VIRTUOMANIA-fobia virtual
A Motivação psicológica principal que leva alguém a se viciar em algo é a necessidade de estímulo, isto ocorre porque a pessoa não está sentindo estímulo suficiente para viver.Daí, como a pessoa não consegue sentir estímulo com sua vida ordinária, ela busca esse estímulo nos vícios que em primeiro instante, produzem neurotransmissores de humor e bem estar, como o cortizol, dopamina e noradrenalina.
E porque será que isso ocorre?
O vício sempre indica que algo vai errado, geralmente ocorre por conta de insatisfação com a vida, vazio existencial por exemplo.
Mas quando falo de vício não me refiro apenas às drogas psicotrópicas, sejam alucinógenas, estimulantes, ou qualquer outra, nem o álcool, comida ou compulsão por consumo, por sexo, eu falo de um vicio moderno, atual e tão danoso quanto estes que citei, que é o vicio Digital.
E seja qual for o vício, as causas e a consequências são semelhantes.
Mas vamos refletir aqui sobre o vicio da dependência digital.
A causa do vicio, é no mais das vezes, comum para todas as pessoas que se entregam à ele.
Então notamos que a falta de sentido, falta de objetivo de vida bem definido, em suma, o vazio, a falta de sentido existencial é tão grande e afligente a ponto de levar pessoas a buscarem estas fugas espetaculares, com diz Joanna D'Angelis, nos vícios.
Embora não se possa negar a importância e necessidade da evolução tecnológica e digital, não se pode negar também que os estímulos oferecidos pela tecnologia digital é muito grande, e por isso mesmo, diante das dificuldades psicológicas, emocionais e espirituais de grande parte da humanidade, não poderia se esperar outra coisa, e muitas pessoas tem se rendido a estes estímulos virtuais de forma doentia e substituindo as vivências reais por eles.
Ou seja, na atualidade, e na tentativa de suprir o vazio e insatisfaçãode vida, o Ser Humano busca exageradamente estar conectado as redes sociais, ao mundo virtual e daí pode-se dizer que está com Excesso de ESTÍMULO VIRTUAL e carência de VIVÊNCIA REAL.
Ou seja, podemos dizer que grande parte da humanidade de todas as faixas etárias e classes, está VICIADA e dependente do mundo virtual, infelizmente.
E porque será que isso ocorre?
O vício sempre indica que algo vai errado, geralmente ocorre por conta de insatisfação com a vida, vazio existencial por exemplo.
Mas quando falo de vício não me refiro apenas às drogas psicotrópicas, sejam alucinógenas, estimulantes, ou qualquer outra, nem o álcool, comida ou compulsão por consumo, por sexo, eu falo de um vicio moderno, atual e tão danoso quanto estes que citei, que é o vicio Digital.
E seja qual for o vício, as causas e a consequências são semelhantes.
Mas vamos refletir aqui sobre o vicio da dependência digital.
A causa do vicio, é no mais das vezes, comum para todas as pessoas que se entregam à ele.
Então notamos que a falta de sentido, falta de objetivo de vida bem definido, em suma, o vazio, a falta de sentido existencial é tão grande e afligente a ponto de levar pessoas a buscarem estas fugas espetaculares, com diz Joanna D'Angelis, nos vícios.
Embora não se possa negar a importância e necessidade da evolução tecnológica e digital, não se pode negar também que os estímulos oferecidos pela tecnologia digital é muito grande, e por isso mesmo, diante das dificuldades psicológicas, emocionais e espirituais de grande parte da humanidade, não poderia se esperar outra coisa, e muitas pessoas tem se rendido a estes estímulos virtuais de forma doentia e substituindo as vivências reais por eles.
Ou seja, na atualidade, e na tentativa de suprir o vazio e insatisfaçãode vida, o Ser Humano busca exageradamente estar conectado as redes sociais, ao mundo virtual e daí pode-se dizer que está com Excesso de ESTÍMULO VIRTUAL e carência de VIVÊNCIA REAL.
Ou seja, podemos dizer que grande parte da humanidade de todas as faixas etárias e classes, está VICIADA e dependente do mundo virtual, infelizmente.
De forma que se retirado esse estímulo, como no caso de qualquer outra droga, a pessoa entra em crise de abstinência, com sintomas e reações pertinentes à essa situação.
Não é tão difícil compreender esse ciclo vicioso, porque se assemelha aos demais vícios, como estamos falando, a frequência do uso dos dispositivos digitais descontroladamente acaba por liberar dopamina, que acaba gerando um bem estar momentâneo, ilusório porque não é real, que por sua vez acaba por gerar um ciclo de dependência.
Como o vício se manifesta?
A dependência ocorre quando a pessoa perde a capacidade de regular o uso de dispositivos digitais, prejudicando outras áreas da vida.
A pessoa passa a ter uma fobia chamada NOMOFOBIA que é o MEDO DE FICAR SEM CELULAR.
Por isso é importante estar atento aos sinais de que essa dependência está instalada, e os principais sinais incluem os sintomas que são: Ansiedade extrema e mal humor quando não está online, irritabilidade, tremores, sudorese e insônia quando se está longe da internet ou do aparelho, dai tbm Isolamento Social, quando a pessoa prefere a interação online em detrimento do convívio presencial com amigos e familiares, Perda de Produtividade seja na escola ou trabalho ou demais atividades, ela tem dificuldade em cumprir obrigações profissionais ou escolares devido ao tempo gasto em redes sociais ou jogos, devido a dormir muito tarde e por ai vai.
O impacto na Saúde também é grande podendo apresentar: Dores de cabeça, problemas de postura, fadiga ocular e até sedentarismo causado pelo tempo excessivo de tela.
Prejuízo na vida real: Perda de tempo de sono, trabalho ou relacionamentos por causa das telas, fora as Mentiras para Esconder o tempo real na net de amigos e família.
Vejam bem a gravidade num exemplo real, temos visto crianças e adolescentes, que quando os pais tiram o celular deles para aplicar um corretivo por exemplo, se tornam extremamente nervosos e agressivos, vimos recentemente um adolescente que matou a mãe, se não me engano, por esse motivo não é? É impressionante isso.
Agora, Vejam bem os sentimentos que tem levado as pessoas à essa perigosa situação:
_Tédio constante;
_Pensamentos acelerados;
_Falta de gosto pela leitura;
_Isolamento social;
_inquietude quando não está na Internet;
_E claro, no centro de tudo, na raiz do problema está o Vazio existencial.
As redes sociais vem sendo utilizadas para preencher vazios, frustrações, solidão, depressão, etc, numa tentativa, numa busca intensa por emoções, coisas impactantes que geram dopamina, certa dose de adrenalina, cortizol, noradrenalina, e isso tudo vicia.
_Assistir programas violentos geram adrenalina e isso também vicia, pessoas fazem isso para sentir alguma emoção e combater o vazio, o tédio e talvez a solidão. Por isso vemos pessoas que adoram ver este tipo de programa, violento, sanguinolento.
Agora Vamos pensar: nós vamos achar que Se consegue a cura de todas essas situações e emoções negativas através da frequência de uso dos meios digitais?
A resposta é NÃO, muito pelo contrário, esse vício só piora a situação, porque camufla mais ainda, porque nem o vazio é preenchido, já que através do mundo virtual não se encontra o endereço de meta de vida, ou seja, sentido existencial, nem nas redes sociais, nem em jogos, nada disto adianta, jamais, isso é uma grande mentira, uma ilusão perigosa.
Da mesma forma, não se resolve o problema da solidão, ao contrário, as pessoas têm se isolado cada vez mais, trocando a convivência fraterna, alegre, verdadeira e feliz pelo mundo mentiroso virtual, deixando de viver a realidade para assistirem, no mais das vezes, as pessoas vivendo, fazendo as coisas, enquanto ficam ali isolados, sentados ou deitados, geralmente enfiados dentro de um quarto escuro, sem viver nada de real. É muito triste isso gente.
Fora que essa situação, por isso mesmo, tem aumentado vertiginosamente o número de pessoas sedentárias e portanto conduzindo à toda espécie de doença física, além de doença psicológica e emocional e espiritual levando a obsessões..
Muito menos tem resolvido a depressão ou frustração, porque o mundo virtual por ser ilusório, afasta mais ainda as pessoas da causa verdadeira dos distúrbios psicológicos e emocionais. Mesmo porque, a causa destes distúrbios não estão, por causa desta situação, sendo investigados e tratados devidamente, porque ao invés de buscar ajuda e se interiorizar para buscar as questões que levam à isso, as pessoas estão distraídas, desviando a atenção de si mesmas, para passar a assistir as vidas vazias de outros, as fantasias, as ostentações, as bizarrices, a violência e outras podridões que o mundo virtual vem trazendo para a humanidade.
Em suma, as pessoas estão intoxicada pelo virtual, infelizmente.
*** E Como desintoxicar? Para sair desta armadilha?
Primeiramente se auto analise e veja se você mesmo está neste engodo, nesta situação triste, perigosa e doentia, não negue, e se estiver, se conscientize e aceite que necessita de ajuda. Use a razão, saia da zona de conforto perigosa, cruel, saia.
Em relação à outros, olhe em torno de si, seus filhos, sua familia, seus amigos que possam te ouvir e aceitar ajuda, e verifique se em alguém deles se manifesta esta situação, essas características, daí, identificado o problema, haja com cuidado, porque não adianta tirar a tela imediatamente porque dará crise de abstinência, mas comece a se resensibilizar ou ajudar o outro a fazer isso, vá fazendo isso gradativamente, utilizando diversas ferramentas que irei falar aqui:
_Tente adquirir o hábito da LEITURA, NEM que seja para iniciar lendo revistas, para começar esta ótimo, valorize, a falta de estimulo ocorre pela falta de valorização, sinta o prazer, resgate isso, o cheiro, o tato da revista ou livro novo, do local, da livraria, sinta esse prazer;
_AUMENTE o CONTATO FÍSICO/presencial com pessoas, ESTEJA PRESENTE nas situações e lugares, como por exemplo: não compre tudo pela Internet, saia, tome sol, vá à padaria, ao mercado, à feira, ao centro ver palestras, a igreja ver a missa, não assista exclusivamente palestras e lives virtuais, converse com o jornaleiro, com o cara do hortifruti, veja gente, veja as ruas, veja a natureza, caminhe, respire, sinta os cheiros e aromas da vida, faça o aterramento que precisamos fazer, e assim por diante,
_CONSTRUA VÍNCULOS, busque contato com amigos, aceite convites para visitar, convide para receber visitas, marque café da tarde, almoço ou jantar com pessoas que gosta, faça passeios com as pessoas, invente motivos para estar junto, tenha criatividade, viagens, cinema, teatro;
_REINTRODUZA EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS REAIS; NATUREZA, ATIVIDADE FÍSICA, MÚSICA, meditação, contato humano, tudo isso traz a pessoa de volta à realidade, percebe?
_Para treinar A TOLERÂNCIA ao que vc deixou virar tédio não valorizando, tédio, porque em determinada altura do vício digital, parece que nada mais real pode animar, trazer emoção não é? Só que não é assim, repete repete que pega, então busque ficar um tempo sem nenhum estímulo auditivo e nem de tela, ficar em silêncio alguns minutos, o silêncio cura. Comece por menos tempo e vá aumentando o tempo; a meditação ajuda muito nisso tá?
_FAÇA EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO, EXERCÍCIO FÍSICO, Yoga, mexendo o corpo você se traz para o presente;
_CRIE OPORTUNIDADES DE CONVERSAS REAIS, olho no olho, é preciso fazer conexões, participar de grupo de trabalho no bem, trabalho voluntário, e outros grupos; PARTICIPE DE REUNIÕES EM GRUPOS DE INTERESSE COMUM, isso trás pertencimento;
_HABITUE-SE A contar e ouvir histórias, isso trás o lúdico;
_HABITUE-SE E TOME GOSTO POR JOGOS NÃO VIRTUAIS EM GRUPO, instrutivos e divertidos, t trás o lúdico;
...........................................
Para encerrarmos, faça uma reflexão e veja Quem vc se tornou nos últimos 5 anos?
Como você era e estava a 5 anos atrás ou mais? O que você fazia? você se relacionava mais com as pessoas? Você praticava mais destas coisas que estão ai nas recomendações?
Faça essa comparação e poderá se surpreender com mudanças em sua vida que você não planejou mas que ocorreram sem você se dar conta e que não estão necessariamente te fazendo bem por estar te afastando não só das pessoas que você gosta, mas de você mesmo, de sua real essência, do seu lúdico mesmo, e também te afastando de trazer a tona seu inconsciente e conflitos para os sanar devidamente para que você atinja a plenitude existencial, que é a nossa meta de vida.
Então, esse vício moderno não prejudica e faz sofrer somente a quem o possui, mas prejudica a toda sociedade, pois somos seres gregários devido ao caráter interdependente que rege nossa existência aqui na Terra. Será que as telas substituem os momentos felizes junto das pessoas que nos são caras? momentos especiais?
E não poderíamos encerrar de forma melhor do que com uma frase de Chico Xavier:
"Não se pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas se pode começar agora e fazer um novo fim".
Então gente, força e foco que tudo é possível quando se aciona a vontade de mudar e melhorar .
Chico Xavier
Não é tão difícil compreender esse ciclo vicioso, porque se assemelha aos demais vícios, como estamos falando, a frequência do uso dos dispositivos digitais descontroladamente acaba por liberar dopamina, que acaba gerando um bem estar momentâneo, ilusório porque não é real, que por sua vez acaba por gerar um ciclo de dependência.
Como o vício se manifesta?
A dependência ocorre quando a pessoa perde a capacidade de regular o uso de dispositivos digitais, prejudicando outras áreas da vida.
A pessoa passa a ter uma fobia chamada NOMOFOBIA que é o MEDO DE FICAR SEM CELULAR.
Por isso é importante estar atento aos sinais de que essa dependência está instalada, e os principais sinais incluem os sintomas que são: Ansiedade extrema e mal humor quando não está online, irritabilidade, tremores, sudorese e insônia quando se está longe da internet ou do aparelho, dai tbm Isolamento Social, quando a pessoa prefere a interação online em detrimento do convívio presencial com amigos e familiares, Perda de Produtividade seja na escola ou trabalho ou demais atividades, ela tem dificuldade em cumprir obrigações profissionais ou escolares devido ao tempo gasto em redes sociais ou jogos, devido a dormir muito tarde e por ai vai.
O impacto na Saúde também é grande podendo apresentar: Dores de cabeça, problemas de postura, fadiga ocular e até sedentarismo causado pelo tempo excessivo de tela.
Prejuízo na vida real: Perda de tempo de sono, trabalho ou relacionamentos por causa das telas, fora as Mentiras para Esconder o tempo real na net de amigos e família.
Vejam bem a gravidade num exemplo real, temos visto crianças e adolescentes, que quando os pais tiram o celular deles para aplicar um corretivo por exemplo, se tornam extremamente nervosos e agressivos, vimos recentemente um adolescente que matou a mãe, se não me engano, por esse motivo não é? É impressionante isso.
Agora, Vejam bem os sentimentos que tem levado as pessoas à essa perigosa situação:
_Tédio constante;
_Pensamentos acelerados;
_Falta de gosto pela leitura;
_Isolamento social;
_inquietude quando não está na Internet;
_E claro, no centro de tudo, na raiz do problema está o Vazio existencial.
As redes sociais vem sendo utilizadas para preencher vazios, frustrações, solidão, depressão, etc, numa tentativa, numa busca intensa por emoções, coisas impactantes que geram dopamina, certa dose de adrenalina, cortizol, noradrenalina, e isso tudo vicia.
_Assistir programas violentos geram adrenalina e isso também vicia, pessoas fazem isso para sentir alguma emoção e combater o vazio, o tédio e talvez a solidão. Por isso vemos pessoas que adoram ver este tipo de programa, violento, sanguinolento.
Agora Vamos pensar: nós vamos achar que Se consegue a cura de todas essas situações e emoções negativas através da frequência de uso dos meios digitais?
A resposta é NÃO, muito pelo contrário, esse vício só piora a situação, porque camufla mais ainda, porque nem o vazio é preenchido, já que através do mundo virtual não se encontra o endereço de meta de vida, ou seja, sentido existencial, nem nas redes sociais, nem em jogos, nada disto adianta, jamais, isso é uma grande mentira, uma ilusão perigosa.
Da mesma forma, não se resolve o problema da solidão, ao contrário, as pessoas têm se isolado cada vez mais, trocando a convivência fraterna, alegre, verdadeira e feliz pelo mundo mentiroso virtual, deixando de viver a realidade para assistirem, no mais das vezes, as pessoas vivendo, fazendo as coisas, enquanto ficam ali isolados, sentados ou deitados, geralmente enfiados dentro de um quarto escuro, sem viver nada de real. É muito triste isso gente.
Fora que essa situação, por isso mesmo, tem aumentado vertiginosamente o número de pessoas sedentárias e portanto conduzindo à toda espécie de doença física, além de doença psicológica e emocional e espiritual levando a obsessões..
Muito menos tem resolvido a depressão ou frustração, porque o mundo virtual por ser ilusório, afasta mais ainda as pessoas da causa verdadeira dos distúrbios psicológicos e emocionais. Mesmo porque, a causa destes distúrbios não estão, por causa desta situação, sendo investigados e tratados devidamente, porque ao invés de buscar ajuda e se interiorizar para buscar as questões que levam à isso, as pessoas estão distraídas, desviando a atenção de si mesmas, para passar a assistir as vidas vazias de outros, as fantasias, as ostentações, as bizarrices, a violência e outras podridões que o mundo virtual vem trazendo para a humanidade.
Em suma, as pessoas estão intoxicada pelo virtual, infelizmente.
*** E Como desintoxicar? Para sair desta armadilha?
Primeiramente se auto analise e veja se você mesmo está neste engodo, nesta situação triste, perigosa e doentia, não negue, e se estiver, se conscientize e aceite que necessita de ajuda. Use a razão, saia da zona de conforto perigosa, cruel, saia.
Em relação à outros, olhe em torno de si, seus filhos, sua familia, seus amigos que possam te ouvir e aceitar ajuda, e verifique se em alguém deles se manifesta esta situação, essas características, daí, identificado o problema, haja com cuidado, porque não adianta tirar a tela imediatamente porque dará crise de abstinência, mas comece a se resensibilizar ou ajudar o outro a fazer isso, vá fazendo isso gradativamente, utilizando diversas ferramentas que irei falar aqui:
_Tente adquirir o hábito da LEITURA, NEM que seja para iniciar lendo revistas, para começar esta ótimo, valorize, a falta de estimulo ocorre pela falta de valorização, sinta o prazer, resgate isso, o cheiro, o tato da revista ou livro novo, do local, da livraria, sinta esse prazer;
_AUMENTE o CONTATO FÍSICO/presencial com pessoas, ESTEJA PRESENTE nas situações e lugares, como por exemplo: não compre tudo pela Internet, saia, tome sol, vá à padaria, ao mercado, à feira, ao centro ver palestras, a igreja ver a missa, não assista exclusivamente palestras e lives virtuais, converse com o jornaleiro, com o cara do hortifruti, veja gente, veja as ruas, veja a natureza, caminhe, respire, sinta os cheiros e aromas da vida, faça o aterramento que precisamos fazer, e assim por diante,
_CONSTRUA VÍNCULOS, busque contato com amigos, aceite convites para visitar, convide para receber visitas, marque café da tarde, almoço ou jantar com pessoas que gosta, faça passeios com as pessoas, invente motivos para estar junto, tenha criatividade, viagens, cinema, teatro;
_REINTRODUZA EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS REAIS; NATUREZA, ATIVIDADE FÍSICA, MÚSICA, meditação, contato humano, tudo isso traz a pessoa de volta à realidade, percebe?
_Para treinar A TOLERÂNCIA ao que vc deixou virar tédio não valorizando, tédio, porque em determinada altura do vício digital, parece que nada mais real pode animar, trazer emoção não é? Só que não é assim, repete repete que pega, então busque ficar um tempo sem nenhum estímulo auditivo e nem de tela, ficar em silêncio alguns minutos, o silêncio cura. Comece por menos tempo e vá aumentando o tempo; a meditação ajuda muito nisso tá?
_FAÇA EXERCÍCIO RESPIRATÓRIO, EXERCÍCIO FÍSICO, Yoga, mexendo o corpo você se traz para o presente;
_CRIE OPORTUNIDADES DE CONVERSAS REAIS, olho no olho, é preciso fazer conexões, participar de grupo de trabalho no bem, trabalho voluntário, e outros grupos; PARTICIPE DE REUNIÕES EM GRUPOS DE INTERESSE COMUM, isso trás pertencimento;
_HABITUE-SE A contar e ouvir histórias, isso trás o lúdico;
_HABITUE-SE E TOME GOSTO POR JOGOS NÃO VIRTUAIS EM GRUPO, instrutivos e divertidos, t trás o lúdico;
...........................................
Para encerrarmos, faça uma reflexão e veja Quem vc se tornou nos últimos 5 anos?
Como você era e estava a 5 anos atrás ou mais? O que você fazia? você se relacionava mais com as pessoas? Você praticava mais destas coisas que estão ai nas recomendações?
Faça essa comparação e poderá se surpreender com mudanças em sua vida que você não planejou mas que ocorreram sem você se dar conta e que não estão necessariamente te fazendo bem por estar te afastando não só das pessoas que você gosta, mas de você mesmo, de sua real essência, do seu lúdico mesmo, e também te afastando de trazer a tona seu inconsciente e conflitos para os sanar devidamente para que você atinja a plenitude existencial, que é a nossa meta de vida.
Então, esse vício moderno não prejudica e faz sofrer somente a quem o possui, mas prejudica a toda sociedade, pois somos seres gregários devido ao caráter interdependente que rege nossa existência aqui na Terra. Será que as telas substituem os momentos felizes junto das pessoas que nos são caras? momentos especiais?
E não poderíamos encerrar de forma melhor do que com uma frase de Chico Xavier:
"Não se pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas se pode começar agora e fazer um novo fim".
Então gente, força e foco que tudo é possível quando se aciona a vontade de mudar e melhorar .
Chico Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário