quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

O SIGNIFICADO DA DESORDEM NA CASA


O SIGNIFICADO DA DESORDEM NA CASA

Já ouvimos muito essa frase:
casa bagunçada, mente bagunçada.
Existem estudos que alegam que a desordem na casa reflete na mente humana e vice-versa, a desordem mental reflete na desordem da casa.

A pessoa pode até ter preguiça, não arrumar tempo para arrumar as coisas, mas não encontrar o que está procurando e viver no meio da bagunça e sujeira não traz alegria, muito pelo contrário.

A desordem na casa, quando está suja ou desorganizada, com armários e gavetas que estão bagunçados, causa certo estresse e desconforto não é verdade?

E o estresse e falta de alegria por sua vez, refletem na nossa saúde mental, psicológica e até física devido ao processo de somatização, ou seja, é um verdadeiro círculo vicioso.

Nossa casa é nosso templo sagrado, nosso local de descanso, de abrigo e proteção e reflete como estamos nos sentindo.
Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, mostrou que ambientes desorganizados além de provocar estresse, ansiedade e depressão, favorecem escapadas da dieta acreditam?

Porque a desorganização pode levar ao desânimo, baixa autoestima e consequentemente à uma má alimentação, isso porque a falta de planejamento faz com que a pessoa fique atrapalhada e desanimada e não seja capaz de organizar suas compras e seu cardápio da semana, gerando problemas de obesidade, diabetes e colesterol alto.

A falta de organização pode levar, ainda, ao comprometimento da qualidade da vida em diversos outros aspectos. Isso porque a bagunça pode acabar deixando as pessoas confusas, sem foco, o que diminui a capacidade de produção.

Quando se passa uma parte significativa de tempo procurando coisas, inevitavelmente, você perde compromissos, paga conta com multas e até mesmo deixa de usar seu tempo para coisas mais úteis e que lhe dão satisfação de vida.

Além dessas doenças citadas, a bagunça pode gerar alergias problemas respiratórios, doenças de pele e até bronquite, porque ambientes desorganizados e cheios de coisas dificilmente são limpos com a frequência que deveriam.

Mas uma coisa importante, aliás talvez a mais importante e que deve ser lembrada, é que a procrastinação e preguiça em organizar a casa pode estar refletindo PROBLEMAS MENTAIS e PSICOLÓGICOS.

Segundo os estudiosos do comportamento, a acumulação de coisas na casa e a desordem por exemplo, estão relacionadas a diferentes tipos de medos, como o medo de mudança por exemplo, medo de ser esquecido, medos que simbolizam a confusão e falta de foco, caos, instabilidade e pode significar incertezas sobre seus objetivos, sua identidade ou o que você quer da vida.

Isso é até tema de programa de televisão, os acumuladores não é? nós vemos que são pessoas bastante doentes e que afetam de forma muito negativa suas famílias também.

Os estudiosos dizem que Além disso tudo, o local da casa em que a bagunça ou o acumulo se instala reflete qual é a área problemática na sua vida.
Por exemplo, o armário reflete como você está emocionalmente mal e, uma vez que você organiza, seus conflitos internos acabam se acalmando.

A confusão no quarto pode significar que a pessoa costuma deixar coisas inacabadas e que tem dificuldade em ter um parceiro ou trabalho estável.
A sua cama desarrumada a noite, significa que a sua vida amorosa também perdeu o brilho, você larga a cama de qualquer jeito, não se importa.

É como pessoas que não tem muita higiene corporal, pode significar auto-desprezo, apatia, desânimo com a vida amorosa e falta de auto-amor também.

O feng shui diz que é muito ruim manter objetos quebrados ou danificados durante muito tempo pensando em repará-los algum dia, mas segundo os estudos também, eles simbolizam promessas e sonhos quebrados e se são eletrodomésticos, móveis eletrônicos ou talheres, podem significar problemas de saúde e financeiro.

Em relação ao acumulo de coisas, se for o acumulo de coisas novas indica que você está tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo e que você não está se concentrando no que você precisa fazer e que perdeu direção.

O acúmulo de coisas antigas, objetos que você não usa há muito tempo e que estão empilhados no sótão, garagem e armários ou documentos antigos em seu computador que você não usa mais, revistas por mais de 6 meses guardados, ou roupas que você não coloca usa a mais de um ano, Isso é reflexo de que você está vivendo no passado e está deixando suas velhas idéias e emoções assumir seu presente e, ao mesmo tempo, impede que novas oportunidades e pessoas entrem em sua vida.

Cérebro confuso
Segundo os estudos realizados, ambientes desorganizados geram estresse por conterem uma grande quantidade de informações que confundem o cérebro. Além disso, atuam como um lembrete visual constante de que o trabalho está inacabado.

O estresse constante potencializa a hipertensão, aumenta a taxa de mau colesterol, favorece o tabagismo, o diabetes e o sedentarismo, fatores de risco para doenças cardíacas.
O estresse é uma mola propulsora que interfere em todos esses fatores.

Os estudos provaram que quando a situação se estabiliza, quando o estressa diminui, os picos hormonais de adrenalina, noradrenalina e especialmente cortisol, se normalizam quando a situação passa.
Mas, no estresse constante, esses níveis hormonais são mantidos e aumentam os riscos à saúde.

Além da obesidade, dos problemas digestivos e das doenças cardiovasculares, o estresse está envolvido nos distúrbios do sono, em doenças autoimunes e até cânceres.
Evitar as fontes de tensão prolonga a expectativa de vida, deixa-se de sofrer com todos os fatores de risco para doenças, aconselham os especialistas e completam dizendo que a desordem e a sujeira incentivam a proliferação de fungos, bactérias no ambiente doméstico que podem causar inflamação, doenças respiratórias e acúmulo de toxinas, possibilitando doenças crônicas no futuro, como rinite alérgica, por exemplo.

O hábito da organização dos espaços, pode nos levar a fazer uma profunda reflexão sobre aquilo que possuímos e sobre os reais valores da vida, que pode nos levar à necessidade de guardar somente aquilo precisamos, o que realmente é útil e nos traz alegria e bem estar.
Para iniciar, comece pelas coisas menores e vá para as maiores.

O entorno onde habita a ordem transmite calma, disciplina. É como se o ambiente organizado nos transmitisse um recado para que nos comportemos de acordo com este ambiente de calma, paz e equilíbrio.
Trata-se de muito mais do que limpar um ambiente, é nos reencontrar conosco mesmo renovando nossa realidade e sentindo imenso bem estar interno.

É preciso ser consciente daquilo que estamos apegados e que não é mais útil, para permitir que entre a luz e alegria em nosso lar e consequentemente em nosso coração.

É preciso organizar tudo, abrir as janelas do local, da casa, deixar o sol e a luz entrarem e energizarem tudo.
A luz do sol muda até o cheiro do ambiente.

Há pessoas que têm uma tendência quase Obsessiva para arrumação e outras para o caos, mas devemos saber que o ideal está no meio termo, porque daí podemos equilibrar ambas as forças, reencontrar o ponto de equilíbrio e a nós mesmos e nos sentir confortáveis sem chegar à extremos.
Quando você renova seu espaço por completo, muda todo o cenário e a mudança é tão profunda que você sentirá que vive em um lugar diferente.
E nós precisamos de renovação em nossa vida.

Então, se existe desorganização na tua casa, em algum ambiente que você vive, lembre-se disso tudo que falamos e passar a modificar sua vida buscando organizar seu ambiente, com o pensamento de que vida organizada corresponde a mente organizada, e vive versa. E vá mudando, limpando renovando, deixando o sol entrar, e você vai ver que apesar do trabalho, essa atitude vai trazer mais alegria e ânimo para sua vida, e até criatividade porque na da bagunça, você pode até achar idéias, projetos que estavam esquecidos e agora você pode retomar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário