ANSIEDADE E DEPRESSÃO
A questão da ansiedade e depressão têm relação direta com os PENSAMENTOS que alimentamos.
O pensamento frequente no passado causa muitas vezes tristeza e depressão, o pensamento frequente no futuro causa ansiedade.
É preciso cuidar dos pensamentos, principalmente os mais recorrentes.
Então perceba, onde está seu pensamento com mais frequência?
Você está sempre colocando seu pensamento no futuro? no que falta? na carência? na expectativa?
A expectativa gera ansiedade e medos que podem gerar frustração e consequentemente insatisfação com vida.
Temos cerca de 70.000 pensamentos em um único dia, agora pense, se a qualidade de seus pensamentos não são boas, e se você se envolve muito com seus pensamentos, daí a chance de você desenvolver ansiedade e depressão são bem grandes, e é o que está acontecendo na nossa sociedade, os pensamentos estão hiper acelerados.
Então o excesso de pensamentos negativos e o envolvimento com eles é muito problemático.
No mais das vezes, os pensamentos se identificam com as coisas do mundo e isso é algo bastante negativo porque está ligado ao Ego, e o apego do lado Ego ligado às ilusões da matéria e do mundo causa ansiedades imensas.
O fato, por exemplo, de você sempre se cobrar achando que deve ser uma pessoa superior, assim ou assado, por se identificar com os padrões sociais, e de achar que deve se dar bem em tudo, ou fazer inumeras tarefas todas de uma vez, isso tudo também causa muita ansiedade.
O fato de achar que para ser normal é bom precisa fazer inúmeras coisas, frequentar lugares bacanas e badalados assim como as pessoas bacanas e badaladas frequentam e postam lá nas redes sociais, isso causa muita ansiedade.
A comparação da própria vida com a vida alheia, seja para mais ou seja para menos, sempre achando que falta algo, que não está de acordo com os modelos sociais de felicidade, causa imensa ansiedade.
....................................
A ansiedade não patológica é normal, pontual, que é quando está ligada à um evento.
Já a Ansiedade patológica, generalizada é aquela que perdura.
É preciso elaborar, "eu não sou esse pensamento" e não se identificar sempre com os pensamentos, porque se o pensando é negativo causa MEDO.
O sentimento do ansioso é o MEDO, que pode ir aumentando até chegar ao transtorno do pânico, inclusive com sintomas físicos como taquicardia, sudorese, palpitações e sensação de morte iminente.
Qual é seu medo real?
Você é adaptável às mudanças da vida ou é alguém inflexível? aquela pessoa que tem objetivos muito rígidos? pensamentos e opiniões muito rígidas? ex: se não ocorrer tal coisa eu serei infeliz.
Porque a rigidez faz com que o cérebro não pare de funcionar.
E quanto mais você condiciona sua felicidade fora de si, nas coisas do mundo, nas pessoas, mais ansioso você fica, porque você fica dependente da conduta alheia.
Dai vêm a necessidade do controle, que causa mais ansiedade e vai virando uma bola de neve.
É preciso focar os valores em si para ter mais segurança. Focar dentro de si, nas próprias conquistas éticas-morais e intelectuais, na sua bondade, na sua força para gerar autoconfiança.
É preciso aprender a se auto-cuidar, se auto-acolher, não depender dos cuidados dos outros, não esperar isto, não colocar à própria vida nas mãos dos outros.
É preciso parar de querer controlar a atitude alheia e julgar que as pessoas devem ser ou agir da maneira que você quer quer.
É preciso entender que nada na vida é fixo e nem permanente, tudo está sujeito à mudanças, porque a vida é dinâmica e nós temos que seguir o fluxo do dinamismo da vida.
**********
Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, na parte que fala sobre a felicidade não é deste mundo, acho que na parte sobre causas anteriores e atuais das aflições, diz que para alcançar a felicidade relativa possível neste Mundo é preciso ser SÁBIO.
E o que é a sabedoria, é somente quando se estuda muito? quando se faz um curso superior ou quando se tem muitos títulos? NÃO...
O poema da sabedoria responde bem à essa questão quando diz que é preciso ter coragem para mudar aquilo que pode mudar, aceitar aquilo que não pode mudar e ter sabedoria para distinguir uma situação da outra.
Está aí gente, a NÃO ACEITAÇÃO daquilo que não se pode mudar é muito difícil e causa ansiedade e depressão também. E isso é falta de sabedoria, porque você luta e sofre por uma situação que você não pode modificar.
****************************
Mas tudo tem jeito e solução certo?
Então qual é a solução?
R: O DESAPEGO E A SABEDORIA. OU SEJA, SABEDORIA E APRENDER A VIVER SEM APEGO.
Muitos irão dizer que é muito difícil, praticamente impossível se desapegar das coisas, situações e pessoas.
Ninguém aqui está falando que é fácil, mas é possível sim. O desapego é questão de aprendizado e também de querer parar de sofrer, porque é imensamente sofrível viver com apegos.
_ Veja, você planeja meses uma viagem, aí é uma ansiedade boa, normal, imaginar e preparar a viagem, você já é feliz antes dela. Tá, daí chega o dia da viagem. Daí, passa uns dias, ao invés de você curtir cada momento não importando quando irá terminar a viagem ou as férias, você já começa a ficar triste só de imaginar o término da viagem e das férias.
Quando faltam 2 dias para terminar a temporada na praia ou seja onde for , você já começa a contar o tempo para acabar a sua alegria, quer viver alegria eterna....parece que nunca mais será feliz novamente, e é um horror viver assim, não se vive e nem curte o presente.
_A pessoa apegada quer viver algo bom que nunca acabe. Quer prender o momento porque acha que ele passará e será infeliz.
Quem está apegado ao passado não sente saudade boa, mas tem apego do que já teve e não tem mais e quer que esses momentos se eternizem, mas não de uma maneira positiva, como uma lembrança boa, mas de uma maneira triste e nostálgica, percebe? parece que a pessoa parou lá no passado.
Isso normalmente significa que a pessoa tem necessidade de proteção e acha que não pode seguir bem, acha que não terá proteção, que sem aquela pessoa ou situação que já viveu não será mais feliz. Tem também medo do futuro que nem sabe se acontecerá. Conclusão, não vive o presente.
Vejam uma coisa, quem tem saúde emocional não quer reviver o passado por melhor que tenha sido. A pessoa quer viver coisas novas, tem poder de adaptação para mudanças e sabe cuidar se si sem esperar que outros cuidem.
Não de deve sentir falta de alguém quando essa pessoa vai embora. Deve-se aproveitar o máximo possível a presença da pessoa e quando ela se vai, ficar com as lembranças gostosas, legais, e depois curtir outras pessoas e outras situações.
Isso é viver o desapego.
Quando se fica sentindo muito a falta de alguém é porque está faltando algo em você, existe um buraco, um vazio, uma falta que você sente de você mesmo.
E porque isso acontece?
Porque você não está se auto validando, você está dependendo da validação dos outros.
Na verdade você não se aprova e não se curte, não curte a própria companhia. É falta de auto-amor isso.
Quando estamos completos não sentimos falta, vivemos momentos felizes com as pessoas e quando acaba ficamos felizes por ter vivido isto.
Ninguém nos completa, devemos ser completos e a presença do outro deve representar para nós apenas um bônus.
É preciso se desapegar dessa coisa linear do tempo da Terra, porque o tempo dos espíritos, é atemporal, na verdade não há tempo para a alma imortal.
A contagem de tempo é algo extremamente estressante e ligado à matéria, por isso, a solução é pensar no hoje, focar e viver no hoje.
Querer reviver o que já foi, o que passou não é saudável, lembremos sempre disso para mudar essa situação o quanto antes e passar a viver com sabedoria.
********************
Já diz Fernando Pessoa em um de seus versos que somos uma pessoa diferente a cada dia, que VIVER É SER OUTRO a cada dia.
Ele afirma que sentir hoje o mesmo que ontem não é sentir, é lembrar hoje o que se sentiu ontem. E está certo, porque como sentir algo que já foi? você no máximo relembra.
Porque o que estamos vivendo hoje é novo, nada nunca é igual, pode ser parecido, mas nunca é igual. Quando pensamos isto? Que viver é algo novo a cada instante da nossa vida?
Vejam, hoje somos o produto de tudo o que vivemos, nas nossas várias encarnações. Somos o conjunto de nossas experiências de vida. E amanhã seremos o resultado de tudo isso e mais o hoje.
Aliás, vivenciar isto representa a cura dos traumas e conflitos do passado, percebe? porque você ao dar novo sentido à fatos passados, você ressignifica e cura conflitos vividos no passado.
Nossa vida é constante transformação e graças a Deus, já pensou se tudo fosse sempre igual? não seria bom porque não evoluiríamos.
Por isso nunca somos os mesmos que fomos uma hora atrás.
E precisamos entender e aceitar que independente de nossa vontade isto acontece, a vida não pára, tudo está sujeito à Lei do Progresso porque Deus quer assim.
Por mais que a pessoa seja estancada, parada, ela estará ainda assim mudando, independe de sua vontade.
Ela pode aparentemente estar parada mas na realidade não está.
Porque se estamos vivendo em um Planeta, em um Universo que muda a todo tempo é lógico que estamos mudando junto. Você pode teimar em não mudar atitudes, em não evoluir mas ainda assim estará mudando, não deixará de estar experimentando a vida de formas diferentes, não tem como fugir disto porque o Universo, que está em constante movimento e revolução, encontra uma forma de nos mover, São as leis divinas que nos impulsiona para o progresso.
Vejam por exemplo essas novas energias que estão vindo para a Terra, as energias do sol central, energia fotônica, elas nos atingem a todos independente de queremos ou não isto. E cada um se vire como pode, ou aproveitando estas energias para sua expansão consciencial ou se desequilibrando mais ainda.
Tudo na natureza está em constante renovação. Estamos incluídos nessa lei.
Então quem prega que ninguém muda, ou que é muito difícil alguém mudar, que pau que nasce torto morre torto, está muito equivocado.
O Espírito muda, sim. As pessoas mudam sim.
A evolução do mundo e das pessoas é constante. Basta nos compararmos com o que éramos à séculos atrás. Claro que poderíamos estar mais evoluídos no quesito moral, não tenhamos dúvidas quanto à isto, mas estamos evoluindo sim.
*********
Gente, a melhor forma de saírmos da inércia, de combatermos a ansiedade e consequentemente à depressão é aprendendo a cada dia a começar de novo, de começar melhor, não devemos desistir nunca, recomeçar sim, desistir jamais. Repete, repete que pega.
Uma dica importante, treine incessantemente esse pensamento de viver o aqui é agora, não se importando mais com a contagem do tempo.
Não importa o que foi ontem, de bom o de ruim, o mal que praticamos em alguma fase da nossa vida já foi, vamos daqui para a frente substituir isto com uma boa dose de bem. Vamos apagar o mal do passado, os erros do passado e tristezas que já foram e vamos escrever uma nova história daqui para a frente.
Não importa quando você viveu tal coisa, quem você foi na vida passada, quantos dias faltam, quantos dias você irá passar em tal ou tal local, qual idade você tem. Se importasse a gente lembraria das vidas passadas, se isso fosse bom, concordam?
Como diz lá o autor, VIVER É SER OUTRO.
O que importa é viver o presente momento da melhor forma possível.
Viver o dia de hoje, ser leve, fazer programas leves, sorrir mais, buscar ser melhor ajudando mais os outros, ser mais empático aceitando melhor as pessoas, aceitando melhor os desafios da vida como aprendizado, sendo o mais feliz que puder, porque como alguém já disse, gente feliz não dá trabalho.
E a dica é esta, junte-se a grupos que tenha os mesmos interesses que você, sente-se em meditação da forma que achar melhor, olhando natureza, ouvindo música, faça isso sempre que puder para controlar melhor os pensamentos, observe seus pensamentos sem juízo de valor.
Reze bastante conversando com Deus porque a fé combate a ansiedade. E converse com você mesmo porque isto também é saudável ao contrário do que muitos pensam.
E viva o seu presente da melhor forma, porque o presente, por mais desafios que existam, como o próprio nome diz é sempre um presente que nos é oferecido para que façamos o melhor em nossas vidas.
Não sabemos do amanhã, mas a forma melhor de eliminar a ansiedade e depressão é não ficar pensando no futuro, mas sim fazer todo o possível para que o futuro seja da forma que você deseja.
Você pode tudo, você é luz e partícula de Deus, portanto faça a diferença em sua vida e elimine as angústias da alma tendo foco no hoje e fazendo sempre o teu melhor.
Vamos valorizar este presente que Deus nos deu, a gratidão é uma atitude mental que ajuda demais a combater a ansiedade e depressão.
Pensemos nisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário