ENTENDENDO A VIOLÊNCIA NO MUNDO
Muito se tem falado e questionado sobre os motivos de a violência que imperar na sociedade nos dias de hoje porque temos ficado assustados com o que estamos presenciando.
Estamos falando aqui da violência em todos os níveis e formas, desde a violência doméstica, nas relações, quanto a violência nas ruas e até a violência virtual também.
De acordo com os estudiosos do comportamento humano, a explicação de toda essa violência pode estar em vários aspectos, mas um aspecto sumamente importante é o que diz respeito à educação e Cultura, e que encontra sua motivação no PRECONCEITO gerado pelo NARCISISMO.
Então a violência de fato, começa dentro de cada um de nós.
A pessoa narcisista é arrogante e se considera superior aos outros, e sente necessidade de ser admirada e elogiada constantemente.
Ela nutre um sentimento de indiferença em relação ao outro, ela não têm empatia e solidariedade com ninguém. A pessoa narcisista é imensamente EGOÍSTA.
Quando uma pessoa é narcisista por se achar melhor do que os outros, ela se acha no direito de julgar, condenar, e muitas vezes, a depender da situação psíquica, emocional e moral da pessoa, até de matar a pessoa, sentindo que está se livrando e livrando a sociedade do mal.
Hitler era um narcisista, ele por ser muito vaidoso, tinha seus problemas de auto-estima por ter algum problema físico ou emocional que recalcou e projetou para fora, para as pessoas, mas além disto, ele por ser um narcisista, enxergava inferioridade nas pessoas, nos Judeus em especial, e por isso, resolveu aniquilar esse povo da face da Terra, e ainda achava que estava fazendo um favor para à sociedade.
E é por isso que vemos ainda hoje em dia, apesar dos horrores e repúdio ao nazismo, grupos de seguidores de Hitler, usando ainda o símbolo da suástica e reprimindo e atacando grupos.
Essas pessoas são narcisistas e se acham melhores e superiores aos outros, à certos grupos de pessoas que eles repudiam e querem se livrar e livrar o mundo dos que consideram inferiores, e eles repudiam essas pessoas devido ao preconceito que alimentam na alma.
A gente percebe que essas pessoas narcisistas perderam o senso do limite da etica e da moral que impede o ser humano de cometer crimes.
Mas o que será que incentiva as pessoas à perder o senso do limite que impede o cometimento de violências?
É preciso questionarmos essas coisas diante do crescimento constante da violência na sociedade.
Será que são os programas de violência que passam na televisão?
Será que são as notícias e cenas terríveis que estão ai na internet sendo espalhadas feito pólvora, que incentiva as crianças e as pessoas a serem violentas?
E se esses são os motivos, pareve bem óbvio que essas pessoas que cometem violência, não possuem uma personalidade totalmente estruturada no bem a ponto de julgarem as situações sem interferência dos outros, a ponto de evitar ser massa de manobra dos meios de comunicação violentos e no mais das vezes exagerado não é?
Com certeza isso ocorre sim, muitas pessoas não tem uma personalidade bem estruturada e madura e uma alma boa o suficiente, a ponto de resistir à má influência da sociedade e dos meios de comunicação e se deixam levar, se tornam massa de manobra com certeza. Vimos um exemplo disto nos atos violentos contra as instituições, vemos isso na sociedade, nas famílias, na vida, de uma forma ou de outra vemos isso diariamente.
Daí vamos concluir então que as pessoas não têm total culpa? que elas simplesmente foram influenciadas por terceiros, então a culpa tem que ser dividida?
A resposta é NÃO.
Obviamente que a sociedade quando incentiva a violência de uma forma ou outra têm culpa pela violência instalada, trata-se de uma sociedade doente, mas a criatura que pratica a violência é totalmente responsável pelos seus atos.
Da mesma forma e por outro lado, se formos observar com o olhar espiritual, sabemos que as pessoas que morrem vitimadas por violência, certamente tiveram que morrer desta forma, uma vez que não deram causa e nem motivaram essa situação nesta vida, porém carregam esse carma motivado em vida passada. Mas a pessoa que comete o crime é 100% responsável pelo seus atos.
Isso é bíblico, Jesus disse: " É necessário que o escândalo venha, mas ai daquele que for o causador do escândalo", foi isso que Jesus quis dizer, que todos nós somos 100% responsáveis pelos nossos atos.
Nós vemos muitas dessas pessoas que estão cometendo atos de extrema violência a justificar seus atos porque sofreram bullying, mas isso não é justificativa para o cometimento de violência.
Isso é na verdade sinal de pura vingança, falta de maturidade e equilíbrio emocional e falta de desenvolvimento espiritual.
Na verdade, o primitivismo moral e espiritual, leva a pessoa a querer achar um culpado pelos seus dilemas e vem o desejo de se vingar, porque assim a pessoa não tem necessidade de buscar em si mesma a razão de seus problemas, e nem necessita, em seu conceito, fazer força para resolver seus problemas, traumas e dilemas.
É uma grande verdade que a violência é um problema também educacional e cultural, o que é algo muito grave e sério, somos criados para sermos narcisistas, para acharmos que somos melhores do que os outros, e isso pode nos levar a diminuir as outras pessoas, a julgar as outras pessoas, a acha-las menos valorosas, e a ter sentimentos de desprezo e raiva pelas pessoas.
Vejam que a própria sociedade leva às pessoas a pensarem que não tem tanto problema ferir as outras pessoas, como se isso fosse comum, ao ponto de, a depender do desequilíbrio psíquico ou da falta de moralidade, a ferir e até a matar uma pessoa.
Olhem a gravidade disto.
Estamos vivendo uma apologia à violência, como se a violência fosse algo comum e banal.
Muitas vezes as redes sociais influenciam determinada classe de pessoas a achar que tem o direito de machucar uma pessoa porque ela merece sofrer, olhem o absurdo disto?
Nesta divisão ideológica-política que estamos vivendo, presenciamos isto direto.
Então o que fazer já que a evolução tecnologica não pára e as coisas espalham feito pólvora cada vez mais nas redes sociais ?
O que podemos fazer para ajudar a evitar a propagação dessa violência toda?
Primeiramente devemos entender que o combate da violência é individual, necessita o combate ao primitivismo, ao narcisismo, ao orgulho que faz com que a pessoa se ache melhor do que os outros, e isso é obrigação de cada pessoa.
Porque nada justifica a prática da violência e nem tira a responsabilidade individual pelos atos cometidos.
Uma pessoa boa, que não é egoísta porque busca combater o mal em si, uma pessoa que não é narcisista, ela não compactua com a violência contra qualquer ser humano, nem contra animais e nem contra qualquer ser vivo que seja.
Uma pessoa boa e consciente não admite que a violência prevaleça dentro de si mesma.
Então é isso que precisamos fazer, é isso que nos cabe primeiramente, ser realistas e entender que ninguém é melhor do que ninguém, todos somos iguais com algumas peculiaridades diferentes, então devemos trabalhar pela igualdade, pela União e não pela superioridade que só causa mais divisões e violência.
Isso é um trabalho individual, muito sério e urgente.
Segundamente é obrigação de todos nós, e é urgente fazer a nossa parte para conscientizar a sociedade disto tudo, é preciso educar a sociedade, e a forma de ajudarmos a combater a violência é agindo com ética, moral e consciência, passando também a conscientizar as pessoas, à própria família, sobre tudo isso, de forma preventiva e combatendo desde cedo as más tendências nas crianças para que se corte o mal pela raiz.
Então os pais, os educadores e professores devem fazer o mesmo, ensinando e conscientizando seus alunos sobre tudo isto, combatendo neles neles o narcisismo e egoísmo, não permitindo manifestações violentas, que muitas vezes são exteriorizadas através de brincadeiras que na verdade são deboches e desprezo pelos colegas e que são praticadas dentro e fora das salas de aula, por crianças com tendências narcísicas.
Isso não pode e não deve ser permitido.
É preciso que a sociedade, cada pessoa dentro de cada papel exercido nela, passar para as pessoas, para os filhos e crianças o senso de humanidade e espiritualidade.
E em terceiro lugar, é preciso passar a divulgar o bem pelas redes sociais, ao invés de divulgar coisas esdrúxulas, violência, bullying, noticias fúteis.
Porque o momento em que você divulga algo violento, você está incentivando e trabalhando pela violência. Na verdade, você está pondo para fora aquilo que você pensa e é na realidade, muitas vezes se aproveitando da publicação de alguém para fazer o mesmo que ela fez, ,exteriorizando o seu lado narcísico, violento e egoísta, não adianta pensar que não porque é isso mesmo.
É claro que o pior é fazer o mal diretamente, mas nao devemos mais nos omitir, Não perca mais seu tempo com inutilidades que nada acrescentam nem à sua vida e nem ao todo.
Trabalhe pelo bem, busque se instruir no bem, no que é ético, bom e moral, e que pode transformar a sociedade para melhor e divulgue, espalhe, propague.
Precisamos agir como co-responsáveis por tudo o que acontece nas redes sociais e na sociedade, e não basta não fazer algo, é preciso combater o mal, porque a omissão anda de braços dados com o crime.
Eu vou repetir o que a espiritualidade têm nos alertado e tenho sempre passado pelos meus vídeos, atualmente, nesta fase de transição que estamos passando, não basta mais não fazer o mal, não fazer o bem já é fazer o mal.
E você, se auto observe, será que você também é um narcisista em algum grau? Será que você se acha melhor do que alguém porque não pertence àquela classe ou grupo de pessoas que você despreza?
Será que achamos que somos melhores do que os outros, e isso tem nos levado a diminuir as outras pessoas, a julgar as outras pessoas, a acha-las menos valorosas, e a ter sentimentos menos nobres por elas, desprezo, raiva, ainda que seja por pensamento?
Vamos ser sinceros conosco mesmo porque o momento Planetário que estamos vivenciando não permite mais enganos e mentiras, ainda que sejam mentiras veladas, não verbalizadas, porque tudo cada vez mais virá à tona.
Separação do joio e trigo, lembram-se? Ninguém irá ficar de fora disto.
Gente, não devemos mais adir, estamos em últimas oportunidades de despertamos para o bem, e o momento atual humano pede trégua, ninguém aguenta mais a falta de amor que tem dividido a sociedade e causado tanto mal e violência.
A divisão, o efoismo, a violência e a solidão são as doenças atuais da humanidade.
O momento pede conscientização e ação no bem por parte de todos nós para que cada um de nós faça o seu melhor para promover a união, a igualdade, a paz e o amor entre todos e para o bem de todos, então pensemos nisto e façamos a nossa parte, sendo mais humildes, pensando no bem, agindo no bem, e influenciando os outros a fazerem o mesmo.
Pensemos nisto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário