sexta-feira, 14 de agosto de 2020

AUTO-AMOR E OS RELACIONAMENTOS/CANAL LILI ESPAÇO REFLEXÃO

                               AUTO AMOR E OS RELACIONAMENTOS

   Já sabemos que a qualidade nas relações é fator principal para a felicidade humana. Todos nós precisamos e desejamos ser apreciados, respeitados, buscados e amados.

Vejamos aqui uma passagem do livro " Lições para a Felicidade De Joana de Angelis:
"A Afetividade é de incomparável necessidade para a afirmação dos sentimentos e da consciência humana, em razão da constituição espiritual, emocional e psíquica de que todos são constituídos".
Sem dúvida alguma, o Amor por outro ser é uma grande fonte de alegria e realização, e falamos aqui de toda espécie de amor, de casal mas também de amigos e familiares

Então, muitas vezes nos questionamos, Bem, se necessitamos tanto do Amor em nossa vida, Porque temos tanta dificuldade nos relacionamentos, porque tantas decepções? porque somos tão críticos em relação aos outros? 
Porque na maioria das vezes tentamos mudar a pessoa em nossas relações? 
Sabemos que ninguém muda alguém por mais cobranças e exigências que se faça.
Bem, essas respostas estão contidas no seguinte fator psicológico que todos possuímos em nossa psique: A projeção Psicológica.
Psicologicamente o outro é nosso espelho. Temos uma tendência de transferir para os outros as nossas carências, as características de nossa personalidade, ou seja, o problema está em nós mesmos.
...........

Temos todos nós A tendência de Projetarmos no outro as nossas Qualidades positivas, sempre esperando que o outro vá agir e reagir conosco como reagimos e agimos com ele, esquecendo que o outro é o outro e ele é diferente de nós, é dai nos decepcionamos.

Também tendemos a projetar no outro aquelas situações difíceis que vivenciamos quando crianças, os abusos,abandono, desequilíbrio na relação dos pais, brigas e etc, as carências afetivas desenvolvidas e não resolvidas e como nos sentimos naquela época ficam gravadas em nosso cérebro e vão se manifestar no relacionamento com o outro.
Quanto mais íntima a relação, mais iremos refletir nossas dificuldades com relação a nós mesmos e ao nosso passado nas outras pessoas. 

Também tendemos a projetar no outro as nossas qualidades negativas, aquelas características que escondemos de nós mesmos, ou seja os nossos defeitos( SOMBRAS) que possuímos em nossa personalidade.

Iremos também exigir do outro aquilo que nos faltou, iremos ver no outro tudo aquilo que escondemos em nós mesmos. Isso é inevitável e é a razão pela qual vemos, e muitas vezes vivenciamos, relacionamentos abusivos, cobranças, exigências infundadas.

Podemos perceber facilmente que normalmente se costuma exigir dos outros aquilo que nos mesmos não.conseguimos ainda realizar. 
Como por exemplo quando a pessoa é tímida, costuma admirar uma pessoa extrovertida, mais falante, e pode até desenvolver uma paixão pela pessoa, mas como não trata se do Amor verdadeiro, logo isso cai por terra. Porque quando o indivíduo se depara com características no outro que ele próprio não.possue se frustra, porque é desagradável e difícil lidar com a impotência de realizar uma mudança em si, sendo mais fácil projeta-la no outro a fim de se realizar nele. 
E dai o relacionamento vira uma disputa onde ninguém sai vencedor, dai surgem as relações conflituosas cheia de brigas e discussões.
.....
Daí vêm a importante pergunta, porque temos essa tendência de Transferir nossas "coisas" para os outros?
Essa Transferência Psicológica tende a ocorrer pela falta da realização do Auto-Amor e da auto-realização. Porque devemos nos esforçar diariamente para nos tornar àquela pessoa que desejamos ser, a fim de não buscarmos nos outros essas características que estejam faltando em nós próprios.

Carl Jung em sua psicologia analítica e Joanna de Angelis em sua série psicológica nos esclarecem que 
"....Sem a realização do auto amor, o indivíduo não possue condições de amar verdadeiramente a ninguém, porque sempre estará buscando no outro aquilo que lhe falta como se possuísse um vácuo, um espaço vazio em sua personalidade ou psique, que necessita ser preenchido por outra pessoa.
Esse vácuo seria a falta de características que gostaria de incorporar à sua personalidade e que ainda ainda não conseguiu, 
ou ainda o excesso de características desagradáveis que não conseguiu ainda retirar de sua personalidade.
Dessa forma, automaticamente e sem perceber, existe uma forte tendência do ser humano em buscar nos outros aquilo que Falta em si mesmo, caracterizando assim a chamada projeção psicológica".

Pois bem, e qual seria a solução para que trabalhemos o desenvolvimento do Auto- Amor?
.........

Então devemos nos afastar da pessoas quando temos dificuldade na relação? 
Bom, Daí cada um deve dedidir isso, mas.o fato é que o problema continuará em outras relações enquanto não houver a cura para a falta da Auto- Realização.
Na verdade, a solução só poderá acontecer através do Auto-conhecimento, da Auto-Percepção para se conscientizar do problema, para poder se curar e resolver em si mesmo esses buracos e dificuldades e não exigir que os outros resolvam para nós. Eu sempre digo que a negação é o 1@ empecilho para a cura. 
Muitas vezes é necessário uma ajuda terapêutica, isso é certo, a fim de nos livrarmos de traumas de infância, carências não resolvidas etc. 
.......
Vejam bem, A grande dificuldade está na falta de espiritualização na verdade, na falta do Amor verdadeiro na alma, falta da empatia, devido ao primarismo que ainda conservamos em nós, o materialismo ainda arraigado que corresponde ao nosso lado instintivo de animal, ligado à necessidade primitiva de reprodução e defesa, e que lentamente devemos abafar pois que nos afasta do lado Sentimental, amoroso, e que não conseguimos ainda superar através do desenvolvimento de nossas características mais nobres e valorosas, do Amor verdadeiro que todos temos em estado latente aguardado nossa boa vontade para florescer....
Esse primarismo que precisa ser vencido para se chegar cada vez mais à perfeição que nos leva ao Amor supremo à todos e a nós mesmos. Pois temos em nosso interior o Demônio e o anjo em estado latente, e é preciso vencer esse demônio para fazer florescer as qualidades positivas da alma., como a empatia por exemplo.

Pessoal, Devemos nos relacionar com os outros aceitando quem São porque todos estão em processo de crescimento e evolução como nos mesmos., isso é empatia.
Ou outros também têm carências e questões é dificuldades a resolver, em suma, todos têm sua bagagem evolutiva assim como nos temos e devemos entender a limitação de cada ser humano.
Claro que devemos sim, nos posicionar diante de cada relacionamento que desenvolvemos, da forma que melhor possamos conduzir esta relação, ou seja, se confiamos na estabilidade da pessoa e sentimos reciprocidade de afeto, dedicação, empatia e amizade, reagimos de acordo com o que podemos esperar daquela criatura, da forma que sabemos que será bom para nós.
Se sentimos que a pessoa não é tão instável, ou comprometida na relação, se não nos sentimos seguros e confortáveis nesta relação, Devemos não necessariamente nos afastar dessa pessoa, mas dosar a convivência de modo que não nos afete emocionalmente de forma negativa frustrante, onde ocorre o dar sem receber. 
Isso não se trata de egoísmo mas sim de proteção emocional.

Desta forma, além de se curar individualmente, você pode utilizar o relacionamento como um mecanismo de cura, quando observa o que te incomoda e o que julga no outro, poderá ir se conhecendo através do outro, percebendo que essas são suas sombras, aprendendo a respeitá-las e integrá-las, crescendo, evoluindo e colaborando para a evolução do outro também.

Em suma, Devemos amar a todas as pessoas como Jesus nos ensinou, mas não necessariamente agir com todas de forma idêntica.
Eu espero que esse conhecimento baseado nas lições de nossa querida mentora Joanna de Angelis nos ajude a sair da obscuridade de nossas dificuldades na área da relação humana e que possamos à partir disto, começar ao menos a nos curar de nós mesmos para que possamos desenvolver cada vez mais relações de qualidade e amorosas verdadeiramente.
Muita paz a todos, e fiquem com Deus. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário