho todos os dias e diga eu te amo de verdade. Goste de você como você é agora, ainda que tenha muito pela frente pela sua melhora, mas goste de você, faça o bem a você, se cuide para poder gostar do outro como ele é. Pensemos nisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário