PAZ
A grande maioria de nós vive buscando o contentamento de viver não é?E uma forma bem comum de imaginar a satisfação de vida, é através do alcance da paz.
É muito comum usarmos expressões falando assim: fulano tira a minha paz, cicrano me inferniza a vida, beltrano me entristece,
Tal situação me inquieta, Aquela outra me irrita e por ai vai.
O problema é que, no mais das vezes, nos equivocamos sobre o que significa estar em paz.
Achamos que paz significa silêncio, não estar no meio de multidões, de gritarias, etc.
Ocorre que essas situações ajudam sim a atingir um estado de calmaria, mas não levam o indivíduo a atingir o estado real de PAZ.
Em suma, acreditamos que ter paz significa não ter problemas, não ter dificuldades nas relações, nenhuma situação ou pessoa a nos irritar, e assim por diante.
Só que não.
Quando alcançamos a paz verdadeira e autêntica, nada e nem ninguém pode nos tirar essa paz.
A paz verdadeira equivale ao alcance do estado de NIRVANA.
E o que é estado de NIRVANA?
O Princípio de Nirvana, segundo Freud, significa a tendência da pulsão de morte, (mas não tem a ver com desencarne), pulsão de morte significa, a tendência radical para levar a EXCITAÇÃO ao nível zero.
Seria a REDUÇÃO COMPLETA das TENSÕES que conduzem ao desprazer com a vida.
Um dos princípios que, segundo Freud regem o bom funcionamento mental, seria a atividade psíquica que tem por objetivo evitar o desprazer e proporcionar o prazer.
Esse prazer significa alcançar um estado de paz, de bem estar, de contentamento com a existência, em qualquer circunstância, na alegria e na dor, pois nada é fixo e nem permanente, portanto o estado de dor sempre passará.
LEMBRANDO QUE FELICIDADE NÃO SIGNIFICA NUNCA FICAR TRISTE.
Vejam como essa tese da ciência confirma à tese espiritualista espírita, que diz justamente isso, que apesar dos desafios existenciais é possível ser feliz.
Ou seja, o estado de paz é antes de tudo, um estado interior, de ABRANDAMENTO INTERNO DAS TENSÕES.
E como podemos buscar o contentamento em todas as situações da vida? essa é a questão.
Nesse sentido, desta busca do prazer de viver, é sábio por exemplo, buscar contentamento em tudo, principalmente naquilo que você tem que fazer. Buscar um contentamento nas suas atividades e coisas e lugares que é obrigado a fazer e estar.
Por vezes é importante adaptar outros elementos às suas atividades à fim de que se tornem mais prazeirosas.
Às vezes é necessário criatividade para tornar algo massante em algo interessante e satisfatório. Depende do olhar que se olha.
O estado de Nirvana nos ajuda a apreciar a vida.
Devemos compreender que tudo é transitório, tudo muda. Entenda que o que hoje lhe causa dor, amanhã não mais lhe machucará.
É importante desenvolver esse olhar compreensivo, paciencioso em relação às dores e dificuldades.
Nada é fixo e nem permanente, nem a dor e os problemas o são.
Apreciar a vida depende de uma capacidade de transformar os acontecimentos mais desagradáveis em fatos normais, sem dramatizar nada, pois tudo passa, porque tudo é transitório, com exceção da vida espiritual.
E o bom é saber isso, que nosso EU, nossa CONSCIÊNCIA, nosso ESPÍRITO não passará, porque é IMORTAL. NÃO perdemos nossa consciência e tudo que aprendemos e adquirimos em termos de sabedoria e o amor que desenvolvemos. A vida é ETERNA no que ela tem de melhor e caminhamos para a luz, para a plenitude, para a perfeição.
************
EU GOSTO DOS ENSINAMENTOS BUDISTAS, E MUITOS TÊM A VER COM O ESPÍRITISMO.
O último ensinamento de Buda, POR EXEMPLO PODE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE O MUNDO À NOSSA VOLTA:
"...depois de minha morte respeitem e compartilhem os meus preceitos...
1-sejam éticos, A ética é fazer o bem para o maior numero de seres. Isso leva ao auto-respeito e ser respeitado pelos demais;
2- Controlar os 5 sentidos, parcimônia e auto-controle.
3-Não sintam raiva, sentir raiva aprisiona o ser, quando a agressão alheia nos atinge, ficamos na mão do agressor Devemos entender que a agressão do outro significa que ele tem problemas e precisa de ajuda. O problema dos outros são somente deles. Dessa forma todos os dias serão bons, nada os atingirá. Oremos por aqueles que precisam ofender aos outros.
4-Façam dos ensinamentos o seu mestre, para o auto-conhecimento verdadeiro.
Não devemos perder tempo com COM CONVERSAS e ATITUDES INÚTEIS.
Devemos aproveitar bem o nosso tempo com boas leituras, boas conversas, bons pensamentos, boas ações e assim por diante, porque é somente essa bagagem que iremos carregar conosco vidas afora.
Quanto mais acumulamos esses bens verdadeiros, mais PAZ e SEGURANÇA sentimos.
.
Busquem sempre o Despertar, não percam a oportunidade humana de despertar.
O despertar da consciência é a MAIOR META HUMANA.
Devemos apreciar a vida assim como ela é, em qualquer fase da vida, pois nada é fixo e nem permanente NESTA VIDA.
Mas o Ser Humano é IMORTAL, e essa é a certeza que temos. E AI ESTÁ A BELEZA E O SENTIDO DA VIDA. SÓ ISTO ALIÁS DÁ SENTIDO À ESSA VIDA.
E entenda como você se torna a transformação que você quer e Entenda como você transforma a você e as pessoas à sua volta sem esforço, pois se houver muito esforço está errado e se não houver esforço nenhum, você fica na área de conforto, não CHEGANDO A LUGAR ALGUM. É o ESFORÇO SEM ESFORÇO, e isso tem que ser natural e deve fluir.
Devemos apreciar a vida, todos os seres hominais, animais e vegetais, não só apreciar àqueles que selecionamos, mas todos os seres na sua multiplicidade.
Todas as pessoas tem causas e condições, e ninguém atravessa nossa vida sem alguma razão.
É interessante e oportuno aprendermos a ouvir os demais. Nós crescemos quando passamos a ouvir e dar importância para as opiniões e idéias das outras pessoas. Não perdemos as nossas ideias quando ouvimos outras ideias, isso gera expansão de conhecimento para nós.
E assim, passe a apreciar a sua vida, o seu semelhante, tudo e todos ao seu redor, fazendo da sua vida uma vida BONITA, SIGNIFICATIVA, SOLIDÁRIA, COMOVENTE e ÚTIL, para você aprender a gostar de você como você é, sendo quem deseja ser, podendo assim ter condições de aceitar e gostar dos outros como eles são.
Dessa forma você alcançará a paz, porque esta paz tão almejada está dentro de você, dentro de cada um de nós, bastando apenas descobrir isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário