quinta-feira, 23 de maio de 2013

A ARTE DE PENSAR E A RELAÇÃO COM A FELICIDADE - O PODER DA MENTE

 A ARTE DE PENSAR E A RELAÇÃO COM A FELICIDADE

                          O PODER DA MENTE

O fluxo de pensamentos não se interrompe, pensamos o tempo todo, até o ato de não querer pensar já é um pensamento. Ao produzir pensamentos você pode fazer prazer em sua vida ou horror, depende do que pensa e como pensa.

Muitas vezes pensamos coisas que não tem nada a ver conosco, pensamos coisas que nós mesmos reconhecemos  serem absurdas. Partindo disso vem em nossa mente um questionamento, quem somos nós? nossa personalidade se constitui daquilo que pensamos, sentimos ou fazemos?

Partindo do princípio que reconhecemos construir pensamentos algumas vezes absurdos, que nada tem a ver conosco então concluímos que não somos exatamente  e totalmente aquilo que pensamos apesar que nossos pensamentos mais constantes e fortes acabam por influenciar na formação de nossa personalidade.

Podemos construir pensamentos de várias qualidades, bons e ruins e parte deles podem refletir características de nossa personalidade, como por exemplo: otimismo e pessimismo, mas nem sempre isso ocorre.

Não podemos dizer também que todas nossas atitudes refletem nosso verdadeiro Eu, porque muitas vezes agimos de contra àquilo que acreditamos realmente, agimos por impulsos emocionais, agimos para satisfazer os outros e agimos também pelos impulsos de nossos preconceitos e do preconceito dos outros que nos influencia também. Essa questão do preconceito é importante para a reflexão sobre construção de pensamentos e analisaremos esse assunto posteriormente aqui no blog. 

Na realidade o que reflete nosso verdadeiro Eu são nossos sentimentos, Ocorre que os sentimentos são formados por pensamentos insistente e constantes.

Existe uma responsabilidade muito grande de nossa parte pelos pensamentos que construímos porque quando pensamos algo, aquilo que pensamos já está automaticamente se materializando em nossa vida, primeiramente no campo mental, é claro, e em seguida as forças da natureza mais a energia que colocamos em nosso pensamento já começa transformar aquilo que pensamos em realidade.

Muitos já devem ter visto ou ouvido falar sobre à Obra "O Segredo", que trata sobre o assunto. Existe o livro e o filme sobre o poder da  Atração Eletromagnética pela força da Mente, narrando inclusive depoimentos de várias pessoas, sobre conquistas diversas que obtiveram, utilizando técnicas apontadas pelo livro de como utilizar o poder da Mente e dos pensamentos.    

O pensamento em si possui ondas energéticas e eletromagnéticas que tem o poder de atrair ou repelir coisas, pessoas e situações para junto de nós e o estudos e pesquisas realizadas no campo da física quântica tem provado vastamente essa teoria do poder da mente. O Espiritismo, através de vários autores, também expões sobre a questão do poder da mente.  

Nesse sentido é oportuno fazer uma citação do Espírito Joana D'Angelis em a obra "Vida Feliz", página 66, de sua autoria:

"Os fatos se corporificam de início, no campo mental para depois se tornarem realidade no campo físico. Pensa no bem e banha-te com a luz do amor. Os maus pensamentos intoxicam a alma, atraem o pessimismo e as presenças doentias dos espíritos perturbados e maus. Mantém a tua mente presa às idéias positivas, iluminativas, aos programas de enobrecimento de cuja conduta te advirão o bem estar íntimo e a alegria de viver. O que pensares com insistência, hoje ou mais tarde se concretizará". 

Concluímos dessa forma que  o pensamento influencia de forma contundente em nossos sentimentos e em nossa felicidade, nos tornando pessoas otimistas ou pessimistas, alegres ou tristes, criativas ou apagadas e assim por diante.

A personalidade humana está sempre evoluindo porque os pensamentos não são apenas construídos mas também são reconstruídos. Isso ocorre porque muitos de nossos pensamentos atuais são pensamentos do passado que são modificados ao serem relembrados fatos do passado, portanto acontece uma reconstrução do passado. Nunca conseguimos lembrar do passado exatamente como ele ocorreu e cada vez que relembramos, ou melhor, reconstruímos uma lembrança, o resgate da memória apresenta os fatos passados de maneira diferente com exceção das coisas lógicas como números e fórmulas.

O presente, a emoção atual e a vida atual interferem na leitura da memória e na construção de novos pensamentos, fora o fator tempo que como diz o velho ditado popular:..."o tempo é a melhor cura para todos os males"...Assim vemos que o cenário da memória sempre é modificado pelo decurso do tempo e dessa forma temos chances muito boas e reais de resolvermos nossos traumas do passado e conflitos existenciais utilizando desses recursos naturais que nós seres humanos possuímos. Acreditamos poder considerar tais recursos como presentes que a Inteligência Divina nos concedeu para nos amenizar as dores do passado e para que possamos caminhar em frente.

Vamos denominar esses recursos naturais que todos nós possuímos, de ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA.

Gostaria de encerrar esse tópico com o exemplo de uma personalidade que pode nos dar o melhor exemplo de como reciclar os pensamentos negativos transformando-os em pensamentos positivos e felizes. Essa personalidade é Jesus que na realidade foi o perfeito terapeuta da humanidade e que além de ensinar as pessoas a lidar com seus problemas e dores viveu uma experiência de vida aqui na Terra, saudável e feliz no ponto de vista psicológico.

Ele foi um ser que viveu aqui na Terra que soube reciclar suas dores continuamente, principalmente nos últimos anos de sua vida. Ele usou de seus problemas e dores, um alicerce de sua inteligência e se mostrava, apesar de pobre e discriminado, sempre muito feliz e tranquilo.

Sabemos pelas diversas estórias sobre a vida de Jesus, que ele foi talvez a única pessoa que passou por esse mundo que conseguiu em todas as situações manter pensamentos bons e serenos e portanto manter a mente tranquila mesmo sob fortes tensões que caracterizavam a época e o ambiente em que Ele viveu. 

Fiquemos com esse exemplo de vida para reflexão sobre reciclagem de pensamentos e peçamos a Deus força e discernimento para conseguirmos usar pelo menos uma pequena parcela dessa força de Jesus em nossas vidas em busca da felicidade e paz. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário