sexta-feira, 4 de agosto de 2023

SAIBA COMO RECONQUISTAR A ESPERANÇA/CANAL LILI ESPAÇO REFLEXÃO


                               SAIBA COMO RECONQUISTAR A ESPERANÇA

Quais são as atitudes e maneira de pensar que podem nos trazer esperança ou desesperança na vida e em nosso futuro?
E o que será que podemos fazer quando a falta de esperança nos atinge?

Quando as pessoas têm feridas emocionais que vêm da infância, em forma de traumas e sofrimentos psíquicos, muitas das vezes inconscientes dominando a vida e sabotando a felicidade, ou pessoas que têm doenças psicóticas, a tendência é temer o futuro e perder a esperança, porque os conflitos que estão no inconsciente dominam a vida e tudo parece girar em torno do sofrimento, medos e dificuldades, tirando a força e expectativas boas, sem uma esperança de melhora grande e portanto sem muita esperança no futuro.

Mas independente de doença psíquica ou de conflitos gerados pelas feridas emocionais, Há dias que temos a impressão de que chegamos no fim do caminho. Olhamos para frente e não vislumbramos mais saída. Não enxergamos uma luz no fim do túnel.

Parece que todos os nossos projetos, nossos objetivos que acalentávamos foram levados para bem distante, e estamos sem possibilidade de alcançá-los, e vamos desanimando quanto mais o tempo passa.

E porque será que nos sentimos assim?
Muitas vezes isso se dá devido às dificuldades da caminhada, às decepções, as dores que temos que passar e que vão tirando o colorido dos sonhos que almejávamos.

Por vezes é devido à morte de afetos nossos que deixam nosso coração partido.

Outras vezes são as doenças no próprio corpo ou em algum familiar, que nos causa medo, apreensão, desgosto.

Outras vezes às lutas e dificuldades financeiras e outras dificuldades que nos afligem.

Sentimo-nos perdidos. Não sabemos que rumo tomar. Ficamos sem brilho, sem criatividade, sem motivo para viver. É a desesperança que bate à porta.

Parece mesmo que no decorrer da existência, as dificuldades e sofrimentos fizeram com que minassem as nossas esperanças

Porém não adianta se lamentar pela desesperança devido às dificuldades da vida e não fazer nada, permanecendo na zona de conforto, esperando por um milagre e uma vida feliz e não se esforçar para lutar pela melhora da vida.

E como a pessoa acomodada no fundo, no fundo, sabe que será difícil alcançar o que almeja, ela se desencanta e perde as esperanças mesmo.

Mas, segundo o Espiritismo, não há acaso, não há azar, mas o FUTURO irá corresponder ao PRESENTE, ou seja, o amanhã será o produto do hoje, O que plantarmos, colheremos.

Podemos e devemos trabalhar pelo nosso futuro fazendo das dificuldades e dos erros cometidos, aprendizados e transformação para melhor.

Através do conhecimento da Lei de Causa e Efeito aprendemos que somos arquitetos de nossa própria felicidade e nós mesmos podemos gerenciar a nossa própria esperança e futuro, dessa forma deixamos de nos posicionar como vitimas e passamos a agir como aprendizes diante das dificuldades e erros.

É importante também entender que Deus quer que aprendamos e não que soframos, então, diante dos erros cometidos é importante ter humildade para reconhece-los e boa vontade para repara-los, não se deixando entristecer pelo remorso que nada constroi de bom se não houver mudança de atitude.

Já através do conhecimento a assimilação da Reencarnação e da preexistência da vida após a morte física, não precisamos mais temer o futuro e nem a morte, já que ela não existe.

Como Deus não deseja que soframos, Ele permite que já vivenciemos no hoje o ensaio da morte, praticando isso todas as noites quando saímos do corpo no sono, já vamos nos associar à regiões e espíritos com os quais temos afinidades, portanto não precisamos temer mais a morte, uma vez que o desprendimento do perispírito no sono todas as noites já nos permite essa vivência.

O aprendizado, a compreensão das Leis e sua vivência nos propicia a FÉ que consequentemente alimenta a esperança.

Então, hoje o que somos é resultado da somatória do nosso passado e do nosso presente, e o futuro, consequentemente, será o resultado do que somos hoje.

Ou seja, o que forma o meu futuro, é o resultado do que trago no passado mais o meu presente.

De modo que cada um de nós é que faz o próprio futuro.

O espiritismo nos ajuda a construir uma Consciência existencial que proporciona a fé, percebe?

Então se agimos pelo amor e caridade, colheremos um futuro de amor.
Se agimos pelo rancor, ódio, inveja...colheremos o ódio.
Então o nosso futuro está em nossas mãos, Deus é justo e nos permite isso.

Por outro lado, devemos Considerar que a tristeza e medo que leva a desesperança, pode ser o resultado da nossos erros e falta de cuidado, quando nos entregamos ao jugo das nossas sombras e defeitos, como a mentira, egoísmo, materialismo, da ambição, do pessimismo.

O medo vem quando erramos, quando somos maldosos, egoístas nas menores e maiores coisas, porque os erros cometidos dão a certeza de sofrimento no futuro, ai vem o MEDO DE TER QUE PAGAR, e o medo vai minando cada vez mais as esperanças.

Aliás o medo vêm também de vidas passadas, ele fica no inconsciente sabotando nossa felicidade.

Mas como diz Joanna De Angelis: " O bem praticado hoje apaga o mal praticado no passado".

Por isso, quando agimos no bem, nos auto ajudamos a apagar o mal do passado e a combater o medo que está no inconsciente, e estamos como que reforçando a nossa fé, e é essa compreensão na verdade e eficácia das Leis Divinas que nos trará a esperança, que é de acordo com o nosso esforço em fazer o bem.

Essa atitude trás a paciência e resignação, porque mesmo quando sofremos pelos atos passados, sabemos que agindo no bem estaremos construindo um futuro melhor. Com um proceder correto sabemos que teremos um futuro bom, bonito e feliz.

Quando passamos a entender as Leis Divinas e a aplicar esses aprendizados em nossas vidas, de repente, como acontece com a natureza, vem a primavera que muda toda a paisagem, e o tom acinzentado da falta de esperança cede lugar ao colorido. É a esperança retornando.

Passamos à compreender que a morte não existe, porque assim como Jesus deu esperança aos seus apóstolos dizendo que retornaria da morte, nos enchemos de esperança quando compreendemos que os entes e amigos queridos, que nos antecederam na viagem de retorno à Pátria Espiritual, um dia estarão novamente junto conosco, num abraço de carinho e afeição.

Assim, quando à esperança reacende dentro de nós, nossos sonhos desfeitos são substituídos por outros sonhos e anseios.
Nossos objetivos se modificam e o entusiasmo nos invade a alma. Isso significa que aprendemos a ressignificar a tristeza pelos sonhos não realizados, percebem?

Jesus nos falou da esperança no Sermão da Montanha e a exemplificou nas suas palavras e ações. Enfim, toda Sua mensagem é de esperança.

Se a desesperança nos alcançar lembremos se Jesus a nos dizer: Meu fardo é leve, meu jugo é suave.(Mateus 11:29).

Quando Jesus disse isso, ele fez um convite para as pessoas cansadas e oprimidas para tomarem sobre si o Seu jugo; isto é, tornarem-se seus seguidores. Aqueles que atendem a esse maravilhoso convite encontram consolo e paz para suas almas.

Foi isso que Jesus quis dizer, para não perdermos a esperança pelas dificuldades da vida porque tudo passa e se renova.

Então quando formos visitados por qualquer tristeza ou desespero, vamos orar e busquemos lembrar o que disse Jesus e a ajuda chegará certamente, como um bálsamo nos dando alento e tranquilidade.

A esperança pode ser comparada à uma luz no fim do túnel, brilhando e oferecendo segurança de que além das sombras existe uma claridade aguardando.

Dessa forma, em qualquer circunstância, por mais difícil que pareça, imaginemos à luz no fim do túnel, deixemos que a esperança nos invada a alma, confiantes em Deus, que sempre nos dá oportunidades novas para refazermos caminhos e ressignificarmos dores, buscando a nossa melhora.

Confiemos em Deus, nas palavras e promessas de Jesus e confiemos em nós mesmos que somos partículas de Deus.

A esperança deve ser uma constante em nossas vidas.

Esperança de melhores dias;
Esperança de que temos potencial para grandes realizações e para sermos felizes.

Esperança do bem e amor em nossas vidas.
Nós podemos realizar nossos sonhos sempre.
A cada manhã temos a oportunidade se escrever uma nova página no livro de nossas vidas, então vamos aprender a escrever somente coisas boas, positivas, nobres e esperançosas nas páginas de nosso livro, façamos disto um propósito de vida.

Joanna De Angelis diz numa frase no livro "Diretrizes para o Êxito":
"Nunca cesses de confiar, tomado da certeza de que tudo aquilo que não consigas agora, perseverando e amando conseguirás depois."
Ela quer dizer que o que sonhamos virá no tempo certo, no tempo de "Deus".

Para encerrarmos eu trouxe um texto lindo dela também, de Joanna de Angelis que diz assim:

NUNCA PERCAS A ESPERANÇA..

Nunca percas a esperança.
Haja o que houver, permanece confiando.
Se tudo estiver contra, e o insucesso te ameaçar com o desespero,
Ainda aí espera a divina ajuda.

Somente nos acontece o que será de melhor para nós.
A lei de Deus é de amor.
E o amor tudo pode, tudo faz.
Quando pensares que o socorro não te chegará em tempo, se continuares esperando,
Descobrirás, alegre, que ele te alcançou minutos antes do desastre.
Quem se desespera
já perdeu parte da luta que irá travar, avançando prejudicado.

*Fonte do texto: do livro "Vida Feliz" de Divaldo P Franco (Joanna de Ângelis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário