quarta-feira, 22 de maio de 2013

PENSAMENTO

                                                        
                                                         PENSAMENTO

Nunca deixamos de pensar, pensar é a atividade que mais realizamos em nossa vida, mesmo quando não queremos estamos pensando, a todo instante novos pensamentos surgem, por isso o controle e a qualidade dos pensamentos definem a nossa qualidade de vida, na realidade, definem nossa personalidade.

O pensamento é que determina nossos sentimentos ações e reações, portanto bons pensamentos causam bem estar, maus pensamentos causam tristeza, mágoa.

Trata-se aqui de uma abordagem psicológica e espiritual, pois acreditamos que o corpo e a alma são dependentes entre si, já que o corpo não se movimenta sem a alma e a alma não se manifesta no mundo físico sem o corpo, portanto a alma(mente) e o cérebro formam um conjunto com interdenpendência entre si pois o cérebro físico não pensa, ele apenas é manipulado pela mente que é a inteligência em si, ou seja, o cérebro é o instrumento utilizado pela mente para atuação no mundo físico, assim como um computador que só produz trabalhos inteligentes quando manipulado pela mente humana.

Dessa forma, o pensamento tem relação direta com um estado de alma feliz e de bem estar e acreditamos tratar-se de um tema bastante polêmico e do interesse de todos, pois que o ser humano em geral passa grande parte da vida buscando alcançar a felicidade e no mais das vezes ela nos parece inalcançável, de forma que vale a pena fazer uma reflexão na tentativa de entender algumas funções da mente, bem como  a dimensão em que o pensamento influencia no estado de bem estar do ser, ou seja, de quais maneiras tudo isso pode se relacionar e intervir em nossa saúde emocional, psíquica e física.

Dessa forma é importante buscarmos à descoberta e soluções para os problemas que nos impedem de alcançar um estado de melhor bem estar e felicidade através do aprendizado de como produzir e manter pensamentos bons.

A conscientização da grande importância da qualidade do pensamento em nosso mundo interior, talvez possa nos levar à uma nova maneira de encará-lo, analisando os porquês de nossas ações e reações em determinadas circunstâncias da existência.

Em suma, a felicidade tem que ser aprendida, ninguém nasce sabendo ser feliz, trata-se de uma arte, uma habilidade a ser adquirida e o pensamento também é uma arte que pode  tornar a vida em um grande espetáculo de prazer, bastando que saibamos como controlar a mente e os pensamentos, bem como conduzir nossas  vidas na direção que queremos e não nos deixar levar apenas pelas circunstâncias.

Tudo se inicia pelo pensamento, é ele que dita nossas emoções e atitudes, então acreditamos que uma atitude feliz é fruto de um pensamento feliz.

Viver  com ansiedade pensando sempre no passado e no futuro ao invés de viver o presente, também causa angústia e tensão.......
Jesus já dizia aos seus discípulos,".... não vivam com ansiedade e preocupações com o futuro, ao dia basta o seu próprio mal..." Então, sofrer ou se preocupar por antecipação é sofrer por algo que provavelmente nunca venha a acontecer ou caso aconteça, nunca será como imaginamos. O presente é a única oportunidade de nos dedicarmos às boas realizações. Portanto, aprendamos a viver o presente com alegria e dedicação a fazer o nosso melhor nesse momento de nossas vidas e assim o amanhã provavelmente será também o melhor.
                                   
Mais à frente, analisaremos no blog algumas funções da mente e outros fatores que interferem na qualidade do pensamento humano. Por enquanto vamos tentar observar os pensamentos que circundam a paisagem de nossa mente do dia de hoje e tentar analisar a causa dos mesmos e a sensação e emoção que esses pensamentos nos trouxeram e ao perceber pensamentos que causam tristeza ou mau-estar, fazer uma forte tentativa de substituí-los ou afastá-los.

Desejo bons pensamentos à todos  hoje e sempre.


                                                                         Eliane      



Nenhum comentário:

Postar um comentário