TECNOLOGIA-USO CONSCIENTE
O progresso é uma Lei natural, portanto uma Lei de Deus.
Com o progresso, é natural que o ser humano obtenha muitas facilidades, de forma que a tendência é de cada vez as pessoas conseguirem fazer as mesmas coisas, ou melhor, muito mais coisas com mais rapidez e com menos esforço físico.
A questão aqui a ser refletida é: até que ponto isso é bom ou ruim?
Estamos obtendo muitas coisas positivas, nos comunicamos com muito mais facilidade e rapidez com o mundo todo, as noticias ocorrem em tempo real. As distâncias de fato estão muito reduzidas de forma maravilhosa para aqueles que de distanciaram por motivos de necessidade, diminuindo a saudade e tristeza e isso é muito bom.
O acesso à Internet nos permite visitar milhares de sites com uma rapidez incrível, nos possibilitando obter diversas informações que antes precisaríamos de estudo apurado e pesquisas demoradas para conseguir obter.
Temos condições de conhecer lugares do outro lado do mundo em poucos instantes.
As sites de vendas via Internet multiplicaram incrivelmente, principalmente na pandemia se estendendo após ela, isso diminui custos e gastos de todas as formas, porque os produtos vendidos pela Internet tem os custos diminuídos por diversos fatores e principalmente por dispensar funcionários, não se gasta tempo e nem dinheiro com o deslocamento para adquirir os produtos, é fabulosa a rapidez que estão sendo substituídas as vendas em lojas pelas vendas virtuais.
Temos muitos serviços on line disponíveis que nos facilitam demais a vida, consultas médicas e psicológicas, serviços, agendamentos, etc
Muitos trabalhos em lojas, supermercados, agências, escritórios, clínicas e etc estão sendo substituídos por trabalhos virtuais, exigindo das pessoas muitas das vezes, uma qualificação maior, principalmente o conhecimento no manejo de computadores.
As distrações oferecidas pela internet, canais do YouTube, instagram e outras redes sociais, também por canais fechados de televisão, substituem muitas vezes as idas a teatros, shows, cinemas, museus e etc.
Cada vez mais, cursos on line são oferecidos, inclusive cursos de especialização, graduação e pós graduação.
São tantas coisas que a tecnologia nos oferece que fica até difícil relacionar.
A expectativa enorme de melhora em vários setores devido ao progresso são muitas, na área da saúde, da cura de doenças, medicamentos mais eficazes, na área da educação e dos trabalhos em geral. Para nós espíritas ou simpatizantes, temos a notícias maravilhosas através do Chico Xavier, que em breve, poderemos fazer contacto através de celulares, computadores e aparelhos de televisão com o plano espiritual, onde poderemos no comunicar com nossos entes queridos e amigos que já partiram para a pátria espiritual, sendo uma prova cabal e material da continuidade da vida após a morte, diminuindo essa distância que causa tanta dor à humanidade. Temos essa perspectiva que nos confortane traz mais paz, esperança e alegria para a nossa alma.
Com exceção desta última informação que chico nos informou, sem prejuízo dos benefícios da tecnologia, tudo isto nos suscita um questionamento: Qual o lado negativo do progresso?
O quanto cada um de nós está se acomodando com tudo isto?
Na verdade, não é que exista um lado negativo no progresso, porque o progresso como já falamos é uma lei, é imprescindível que haja progresso, o problema na realidade está no ser humano que não sabe no mais das vezes dosar, discernir e ter equilíbrio com as situações, devido a estar ainda em grau evolutivo baixo.
Na verdade, em qualquer situação da vida, os vícios e conflitos humanos aparecem, usando mal, no mais das vezes de algo bom para o tornar em algo negativo.
O que tem ocorrido em índice enorme, é o indivíduo se utilizar das facilidades do progresso para se entregar ao comodismo, preguiça e maus hábitos.
Vejam, a tecnologia deve servir para diminuir as distâncias quando estas são necessárias e não levar as pessoas a se distanciarem sem necessidade.
Muitos não querem sair mais de casa, outros tantos trocam a convivência fraterna pessoal que é insubstituível, por jogos na Internet, por visitação inútil à redes sociais, onde mais assistem a fofocas e coisas rasas do que a informações de valor que acrescentem algo de bom para a mente e alma.
Perde-se um tempo enorme em redes sociais, na inutilidade, sem fazer nada de bom, enquanto o corpo está parado, sem fazer os exercícios e movimentos necessários para uma boa saúde. A preguiça e inércia e vida sedentária vai pouco a pouco se instalando enquanto o ser se entrega a languidêz dos sentidos.
Mesmo pessoas religiosas, acabam se entregando ao isolamento e inércia, preferindo assistir a cultos, evangelhos, palestras e encontros somente virtuais, totalmente acomodados e muitas vezes sempre a sós.
Muitos passam horas, dias, semana inteira sem sair nem para ver a luz do sol, porque toda atitude que se repete vira hábito.
Muitos ficam sentados em frente uma televisão, smartphone ou computador por horas infindáveis, sem colocar os pés no quintal para ver o jardim ou sem ver ou falar com alguém mesmo que o dia esteja maravilhosamente lindo.
E as criaturas vão se isolando, esquecendo de que fomos criados para viver em sociedade. Esse tipo de atitude inevitavelmente leva o ser humano à sofrer muitos danos em sua saúde física, mental, psicológica e espiritual. Causa prejuízos nos relacionamentos humanos que vão ficando fluídos e enfraquecidos porque as pessoas estão se tornando solitárias, sem consideração e sem interesse um pelo outro, indiferentes e estranhas, porque a acomodação provoca o estacionamento do Espírito.
A evolução e progresso tem de vir e é ótimo que possamos usufruir de tudo que nos é oferecido de bom e de suas facilidades no campo material e etc, mas é imprescindível que tenhamos discernimento de como devemos utilizar, não permitindo que a tecnologia e suas facilidades atrapalhem nossas relações, nossa saúde e nossa convivência fraterna e contato com a natureza, pois sempre devemos buscar alcançar novos degraus, evoluir no campo espiritual e jamais estacionar.
É preciso ter cuidado e não nos permitirmos a entrega à lânguidez e preguiça que teima a ir contra as tendências naturais de todo ser humano que é a ação, pois que somos todos seres gregários e ativos por natureza, não fomos criados para o isolamento e para a inatividade
e ir de contra à isso conduz ao desequilíbrio, doenças e infelicidade.
Por isso é preciso tomar cuidado para que a inércia não vire um hábito, devido à repetição de comportamento.
É importante que saibamos empregar bem o tempo que a tecnologia nos poupa, porque para isso Deus permite que o progresso nos traga facilidades, apenas para termos tempo para utilizar mais a inteligência e fazer mais coisas que antes não faziamos por falta de tempo, e não para que nos afastemos e nos tornemos frios e egoístas uns com os outros e nem para que desperdiçemos nosso tempo com coisas inúteis para nossa inteligência e alma.
Jesus afirmou que "Mais será cobrado de quem mais tiver". Se temos mais tempo livre devido à evolução, óbvio que isso deverá ser empregado para o bem próprio e dos demais...........
Sabe aquela visita ao doente que à tempos atrás reclamávamos que não faziamos porque não tínhamos tempo? e as leituras atrasadas? a mesma coisa, a visita à um amigo que faz séculos que não fazemos?, o trabalho voluntário, aquele curso que você está planejando a décadas? o planejamento que estava engavetado, o passeio ao ar livre que você sempre pensa em fazer e nunca faz? e assim por diante, então, não é hora de sair da frente do computador, do smartphone, da TV e começar a realizar estas coisas?
Tudo o que nos chega como benefício são recursos permitidos pela Divindade. Não são fins, mas meios de progresso, perceba a diferença.
Então precisamos nos conscientizar e lutar para que não sejamos dominados e nem permitamos que nossos tutelados, filhos, sobrinhos e netos o sejam, pela acomodação, marasmo e preguiça.
Então, isso é um erro enorme que deve ser evitado pois é responsável por muitas doenças da atualidade, físicas, psicológicas, emocionais e mentais, como o medo, depressão, problemas de coluna, da visão, obesidade e outros problemas físicos por abuso de horas nas telas e falta de exercício, etc
Então, Busquemos desenvolver a nossa Espiritualidade. Somos seres imortais e uma outra realidade nos aguarda logo mais, no além-túmulo, ninguém escapará disto.
Temos que agir e ser exemplos, mostrando aos demais, que fazemos parte de uma sociedade, e que todos somos interdependentes e que
para a construção de uma sociedade melhor é necessário que todos contribuam ativamente com a sua parte para um mundo melhor através da AÇÃO de cada um de nós. AÇÃO E NÃO OMISSÃO.
Utilizar bem o benefício das horas livres, em nosso favor e dos que nos rodeiam, é a grande decisão que nos cabe porque é a nossa obrigação. A inércia não traz e nunca trará felicidade.
É preciso exercitar o corpo e a alma, disciplinando as emoções, treinando os músculos e a paciência, o perdão, a humildade, para que nosso perfil seja condizente com nossos anseios superiores, com a finalidade à qual viemos à este mundo.
Se mova, saia do marasmo e faça acontecer, nunca esqueça que para alcançar a felicidade precisamos ser sociáveis porque esta é a nossa natureza, lembre-se que a tecnologia não vêm para nos afastar uns dos outros, mas para nos unir. Precisamos e sempre precisaremos da convivência pessoal e fraterna, da conversa amigável pessoalmente, olhando nos olhos, precisamos fazer parte de grupos, precisamos nos engajar em trabalhos, precisamos da troca energética da convivência com a natureza e com as pessoas. Ninguém é feliz sozinho, ninguém. Independência é outra coisa, muito diferente disto que está acontecendo com o ser humano.
Enfim, nunca esqueçamos que somos luzes, da luz viemos e para a luz retornaremos, então, iluminemos a nossa intimidade para afastar as trevas da acomodação e preguiça que teimam em se fazer presente em nossas vidas indo de contra a nossa natureza.
Mantenhamos o cérebro e as mãos ocupadas com coisas positivas para que a lucidez não nos abandone e que sejamos cidadãos contribuindo para o bem-estar geral e do Mundo, esta é a minha, a tua, a nossa missão.
Com o progresso, é natural que o ser humano obtenha muitas facilidades, de forma que a tendência é de cada vez as pessoas conseguirem fazer as mesmas coisas, ou melhor, muito mais coisas com mais rapidez e com menos esforço físico.
A questão aqui a ser refletida é: até que ponto isso é bom ou ruim?
Estamos obtendo muitas coisas positivas, nos comunicamos com muito mais facilidade e rapidez com o mundo todo, as noticias ocorrem em tempo real. As distâncias de fato estão muito reduzidas de forma maravilhosa para aqueles que de distanciaram por motivos de necessidade, diminuindo a saudade e tristeza e isso é muito bom.
O acesso à Internet nos permite visitar milhares de sites com uma rapidez incrível, nos possibilitando obter diversas informações que antes precisaríamos de estudo apurado e pesquisas demoradas para conseguir obter.
Temos condições de conhecer lugares do outro lado do mundo em poucos instantes.
As sites de vendas via Internet multiplicaram incrivelmente, principalmente na pandemia se estendendo após ela, isso diminui custos e gastos de todas as formas, porque os produtos vendidos pela Internet tem os custos diminuídos por diversos fatores e principalmente por dispensar funcionários, não se gasta tempo e nem dinheiro com o deslocamento para adquirir os produtos, é fabulosa a rapidez que estão sendo substituídas as vendas em lojas pelas vendas virtuais.
Temos muitos serviços on line disponíveis que nos facilitam demais a vida, consultas médicas e psicológicas, serviços, agendamentos, etc
Muitos trabalhos em lojas, supermercados, agências, escritórios, clínicas e etc estão sendo substituídos por trabalhos virtuais, exigindo das pessoas muitas das vezes, uma qualificação maior, principalmente o conhecimento no manejo de computadores.
As distrações oferecidas pela internet, canais do YouTube, instagram e outras redes sociais, também por canais fechados de televisão, substituem muitas vezes as idas a teatros, shows, cinemas, museus e etc.
Cada vez mais, cursos on line são oferecidos, inclusive cursos de especialização, graduação e pós graduação.
São tantas coisas que a tecnologia nos oferece que fica até difícil relacionar.
A expectativa enorme de melhora em vários setores devido ao progresso são muitas, na área da saúde, da cura de doenças, medicamentos mais eficazes, na área da educação e dos trabalhos em geral. Para nós espíritas ou simpatizantes, temos a notícias maravilhosas através do Chico Xavier, que em breve, poderemos fazer contacto através de celulares, computadores e aparelhos de televisão com o plano espiritual, onde poderemos no comunicar com nossos entes queridos e amigos que já partiram para a pátria espiritual, sendo uma prova cabal e material da continuidade da vida após a morte, diminuindo essa distância que causa tanta dor à humanidade. Temos essa perspectiva que nos confortane traz mais paz, esperança e alegria para a nossa alma.
Com exceção desta última informação que chico nos informou, sem prejuízo dos benefícios da tecnologia, tudo isto nos suscita um questionamento: Qual o lado negativo do progresso?
O quanto cada um de nós está se acomodando com tudo isto?
Na verdade, não é que exista um lado negativo no progresso, porque o progresso como já falamos é uma lei, é imprescindível que haja progresso, o problema na realidade está no ser humano que não sabe no mais das vezes dosar, discernir e ter equilíbrio com as situações, devido a estar ainda em grau evolutivo baixo.
Na verdade, em qualquer situação da vida, os vícios e conflitos humanos aparecem, usando mal, no mais das vezes de algo bom para o tornar em algo negativo.
O que tem ocorrido em índice enorme, é o indivíduo se utilizar das facilidades do progresso para se entregar ao comodismo, preguiça e maus hábitos.
Vejam, a tecnologia deve servir para diminuir as distâncias quando estas são necessárias e não levar as pessoas a se distanciarem sem necessidade.
Muitos não querem sair mais de casa, outros tantos trocam a convivência fraterna pessoal que é insubstituível, por jogos na Internet, por visitação inútil à redes sociais, onde mais assistem a fofocas e coisas rasas do que a informações de valor que acrescentem algo de bom para a mente e alma.
Perde-se um tempo enorme em redes sociais, na inutilidade, sem fazer nada de bom, enquanto o corpo está parado, sem fazer os exercícios e movimentos necessários para uma boa saúde. A preguiça e inércia e vida sedentária vai pouco a pouco se instalando enquanto o ser se entrega a languidêz dos sentidos.
Mesmo pessoas religiosas, acabam se entregando ao isolamento e inércia, preferindo assistir a cultos, evangelhos, palestras e encontros somente virtuais, totalmente acomodados e muitas vezes sempre a sós.
Muitos passam horas, dias, semana inteira sem sair nem para ver a luz do sol, porque toda atitude que se repete vira hábito.
Muitos ficam sentados em frente uma televisão, smartphone ou computador por horas infindáveis, sem colocar os pés no quintal para ver o jardim ou sem ver ou falar com alguém mesmo que o dia esteja maravilhosamente lindo.
E as criaturas vão se isolando, esquecendo de que fomos criados para viver em sociedade. Esse tipo de atitude inevitavelmente leva o ser humano à sofrer muitos danos em sua saúde física, mental, psicológica e espiritual. Causa prejuízos nos relacionamentos humanos que vão ficando fluídos e enfraquecidos porque as pessoas estão se tornando solitárias, sem consideração e sem interesse um pelo outro, indiferentes e estranhas, porque a acomodação provoca o estacionamento do Espírito.
A evolução e progresso tem de vir e é ótimo que possamos usufruir de tudo que nos é oferecido de bom e de suas facilidades no campo material e etc, mas é imprescindível que tenhamos discernimento de como devemos utilizar, não permitindo que a tecnologia e suas facilidades atrapalhem nossas relações, nossa saúde e nossa convivência fraterna e contato com a natureza, pois sempre devemos buscar alcançar novos degraus, evoluir no campo espiritual e jamais estacionar.
É preciso ter cuidado e não nos permitirmos a entrega à lânguidez e preguiça que teima a ir contra as tendências naturais de todo ser humano que é a ação, pois que somos todos seres gregários e ativos por natureza, não fomos criados para o isolamento e para a inatividade
e ir de contra à isso conduz ao desequilíbrio, doenças e infelicidade.
Por isso é preciso tomar cuidado para que a inércia não vire um hábito, devido à repetição de comportamento.
É importante que saibamos empregar bem o tempo que a tecnologia nos poupa, porque para isso Deus permite que o progresso nos traga facilidades, apenas para termos tempo para utilizar mais a inteligência e fazer mais coisas que antes não faziamos por falta de tempo, e não para que nos afastemos e nos tornemos frios e egoístas uns com os outros e nem para que desperdiçemos nosso tempo com coisas inúteis para nossa inteligência e alma.
Jesus afirmou que "Mais será cobrado de quem mais tiver". Se temos mais tempo livre devido à evolução, óbvio que isso deverá ser empregado para o bem próprio e dos demais...........
Sabe aquela visita ao doente que à tempos atrás reclamávamos que não faziamos porque não tínhamos tempo? e as leituras atrasadas? a mesma coisa, a visita à um amigo que faz séculos que não fazemos?, o trabalho voluntário, aquele curso que você está planejando a décadas? o planejamento que estava engavetado, o passeio ao ar livre que você sempre pensa em fazer e nunca faz? e assim por diante, então, não é hora de sair da frente do computador, do smartphone, da TV e começar a realizar estas coisas?
Tudo o que nos chega como benefício são recursos permitidos pela Divindade. Não são fins, mas meios de progresso, perceba a diferença.
Então precisamos nos conscientizar e lutar para que não sejamos dominados e nem permitamos que nossos tutelados, filhos, sobrinhos e netos o sejam, pela acomodação, marasmo e preguiça.
Então, isso é um erro enorme que deve ser evitado pois é responsável por muitas doenças da atualidade, físicas, psicológicas, emocionais e mentais, como o medo, depressão, problemas de coluna, da visão, obesidade e outros problemas físicos por abuso de horas nas telas e falta de exercício, etc
Então, Busquemos desenvolver a nossa Espiritualidade. Somos seres imortais e uma outra realidade nos aguarda logo mais, no além-túmulo, ninguém escapará disto.
Temos que agir e ser exemplos, mostrando aos demais, que fazemos parte de uma sociedade, e que todos somos interdependentes e que
para a construção de uma sociedade melhor é necessário que todos contribuam ativamente com a sua parte para um mundo melhor através da AÇÃO de cada um de nós. AÇÃO E NÃO OMISSÃO.
Utilizar bem o benefício das horas livres, em nosso favor e dos que nos rodeiam, é a grande decisão que nos cabe porque é a nossa obrigação. A inércia não traz e nunca trará felicidade.
É preciso exercitar o corpo e a alma, disciplinando as emoções, treinando os músculos e a paciência, o perdão, a humildade, para que nosso perfil seja condizente com nossos anseios superiores, com a finalidade à qual viemos à este mundo.
Se mova, saia do marasmo e faça acontecer, nunca esqueça que para alcançar a felicidade precisamos ser sociáveis porque esta é a nossa natureza, lembre-se que a tecnologia não vêm para nos afastar uns dos outros, mas para nos unir. Precisamos e sempre precisaremos da convivência pessoal e fraterna, da conversa amigável pessoalmente, olhando nos olhos, precisamos fazer parte de grupos, precisamos nos engajar em trabalhos, precisamos da troca energética da convivência com a natureza e com as pessoas. Ninguém é feliz sozinho, ninguém. Independência é outra coisa, muito diferente disto que está acontecendo com o ser humano.
Enfim, nunca esqueçamos que somos luzes, da luz viemos e para a luz retornaremos, então, iluminemos a nossa intimidade para afastar as trevas da acomodação e preguiça que teimam em se fazer presente em nossas vidas indo de contra a nossa natureza.
Mantenhamos o cérebro e as mãos ocupadas com coisas positivas para que a lucidez não nos abandone e que sejamos cidadãos contribuindo para o bem-estar geral e do Mundo, esta é a minha, a tua, a nossa missão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário