A NOVA TERRA DE REGENERAÇÃO. QUAIS OS REQUISITOS PARA HABITA-LA?
São muitas as opiniões sobre esses requisitos, uns falam que seria parar de comer carne, pelo menos a carne vermelha, outros dizem que seria se abster de todo e qualquer vício, outros falam que seria parar de frequentar certos locais e por aí vai.
Pode até ser que até que tenha um fundo de verdade nisso tudo, mas existe um requisito muito importante, talvez o principal que não tenho percebido ser muito mencionado.
E qual seria esse requisito?
SER FELIZ gente, isso mesmo, a felicidade é um requisito imprescindível para habitar o planeta de Regeneração.
E porque isso? simplesmente porque a característica principal da Regeneração é do bem preponderando sobre o mal, e consequentemente do aumento do estado feliz nas criaturas, é claro. Essa é a energia da Regeneração.
Então vejam, é bem verdade que a psicosfera do Planeta corresponde à soma das psicosferas individuais, então como pessoas infelizes poderão habitar em um planeta com a psicosfera mais feliz? impossível, a energia da infelicidade não corresponde à energia do Planeta de Regeneração percebem?
Daí muitos irão falar: Ahhh então ninguém irá ficar na Regeneração porque ninguém é feliz por completo.
Pois é, segundo as religiões ortodoxas pregam, seria impossível ser feliz aqui na Terra porque a vida é composta de eternas provas, expiações e culpas, como se não tivéssemos direito a nem um pingo de felicidade não é? somente de nos martirizar por estarmos ainda num planeta com problemas, ou seja, de provas e expiação.
Só que não, o próprio Evangelho Segundo o Espiritismo diz claramente que a felicidade, ainda que relativa, porque não há ainda a perfeição absoluta nesta fase evolutiva que estamos, mas a felicidade relativa existe neste mundo assim como é possível para qualquer um de nós vivenciar este estado de alma feliz.
Vejam, como diz o ditado: "Vamos buscar ser felizes porque gente feliz não dá trabalho". E é verdade, lembrem aí de um momento de grande felicidade em sua vida, quando você estava bem e satisfeito, você pensava em coisas negativas? pelo menos naquele momento de alegria? não, vocês podem perceber que quando estamos bem e felizes, em nosso pensamento não tem lugar para preocupações excessivas ou para pensamentos negativos, ou raiva e nenhum sentimento ruim, tudo são flores quando estamos num estado de contentamento, daí acontece algo meio chato, a gente deixa para lá.
........
Olha, nós sabemos que em um Planeta de Regeneração, apesar de não existir a perfeição absoluta, o bem prepondera sobre o mal.
Então, para habitarmos um lugar assim, o bem em nós deve preponderar também em nossas atitudes, e para o bem preponderar em nossas atitudes, ele precisa preponderar primeiro em nosso pensamento, porque tudo começa no pensamento.
Então, para estarmos bem, fazermos o bem, ou seja, sermos fraternos, se não está bem para o todo também não está bem para mim, ou seja ser ético, mesmo porque a fraternidade é um requisito também imprescindível para habitar o planeta Regenerado, então para fazermos o bem e para irradiarmos coisas boas precisamos estar bem conosco mesmo e com o mundo e isso só pode ocorrer quando se mantém um estado de alma ☺️ feliz.
Daí você pode dizer: Mas como posso estar feliz se ainda não alcancei as coisas e situações que eu sonhei, que eu almejo?
Aí é que está a questão, que é também filosófica e muito debatida, sobre a definição de felicidade.
Porque as vezes você perde o que queria, mas conquista o que nunca imaginou.
Porque enquanto a idéia de felicidade para nós for essa de que eu só serei feliz quando alcançar tudo o que sonhei e planejei daí ficará difícil, quiçá impossível, primeiro porque nem sempre as coisas acontecerão da forma como planejamos, e precisamos ser flexíveis para ter os planos A, B, C e etc, e segundo porque mesmo que a gente alcance tudo o que sonhamos, sempre teremos outros objetivos a alcançar, nós não vivemos sem metas, porque a vida é dinâmica e nós também somos, então sempre iremos objetivar alcançar metas, essa é a nossa natureza evolutiva.
Então mesmo que você tenha alcançado todos os seus objetivos de vida, ainda que você possua tudo, dinheiro suficiente, beleza física, saúde, um amor perfeito, família funcional e etc...a chave da felicidade não está aí.
A chave da felicidade está na PAZ, e sobre isso o Evangelho também diz claramente, que aqui na Terra a felicidade relativa correspondente a um estado de alma PACÍFICO.
Esse provavelmente seja o requisito número um para poder habitar a nova Terra de Regeneração.
E essa é nossa missão: Alcançar a PAZ porque com paz alcançamos estado pleno de saúde em todos os níveis.
E esse é detalhe importante é que só encontramos uma alma pacificada somente através da AUTO-CURA, claro, porque doentes não teremos paz, e detalhe, a doença psíquica e da alma são as piores, e as que causam todas as demais doenças.
Sim gente, precisamos nos curar de nossas mazela e conflitos, nos pacificando com nosso passado de dores, traumas e equívocos para podermos nos tornar seres pacificados.
Precisamos nos curar de nosso Ego encrencado e que exige ser afagado por tudo e por todos, dos sentimentos de rejei
ção e carência emocional porque o ego nos torna pessoas melindrosas que se doem por tudo e por nada, pessoas vitimistas que não suportam o mínimo comentário ou comparação que já se acaba na tristeza, revolta e dor, que são sentimentos que nos adoecem mais e mais.
Então o melindre, vitimismo, a raiva, o orgulho, o egoísmo e etc. são doenças das quais precisamos nos livrar para podermos nos tornar sadios, fraternos e assim obter a paz e felicidade.
Porque pensemos, se somos pacíficos, se conseguirmos ser humildes e brandos o suficiente para não nos alterarmos com o julgamento alheio, se não necessitamos ter o nosso ego exaltado, já pensaram que maravilha? quantos conflitos internos, quantos desentendimentos e aborrecimentos e momentos ruins evitaremos?
Gente, não pensamos muito sobre isto, mas ser feliz não seria poder deitar-se para dormir e sentir que não devemos nada a alguém, nem em questão material e nem moral?
Não seria diminuir o nosso egoísmo e sermos um pouquinho mais fraternos com o semelhante para que possamos nos sentir honrados e em paz com a vida, com a natureza, com as pessoas, com a gente mesmo? nos sentirmos dignos e corretos?
Sim, isso mesmo, porque dai iriamos deitar para dormir e não sentirí
Então o melindre, vitimismo, a raiva, o orgulho, o egoísmo e etc. são doenças das quais precisamos nos livrar para podermos nos tornar sadios, fraternos e assim obter a paz e felicidade.
Porque pensemos, se somos pacíficos, se conseguirmos ser humildes e brandos o suficiente para não nos alterarmos com o julgamento alheio, se não necessitamos ter o nosso ego exaltado, já pensaram que maravilha? quantos conflitos internos, quantos desentendimentos e aborrecimentos e momentos ruins evitaremos?
Gente, não pensamos muito sobre isto, mas ser feliz não seria poder deitar-se para dormir e sentir que não devemos nada a alguém, nem em questão material e nem moral?
Não seria diminuir o nosso egoísmo e sermos um pouquinho mais fraternos com o semelhante para que possamos nos sentir honrados e em paz com a vida, com a natureza, com as pessoas, com a gente mesmo? nos sentirmos dignos e corretos?
Sim, isso mesmo, porque dai iriamos deitar para dormir e não sentirí
amos mais medo algum, simplesmente porque o medo é causado pela culpa, quando não devemos nada nem material e nem moralmente falando, não temos do que nos culpar e nem o que temer.
Pensei aí como é bom não sentir medo algum por sabermos que sempre iremos viver, somos imortais, não ser volátil, não se deixar levar pela opinião e conversa alheia, pelos preconceitos do mundo, pelo modismo, pelas exigências da sociedade ou de qualquer pessoa...
Conhecer e viver a própria essência, ter opinião própria e formada, porém ter a mente aberta para aceitar sugestões, apenas sugestões...
Ser feliz gente é saber valorizar as coisas que tem, as pessoas com as quais se convive, a situação que permeia a vida como necessária para a experiência desse momento da existência.
Felicidade é se AUTO-CONHECER o suficiente para ter um endereço de meta para a existência, ter objetivos definidos e nobres e neles calcar a caminhada, sem se deixar abater pelo desânimo por alimentar sempre uma perspectiva de vida boa e nobre.
E quando, como falei no início, não se alcançou ainda determinado sonho ou objetivo,
se sentir que algo lhe falta, ter a maturidade de analisar a real necessidade dessa falta, se não for real, relaxar, se despreocupar e se for real, ser flexível para se necessário modificar o plano, pelo menos em partes, ou ainda constatando essa necessidade, empreender esforços para alcançar o ideal almejado.
Olha, algo muito sofrível para todos nós aqui na Terra é lidar com a frustração e decepção que temos com as pessoas, mas para termos paz verdadeira, é preciso aprender a parar de criar expectativas em torno da coisas e das pessoas para não se decepcionar mais, compreender que se algo que deseja não acontece, apesar do esforço empreendido, é porque é preciso passar por essa experiência para aprendizado e quando coisas boas acontecerem, a gente deve recebe-las como um bônus, um merecimento e ser agradecido por isso, a gratidão é libertadora.
Pessoal, quando a gente entender isso, que a verdadeira felicidade está na PAZ, e parar de busca-la nas coisas erradas, entenderemos o segredo da vida, e como é importante buscar a melhora moral e a paz, dia a dia na certeza de conseguir alcançar, é certeza que querendo podemos, porque não há busca sincera que não se alcance, Deus nos criou hábeis para conseguirmos aquilo que almejamos, para crescermos e sermos felizes.
Agora é preciso entender que a paz e felicidade reais só podem ser encontradas naquilo que é real, concreto e verdadeiro, e jamais na matéria, nas coisas instáveis da vida, no prazer desmedido, essas coisas apenas te distraem mas não trazem a felicidade real e a paz.
A felicidade real consiste em poder alegrar quem está triste, levar a paz a quem está atormentado, dar o alimento a quem tem fome, ouvir quem precisa falar, brincar e cantar para quem está desalentado e triste e se sentir bem com isso. Gente e é mais simples do que imaginamos, porque uma comida que você faz para alguém para fazer esse alguém feliz é um ato de amor e fraternidade.
Olha, vamos tentar Compreender melhor as pessoas, não se magoar por tudo, porque ninguém aqui ainda é perfeito, e nem nós somos, então releve aquele que não concorda com você ou ainda com quem até fala mal de você, se fala mal é porque o mal está nele, ele tem conflitos internos e tenta projetar em você para se aliviar e também não te conhece profundamente, então se desarme, releve...
Você fica triste as vezes se sentindo só? Aprenda a virar a chave, veja esse momento de solidão como solitude necessária para seu auto conhecimento, para você encontrar sua essência verdadeira. Aprenda a ficar por vezes sozinho a fim de pensar, orar, refletir, voltar atrás em algum pensamento ou afirmar e confirmar outros...
Meditar em torno da vida e dos porquês, porque viver exige meditação e filosofia para não se viver ao acaso, ou como vivem os fungos ou as plantas, por deliberação Divina, sem nem entender o porque vivemos, já passamos dessa fase, estamos em busca de viver na Regeneração e precisamos trabalhar pela nossa felicidade.
E vamos lembrar sempre que temos uma meta importante a ser cumprida, porque todos viemos aqui com uma missão que é a nossa auto-cura, para podemos ajudar a curar o Mundo. E aqui fala-nos da auto-cura da alma que refletirá na cura de todo o resto.
Olha gente, um bom motivo para ser feliz hoje: deitar-se a noite para dormir sabendo que um novo dia lhe espera e que você terá uma missão e uma nova oportunidade de ser feliz e fazer os outros felizes dentro do que lhe for possível.
Não podemos agradar a todos e nem todos podem nos agradar, mas devemos aceitar as pessoas tal qual se apresentam porque estão em desenvolvimento assim como nós...
Vamos aí lembrar da fala do Chico:
"..aos outros permito ser como são, a mim exijo ser melhor sempre..."
Chico Xavier
Gente, a vida é ação e reação e isso é de Lei, a Lei de Causa e Efeito. Então tenhamos uma certeza, que se aproveitarmos toda oportunidade para fazer o bem expandindo a paz, esperança e a alegria por onde formos e o quanto pudermos, e seja a quem for, esse bem e essa paz retornará para nós em forma de felicidade e saúde plena. E com certeza estaremos prontos para habitar a nova Terra de Regeneração.
Eliane
Por em amigo espiritual
18/02/2016
Pensei aí como é bom não sentir medo algum por sabermos que sempre iremos viver, somos imortais, não ser volátil, não se deixar levar pela opinião e conversa alheia, pelos preconceitos do mundo, pelo modismo, pelas exigências da sociedade ou de qualquer pessoa...
Conhecer e viver a própria essência, ter opinião própria e formada, porém ter a mente aberta para aceitar sugestões, apenas sugestões...
Ser feliz gente é saber valorizar as coisas que tem, as pessoas com as quais se convive, a situação que permeia a vida como necessária para a experiência desse momento da existência.
Felicidade é se AUTO-CONHECER o suficiente para ter um endereço de meta para a existência, ter objetivos definidos e nobres e neles calcar a caminhada, sem se deixar abater pelo desânimo por alimentar sempre uma perspectiva de vida boa e nobre.
E quando, como falei no início, não se alcançou ainda determinado sonho ou objetivo,
se sentir que algo lhe falta, ter a maturidade de analisar a real necessidade dessa falta, se não for real, relaxar, se despreocupar e se for real, ser flexível para se necessário modificar o plano, pelo menos em partes, ou ainda constatando essa necessidade, empreender esforços para alcançar o ideal almejado.
Olha, algo muito sofrível para todos nós aqui na Terra é lidar com a frustração e decepção que temos com as pessoas, mas para termos paz verdadeira, é preciso aprender a parar de criar expectativas em torno da coisas e das pessoas para não se decepcionar mais, compreender que se algo que deseja não acontece, apesar do esforço empreendido, é porque é preciso passar por essa experiência para aprendizado e quando coisas boas acontecerem, a gente deve recebe-las como um bônus, um merecimento e ser agradecido por isso, a gratidão é libertadora.
Pessoal, quando a gente entender isso, que a verdadeira felicidade está na PAZ, e parar de busca-la nas coisas erradas, entenderemos o segredo da vida, e como é importante buscar a melhora moral e a paz, dia a dia na certeza de conseguir alcançar, é certeza que querendo podemos, porque não há busca sincera que não se alcance, Deus nos criou hábeis para conseguirmos aquilo que almejamos, para crescermos e sermos felizes.
Agora é preciso entender que a paz e felicidade reais só podem ser encontradas naquilo que é real, concreto e verdadeiro, e jamais na matéria, nas coisas instáveis da vida, no prazer desmedido, essas coisas apenas te distraem mas não trazem a felicidade real e a paz.
A felicidade real consiste em poder alegrar quem está triste, levar a paz a quem está atormentado, dar o alimento a quem tem fome, ouvir quem precisa falar, brincar e cantar para quem está desalentado e triste e se sentir bem com isso. Gente e é mais simples do que imaginamos, porque uma comida que você faz para alguém para fazer esse alguém feliz é um ato de amor e fraternidade.
Olha, vamos tentar Compreender melhor as pessoas, não se magoar por tudo, porque ninguém aqui ainda é perfeito, e nem nós somos, então releve aquele que não concorda com você ou ainda com quem até fala mal de você, se fala mal é porque o mal está nele, ele tem conflitos internos e tenta projetar em você para se aliviar e também não te conhece profundamente, então se desarme, releve...
Você fica triste as vezes se sentindo só? Aprenda a virar a chave, veja esse momento de solidão como solitude necessária para seu auto conhecimento, para você encontrar sua essência verdadeira. Aprenda a ficar por vezes sozinho a fim de pensar, orar, refletir, voltar atrás em algum pensamento ou afirmar e confirmar outros...
Meditar em torno da vida e dos porquês, porque viver exige meditação e filosofia para não se viver ao acaso, ou como vivem os fungos ou as plantas, por deliberação Divina, sem nem entender o porque vivemos, já passamos dessa fase, estamos em busca de viver na Regeneração e precisamos trabalhar pela nossa felicidade.
E vamos lembrar sempre que temos uma meta importante a ser cumprida, porque todos viemos aqui com uma missão que é a nossa auto-cura, para podemos ajudar a curar o Mundo. E aqui fala-nos da auto-cura da alma que refletirá na cura de todo o resto.
Olha gente, um bom motivo para ser feliz hoje: deitar-se a noite para dormir sabendo que um novo dia lhe espera e que você terá uma missão e uma nova oportunidade de ser feliz e fazer os outros felizes dentro do que lhe for possível.
Não podemos agradar a todos e nem todos podem nos agradar, mas devemos aceitar as pessoas tal qual se apresentam porque estão em desenvolvimento assim como nós...
Vamos aí lembrar da fala do Chico:
"..aos outros permito ser como são, a mim exijo ser melhor sempre..."
Chico Xavier
Gente, a vida é ação e reação e isso é de Lei, a Lei de Causa e Efeito. Então tenhamos uma certeza, que se aproveitarmos toda oportunidade para fazer o bem expandindo a paz, esperança e a alegria por onde formos e o quanto pudermos, e seja a quem for, esse bem e essa paz retornará para nós em forma de felicidade e saúde plena. E com certeza estaremos prontos para habitar a nova Terra de Regeneração.
Eliane
Por em amigo espiritual
18/02/2016