sexta-feira, 14 de agosto de 2020

COVID-19- MEDO E LIBERTAÇÃO/LILI ESPAÇO REFLEXÃO


                             COVID-19- MEDO E LIBERTAÇÃO

Olá Amigos, bem vindos ao Canal, hoje vim conversar um pouco sobre a questão do Medo frente a Pandemia do Coronavirus.

Bem, nós Devemos entender que sentir Medo diante dessa situação que vivenciamos é normal até porque, é um problema grave, real, e temos todos um instinto natural de preservação, então é necessário certo medo para que se tome os cuidados necessários para preservação da vida e para a resolução dos problemas certo?

No livro Conflitos Existenciais ditado pelo Espirito Joanna de A'ngelis por Divaldo Franco, diz que o medo é cultural, E o medo da Morte é um medo lcomum a todos, predominante na natureza humana, dai vem os demais medos, o Medo das perdas, medo de escuro, altura, insetos, multidões, doenças, desamparo na velhice; solidão; abandono; etc ...
esses medos todos até certo ponto são normais para que se desenvolva a capacidade de resolução dos problemas e questões da vida.
PORÉM quando o medo é intenso, frequente e repetitivo causando sudorese , taquicardia, ansiedade, dores de estômago etc, pode ser considerado uma síndrome, ou seja, doentio, necessitando maior atenção e tratamento, porque são medos irreais no mais das vezes que sempre perturbam e tiram a paz, levam a receios da imaginação, onde não se usa a razão para entender que essas coisas podem ser superadas, e dai vem o pessimismo frequente, como se o pior sempre fosse acontecer e mesmo que se tratem de fatos reais, sempre aumentam de intensidade, tornando-se quase insuportável.

Como está ocorrendo agora na pandemia, têm pessoas adoecendo, ficando deprimidas, apenas pelo medo de contrair o Covid-19. E quando pensam em contrair a doença já acham que vão morrer, porque apesar de ser grave o vírus, porque necessariamente alguém têm que contrair a doença? é mesmo que contraia têm que morrer, se não é a maioria das pessoas que morre? 
É pessimismo total né.
Por outro lado, muitas pessoas tem negação, assim não tem que lidar com o grande problema interior e vivem como se nada estivesse acontecendo.
Mas vamos entender um pouco a questão do Medo crônico e doentio. 

Segundo O Espírito Joanna de Angelis,
O medo doentio tem causa em 2 fatores:
que são Internos e externos :
Os FATORES INTERNOS seriam os erros cometidos em reencarnações anteriores que deixam marcas no inconsciente, pelo receio de ser identificado como autor dos danos que causou e ter que pagar, responder por estes erros.
Só que conscientemente a pessoa não vê isso.
E também Podem ocorrer obsessões por conta dos atos que ficaram sem regularização no passado, por ódio desenvolvido na vida anterior.

Já os FATORES Externos, podem explicar a doença do medo na questão da educação das crianças, por causa de relacionamentos agressivos na família, o desrespeito pelas crianças, as conversas apavorantes de adultos que as crianças ouvem,notícias ruins,etc, tudo isso desenvolve medos que adquirem volume à medida que a criança cresce.

Também em relação ao noticiário de mídia(lixo) que se ocupam muito em exaltar o esdrúxulo,o agressivo, o crime, mais as fakenews também contribui para a alucinação de algumas pessoas que já têm a síndrome do pânico.

*Porém, existem outros fatores que são de ordem emocional e espiritual que podem contribuir para o desenvolvimento do Medo doentio, que são:
1- A negação do Medo; 2- A Falta de Fé; 3-Obsessões; 4- Desconhecimento da vida após a Morte; 5-Falta de ideal de Vida.

ERRADICAÇÃO E LIBERTAÇÃO DO MEDO
Mas então, sabemos as causas do
Medo mas como fazer para nós libertar?

Em relação à 
1@ fator, a negação:
Bom, É necessário desenvolver coragem para manter contato com os próprios medos, isso é recurso terapêutico.
A negação é primeiro passo para não se curar.
Carl Young que foi o pai da psicologia Analítica dizia que:
"Tudo aquilo que não enfrentamos em vida acaba se tornando o nosso destino.”

Então, Não devemos fingir que nada acontece, como muitos estão fazendo nessa pandemia, ao contrário disto, devemos trazer o medo à tona e questionar os medos, ser racional e fazer o que é correto, no caso presente, pensar, existe esse problema, estou com medo mas vou fazer o possível, o necessário para evitar o contágio, certo? obedecer às leis, as normas de higiene e isolamento dentro do possível etc.
E isso só poderá ser feito através da boa vontade que bem direcionada, pode gerar novos condicionamentos, novos hábitos de saúde e bem-estar, procurando pensar positivamente sempre, mesmo que novos medos apareçam, será mais fácil vencê-los;

Se os medos NÃO SÃO ENFRENTADOS se acumulam, tiram o prazer pela vida, é preciso enfrentá-los  enquanto é possível realizar os projetos de vida, porque momento chega em que não se tem mais tempo, saúde e oportunidade para realizá-los. 
.........
O 2@ Fator desencadeando do Medo-
A Falta de Fé Em Deus e em si mesmo: porque não adianta rezar e dizer que acredita em Deus mas não crer que Deus zela por nós, e nada escapa ao seu controle. E que Ele não deixa ninguém sofrer sem motivo e razão concreta.

Então se tememos a Doença e a Morte, a solução está no Desenvolvimento da Fé porque Devemos entender que Todos temos dia e certo para partir, se não encurtarmos nossa vida, pela falta de cuidados que também é forma de suicídio indireto, fora isso, ninguém está a mercê do acaso ou da maldade ou erros humanos, Porque Deus está no controle de tudo, temos que confiar nisto.
Através da Verdadeira Confiança em Deus e seus emissários que podemos chamar de Anjos de Guarda, Santos, como preferirem, Mas crer verdadeiramente no amparo e auxílio desses irmãos, estar sempre conectado à Eles através da oração e dos bons pensamentos, iremos receber o auxílio e conselhos deles, através de intuições e paz que eles nos passam.
Isso também já responde à questão das obsessões espirituais, porque se cometemos atos errados na vida passada, que resultam hoje em obsessão, a oração frequente o estar alinhado aos amigos espirituais mais à atitude sempre voltada ao bem, nos ajudam à libertação da obsessão também que é outra causa do medo doentio. 

Também é importante Comprender que
estamos todos sujeitos, à Lei de Causa e Efeito, que se estudarmos vamor ver que se Trata de uma Lei física, provada cientificamente, onde existe a atração e repulsão dos fluídos magnéticos. Isso é real, De forma que recebemos de volta para nós aquilo que damos às pessoas e ao Universo né? Isso acontece conosco sempre, poréma negação ou desconhecimento sobre esta Lei de Deus, traz a insegurança de nos acharmos jogados ao acaso, de qualquer jeito, o que não é verdade de forma alguma. 

Portanto Devemos ter a certeza que se agimos no bem, se fazemos nossa parte , mal nenhum nos acontecerá, isso traz paz e harmonia à alma. 
.......
3@ Fator do Medo doentio é O desconhecimento da continuidade da vida após a morte, é outro fator que pesa porque vejam, é triste e apavorante pensar que Todos iremos morrer, não necessariamente de Coronávirus, mas todos um dia iremos, e imaginar que a vida após a morte é algo subjetivo, onde perderemos nossa individualidade, nossas conquistas intelectuais e nossos amores, ou ainda ficaremos sentados numa nuvem tocando harpa eternamente, sem fazer nada, num tédio total é realmente muito triste e apavorante certo?
Porque vejam, o que poderíamos esperar desta vida, principalmente na fase da maturidade e velhice se nada ocorrer depois desta vida? se tudo acaba por aqui? Não haveria sentido nenhum viver certo? porque todos sentimos dentro de nós que somos seres eternos, então Não desenvolver em Si a crença da vida após a morte se torna um martírio, e assusta, é um grande motivo para o desenvolvimento do Medo e outros conflitos, como a depressão também. 
Jesus diz em passagem Evangélica:
" Há muitas moradas na Casa de Meu pai" , se referindo à existência de vida em outros planos.

Devemos entender que a vida continua após a morte muito mais Plena e bela, Essa afirmação nos é trazida também por diversos espíritos, através de inúmeros médiuns conceituados, fora diversos depoimentos de pessoas que nem são espiritualistas e que vêem espíritos e até conversam com eles,
outros narram que já foram a locais espirituais e vêm confirmar isto, através da experiência quase morte e afirmam que viram e o reencontraram as pessoas queridas que os antecederam no desencarne. 

Deus não nos criaria para Depois da Morte física desaparecermos e mergulharmos no Nada.
Então devemos passar a enxergar a morte física como apenas uma viagem que faremos para um lugar bem melhor do que este que estamos agora, dependendo dos nossos atos, de forma que devemos entender que agindo no bem, iremos merecer viver no bem, num lugar compatível com nosso despertamento para o todo, para a solidariedade, porque neste caso como em todos os casos, estamos sujeitos à Lei de atração, de Causa e efeito.

E finalmente o 4@ fator causador do Medo:- A falta de ideal nobre de vida, o chamado vazio existencial, contribue demais para a instalação do medo na alma.
Não saber o porquê estamos no Mundo, viver pela materialidade leva a pessoa a viver bem apenas em determinadas circunstâncias em que se ilude que a vida se resume apenas em sua subsistência, divertimentos, conquistas materiais, e coisas assim, mas não leva a plenitude e segurança de um sentido de vida nobre, seguro, pautado na evolução espiritual, humana, emocional, no Amor verdadeiro como base nas relações, e no desenvolvimento da solidariedade.

Devemos dar sentido Nobre à nossa vida, não viver de qualquer jeito como quem leva com a "barriga".
Para esclarecer isso, trago outra citação da benfeirora Joana D' Angelis, que diz assim: 
"Assumindo-se a atitude do AMOR, iremos constatar que ele é o grande eliminador do receio do medo, porque oferece resistência moral para o enfrentamento de situações dificeis que fazem parte da evolução humana".

Portanto concluímos que a prática do bem não só é terapêutica, pois resulta no bem estar e consciência tranquila, e conforme nos dizem os benfeitores espirituais, Anulam ou diminuem determinadas provas ou até expiações que podem ser aliviadas como resultado de Atitude correta e voltada ao bem.
Porque o mal que fizemos no passado, a alguma pessoa e não foi reparado naquela situação, pode ser reparado hoje através da prática do bem ao próximo à outras pessoas, anulando assim o efeito do mal causado do passado.
Então, aquele medo que está no inconsciente será apagado, diluído.

A melhor Terapia é a do Amor: amar a si mesmo, ao próximo e a Deus. 
A si mesmo, considerando a utilidade da existência e o que a vida espera de cada um de nós, fazendo a nossa parte, dando o melhor de nós ao mundo.
Ao próximo e a Deus, desenvolvendo o interesse pelo bem-estar do outro, colocando -se no lugar do outro, desenvolvendo a empatia e solidariedade.
Esse intercâmbio que une as criaturas umas as outras, leva-as à afeição pela natureza e por todas as formas vivas ou não, alcançando o excelente amor a Deus, no esforço da preservação por tudo e pelo TODO.

Chegamos na Era Nova, A Era da regeneração, do fim dos Medos e maldades, da separação do Joio e do Trigo, O Joio corresponde ao individualismo e egoísmo, o Trigo corresponde ao interesse pelo Todo, à compaixão e solidariedade e cabe a cada um de nós escolhermos o lado que queremos ficar. 
Mantendo-se o sentimento de Solidariedade e compaixão , torna-se fácil converter desilusão em nova esperança e insucesso em experiência positiva.
Então concluímos que na Fé em si mesmo , em Deus e em suas Leis, a prática do perdão, amor e fraternidade mais a a crença que existe algo muito além da matéria, ai estão as soluções para superação do medo. 
          
Que a paz e a cura possa nos envolver a todos, eliminando de nossas almas todas as formas de medo e nos envolvendo em eflúvios alegria e libertação.

Eliane 




Nenhum comentário:

Postar um comentário