segunda-feira, 27 de maio de 2013

RECONSTRUINDO PENSAMENTOS-





                  RECONSTRUINDO  PENSAMENTOS-
Transformando pensamentos negativos em pensamentos positivos e felizes.
Todos nós seres humanos, mesmo desprovidos de conhecimentos profundos na área da psicologia ou psiquiatria,  sabemos que possuímos um recurso próprio e natural de adaptação psicológica às situações de dores e angústias a que todos nós estamos submetidos no curso normal da existência humana. Podemos facilmente perceber que uma grande dor por uma perda de um ente querido por exemplo é superada com o decorrer do tempo e a cada dia que passa a dor pela perda vai diminuindo de intensidade até se transformar em uma saudade diferente daquele sentimento que domina a alma no momento do fato ocorrido.

Obviamente existem indivíduos que possuem a tendência a lastimar por fatos do passado pela vida inteira e a experimentar sofrimento contínuo por acontecimentos do passado mesmo que distante. Indivíduos assim não conseguem adaptar-se ao presente devido à pensamentos sempre negativos que constroem dia-a-dia e que os impedem de utilizar desse recurso natural da memória que acabamos de comentar, dessa forma, são indivíduos que necessitam de ajuda terapêutica para que possam reciclar pensamentos e sentimentos e recuperarem a capacidade de contemplação do belo e da vida.

Ao reviver na memória os fatos acontecidos no passado trazendo-os para o presente é necessário que o indivíduo possua atributos emocionais e espirituais para que possa abrandar os acontecimentos ruins do passado e passe a encarar esses acontecimentos traumáticos de uma maneira melhor, mais positiva. Isso pode ser conseguido através do auto-perdão, da aceitação dos próprios erros, da aceitação de perdas materiais e afetivas e do perdão às pessoas que o magoaram ou fizeram mal e no mais das vezes se faz necessário se colocar no lugar dessas pessoas e verificar se agiria da mesma forma caso se encontrasse na mesma situação.

O ato de trazer traumas e conflitos passados para o presente e reconstruir novos pensamentos de maneira negativa traz como consequência novos conflitos ou ainda agrava os traumas do passado levando o indivíduo a possivelmente desenvolver doenças psíquicas e físicas como a depressão, O medo e a Ansiedade.

Dessa forma podemos concluir que é recomendável que a construção e reconstrução de pensamentos na vida de uma pessoa seja feita de uma maneira otimista, boa, criativa, inteligente e saudável.

Daí vem a pergunta: como fazer isso? Quais as técnicas para se aprender a pensar "bem"? para resolvermos essa questão é necessário entender quem somos, o que sentimos e porque sentimos determinadas coisas.

É preciso compreender que para termos uma vida saudável e feliz é necessário adquirir certos atributos psico-emocionais e espirituais para lidar com as situações difíceis da existência e para administrar as angústias que advém no curso da existência para dessa forma evitar o surgimento de novos traumas e conflitos, devemos acrescentar elementos bons na reconstrução dos pensamentos do passado e dessa forma construir um presente melhor e otimista superando esses sentimentos do passado que tanto fizeram mal.

Os pensamentos bons e positivos dispõe o indivíduo para o enfrentamento melhor e mais brando de situações difíceis do dia-a-dia. É necessário ter coragem para assumir novos pensamentos em termos de reais necessidades e vontades assim como também é necessário expandir as idéias e reciclar a maneira de pensar. É necessário desenvolver a arte de pensar, frear pensamentos negativos aprendendo a lidar com os estímulos estressantes e aprendendo a desenvolver a capacidade de sentir prazer na rotina diária.

A fim de adquirir os atributos psico-emocionais e espirituais necessários ao alcance da felicidade e paz é imprescindível desenvolver o auto-conhecimento, o auto-amor e a auto-realização. Iremos refletir sobre esses tópicos na próxima postagem.
                                                                              Eliane

                                                      

2 comentários:

  1. Muito bom esse texto Li, a gente tem mesmo que deixar o passado no passado para evitar sofrimentos inúteis e aprender a lidar com as provações do decorrer da vida para evitar depressões e outras doenças, não deve ser tão difícil.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lu,a questão não é tanto de ser muito difícil mas é preciso conhecer a fundo a causa que nos leva a fazer as coisas e reagir de determinadas formas, p isso é preciso uma reflexão profunda e trabalhar o auto-conhecimento. E esse será o próximo tópico que vou postar p a gente refletir. valeu o comentário. Li.

    ResponderExcluir