quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

ONDE É O NOSSO LUGAR NO MUNDO?


                         ONDE É O NOSSO MUNDO?
Fala-se de mundo líquido, sem referências composto de pessoas vazias e solitárias, e realmente as coisas  estão assim.
Nessa época de tantos avanços tecnológicos e intelectuais, de conquistas importantes nos campos da saúde, astronomia, comunicação, IA, mas nunca a humanidade esteve tão vazia e carente de algo que supra esse vazio.
Acontece que essa fase de Transição, ela é confusa mesmo, é como se tivesse sento feita uma reforma, e como toda reforma, primeiro vem a confusão, a sujeira, o desconforto para depois vir a beleza, o conforto, a paz. 

Mas não precisa ser assim de uma forma tão radical e sofrível, somos algo muito maior, porém, ainda não descobrimos isso.
O que a humanidade precisa afinal? Chegar a Marte? Mais tecnologia? Claro que a tecnologia e os avanços científicas são  importantíssimos também, mas isso não resolve o drama humano, a depressão, solidão, o vazio.
O que falta é saber qual é  o propósito  de vida.
E isso só é possível através
do auto-encontro, como seres cósmicos, luzes que somos, capazes de amar e fazer o bem.
Então, o principal propósito de vida humano é esse, através do auto-encontro encontrar o auto-amor para passar a fluir esse bem e esse  amor ao nosso  redor, esse bem partilhado,
além do terra a terra da matéria, precisamos nos sentir assim, vivenciar isso, nem Jesus tendo falado irá nos convencer se não vivenciarmos isso.
Fora disso o vazio e a falta de sentido tomam conta.

E Já temos plenas condições de iniciar o necessário encontro com nosso Eu profundo, esse EU espiritual, imortal, perene, que nunca irá acabar, mesmo você  que diz crer que é  alma imortal, você  vivência isso?
O encontro com o Eu espiritual é a única saída para a sobrevivência neste Mundo, para que nos unamos às  pessoas para fazer o bem, e caminhar  por caminhos melhores e que façam sentido.
Fora disto, iremos acabar perecendo de vazio e tristeza.

O problema é  que vamos adiando esse Auto-Encontro conosco mesmo, com o nosso Eu superior, adiamos, adiamos, nos distraímos com as coisas do Mundo como se isso fosse o importante, mas não há como fugir do autoencontro, não há como seguir adiante sem nos espiritualizarmos, até a ciência já diz sobre isto.

Um Médico chamado Manuel Sans Segarra, especialista em cirurgia geral, na área da cirurgia oncológica, ele fala numa entrevista à CNN de Portugal,
garantindo que existe vida depois da morte e que tem provas científicas disso mesmo, que relata no seu novo livro.
Então a própria ciência já vem comprovando a existência do espírito imortal e a importância da vivência da espiritualidade para uma saúde integral.

Essa ligação, ou melhor explicando, a ligação com o nosso Eu superior, de nossa alma, de nosso Self, como veio nos explicar Carl Jung, essa ligação com o Cosmo, com a inteligência Divina, que faz parte de nosso EU, essa ligação ela é algo motivador, que nos faz sentir muito mais do que reles mortais. Nos faz sentir como semi deuses mesmo, seres amorosos e fraternos.
Por mais que isso no momento pareça não fazer sentido à você, o hábito refletir, meditar, nos ligando à essa força cósmica universal, pouco a pouco isso vai nos integrando com essa força e vamos nos sentindo parte dela, e isso é imprescindível para a conquista da paz e felicidade.

Não basta, mesmo para os mais espiritualistas, apenas saber que não somos o corpo e sim o espírito, é preciso vivenciar isto no dia a dia.
A psicologia de Jung chamou de Ego o centro do nosso consciente, ou seja, à parte se nossa psique que se identifica com as coisas do mundo, com as coisas externas à nós.
E por outro lado, Jung chamou de Self o que é o espelho de Deus dentro de nós, a área nobre, fulcro das aspirações divinas, essa porção de Deus que há em cada um de nós.
Promover e Permitir o encontro com nosso Self é  a chave, é permitir nossa libertação do mal e da infelicidade, ou seja, o Self tem que sobrepujar o Ego.

O que vem ocorrendo é  que o Ego domina nossa psique, ficamos desarmonizados, cansados, deprimidos, porque o Ego, que é  o centro de nosso consciente, está atribulado com mil referências, defendendo-se como pode, procurando se encaixar, se enquadrar, nos levando até o cansaço extremo, quando a gente nem sabe mais quem a gente é e o que viemos fazer aqui de fato, quando não aguentamos mais essa demanda toda, no mais das vezes caímos na tristeza, na doença psíquica e emocional, depressões, ansiedades, Síndrome do pânico etc.
E isso vai acontecendo enquanto nosso Eu profundo permanece ali abandonado, aguardando nosso despertar para uma consciência mais ampla de quem realmente somos e do que viemos fazer aqui no mundo.

Santo Agostinho já disse "Se queres ser feliz nesta vida, Conhece-te a ti mesmo", E é isso que ele quis dizer, faça seu Self suplantar o seu Ego.
Por isso precisamos nos entender, nos ver e agir de conformidade com o que somos,
e somos energia, somos seres espirituais "apenas" em mais uma jornada material, e Isso que chamamos de vida é um estágio, uma parte de algo muito maior, Existíamos antes do berço e continuaremos existindo depois.
Ai você pode dizer; Mas como farei isso? Como fazer esse tal de Self suplantar o Ego?
Então, precisamos fazer meditações e reflexões em torno desta verdade, precisamos parar  um pouco e fazer visitas ao nosso Eu profundo para perceber  que sempre tivemos essa intuição dentro de nós, da imortalidade, da capacidade de ser bons, porque todos temos a chancela da imortalidade,  nenhum de nós por mais ateu que seja, aceita o próprio fim, a morte, porque isso está dentro de nós, a vida nos pertence por direito, somos feitos a imagem e semelhança de Deus que é energia, somos também energia pulsante, e somente isso faz todo o sentido, assim nunca mais  viveremos da mesma maneira que já vivemos quando passarmos a perceber as coisas dessa forma.

Tem a poema de Cecilia Meirelles que diz "Não tem mais lar o que mora em tudo", E quem mora em tudo? Nós.....O que é  a Terra perante o infinito? O que são os bens materiais?O Que é nossa casa? Uma morada passageira que fica e Nós seguimos, pois moramos em tudo. Hoje estamos aqui, amanhã sabe-se lá onde estaremos, Poderemos estar na dimensão espiritual ou, quem sabe, transitando em outro mundo, para além do que conhecemos racionalmente, ou ainda que já conhecemos porque não sabemos de onde viemos, dizem alguns mentores que a maioria dos terráqueos não são originários da Terra e Jesus nos disse que há muitas moradas na Casa do Pai.
Com toda a certeza,  entendendo-nos e sentindo-nos como energia, como Espírito Imortal, imperecivel, habitando um corpo passageiro, matriculado numa escola chamada Terra, iremos nos tornar seres mais lúcidos, mais calmos, mais confiantes e esperançosos, sem medos e ansiedades desnecessárias pois saberemos que nada acaba e tudo somente se transforma, então ter medo de que? não tem razão alguma para temer nada, porque quando acessamos nosso Eu superior, nos conectamos automaticamente ao todo, e jamais estamos sozinhos, não há  o que temer, porque somos o todo e o todo somos nós.

Somente desta forma nós Entenderemos que as passageiras contrariedades do mundo são apenas experiências para aprendizado e crescimento individual e coletivo e daremos menos peso às coisas aparentemente ruins, ao mesmo passo que iremos valorizar muito mais o que realmente importa, como o bem querer ao semelhante, como a necessidade de solidariedade e união, seremos seres mais éticos, bondosos e fraternos e isso nos proporcionará encontrar uma confiança no futuro, na intervenção e ajuda de Deus em nossas vidas.
O encontro com o Self significa a plenitude, que é o oposto do vazio existencial, porque quem sente vazio não entendeu ainda o sentido da vida e nem porque está aqui.
O auto encontro proporciona a plenitude que significa a paz profunda, perene, a felicidade que ninguém e nem nada pode nos tirar.
Esse é o DESPERTAMENTO CONSCIENCIAL tão falado, tão almejado.

Esse é o Mundo Regenerado tão  esperado, ele começa  dentro  de nós, E o mais legal, é que podemos começar a fazer isso agora, isso está ao ALCANCE de todos nós sem EXCEÇÃO, devemos fazer as bolhas da nova Terra aqui e agora onde estamos.
Afinal essa é a nossa destinação, seres com as consciências despertas para o próprio bem e felicidade e para o bem de todos, formando um mundo mais feliz.
O vazio é um engano, não há vazio para quem é parte da divindade, somos partículas de Deus, somos parte do todo, temos todos um propósito MASTER importantíssimo que é  nos AUTO CURAR para ajudar a curar o mundo, e a cura é  o despertar do SER CÓSMICO E LUMINAR QUE SOMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário