EXPANSÃO CONSCIENCIAL
Temos muito ouvido falar ma mídia e nos meios espiritualistas, sobre a necessidade da expansão consciencial, sobre a necessidade do DESPERTAR de cada um de nós, à fim de acompanharmos a Evolução do Planeta que transita para a Regeneração, à fim de PODERMOS VIVER NA NOVA TERRA, EM UM MUNDO MELHOR QUE ESTÁ SE DESCORTINANDO.MAS O QUE É NECESSÁRIO FAZER PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO PLANETÁRIA?
Então hoje vamos tentar entender mais sobre esse assunto tão importante para nossas vidas, porque trata-se justamente de nossa felicidade.
É importante frisar, que só de estarmos refletindo aqui, só de vocês já estarem interessados no tema desse canal, e de outros temas dos demais canais espiritualistas, já é sinal de certa expansão consciencial, como vamos ver a seguir.
Primeiramente, vamos entender que Deus, enquanto Fonte Criadora única, criou o Universo que chamamos de TODO, ou Consciência Divina, ou Consciência Primordial que são a mesma coisa, e tudo sem exceção, ocorre dentro dessa consciência Primordial, que se EXPANDE de tempos em tempos.
Todos somos parte do Universo, então somos parte do TODO, que na verdade dividiu-se, fragmentou-se, apesar de tudo estar conectado, criando as diversas consciências que somos nós.
Nós vivemos como individualidades, mas na verdade somos fragmentos do Todo, a separação é irreal, e chega a ser doentia, porque tudo e todos estão conectados e é assim que deveríamos viver e conviver, conectados, mas na realidade não é isso que vêm ocorrendo no decorrer dos tempos, como vamos constatar.
Então, todos os Seres viventes são consciências fragmentadas do Todo.
Algumas consciências vivem como Minerais, outros como plantas, outras como animais e outras mais evoluídas, como Seres Humanos, mas estamos todos conectados ao TODO.
Expandir significa dilatar, estender, ampliar, então, a expansão da Consciência significa ampliar a Consciência, saindo da limitação da consciência do Eu próprio que é o UNO, para passar a Consciência ampliada de conexão com o TODO UNIVERSAL.
Em nossa jornada Espiritual, expandir a consciência é o que e é mais importante.
A expansão da consciência é um longo caminho que todos temos que percorrer, porque somos destinados à isso. Quando ampliamos nossa consciência enxergamos novas possibilidades, nos reconectamos com o “Eu Superior”, abraçamos o Divino dentro de nós e enxergamos uma realidade maior e começamos a nos libertar das ilusões, conflitos, repressões, medos e sofrimentos.
Ocorre que o Universo está expandindo o tempo todo, então todos nós iremos expandir a consciência também, independente da nossa vontade, porque o Todo está expandindo.
Então trata-se de um processo natural que ocorre em velocidade diferente para cada um de nós.
Para entendermos esse processo devemos saber distinguir a MENTE de CONSCIÊNCIA.
A CONSCIÊNCIA é totalmente diferente da MENTE, porque a Consciência, como estamos vendo, é totalmente dominada pela centelha Divina, pelo Eu superior, que correspondente ao Todo.
Então quanto maior a conexão com o todo, maior a conexão com o Eu superior, mesmo que não se saiba ou acredite nisso.
Já na mente está justamente o contrário, corresponde ao INCONSCIENTE Humano, às Sombras, aos Conflitos, ao Ego Humano.
A psicanálise explica que desde o ventre materno, o feto já recebe os estímulos externos, informações passadas pelos pais que influenciam suas emoções e consequentemente à formação de sua personalidade.
Esses estímulos e influências ficam armazenados em área própria da Mente e criam padrões de comportamento.
O indivíduo pode ser saudável ou doente emocionalmente falando, conforme as influências externas que recebeu desde sua vida fetal.
Por isso Carl Jung disse que até você se tornar consciente, seu inconsciente dominará a sua vida e você o chamará de destino.
Nós chamamos de destino, mas na realidade é nosso inconsciente falando mais alto, nos dominando.
Então vemos que a MENTE é dominada pelos estímulos externos, ou seja, pelos sentidos, pelo Ego exigente, que no mais das vezes se deixa dominar pelas emoções e sentimentos contraditórios e negativos.
Por isso falamos la atrás que a separação é irreal e doentia, porque tudo e todos estão conectados, mas não vivemos e nem convivemos assim conectados como deveríamos, e por isso sofremos e adoecemos dominados pelo nosso inconsciente.
Então expandir a consciência significa não agir mais dominado pelos estímulos externos, pela inconsciência, mas sim pelo consciente ligado ao Todo, à consciência DIVINA.
Nós já vimos em reflexões anteriores que quando o Ser age influenciado pelos estímulos externos, sempre estará sujeito à cometer erros, injustiças, abusos, uma vez que está dominado pelos instintos primitivos, egocêntricos.
Então a criatura dominada pelos instintos, é egoísta, reativa, vingativa, agressiva, melindrosa, ela sofre a faz sofrer, é isso que tem acontecido conosco.
Quando a criatura se deixa levar pelos instintos, reage sem nem saber o que e porque exatamente está agindo assim ou assado.
A consciência começa a expandir quando a mente diminue, ou seja, a consciência cresce e a mente inconsciente decresce.
Para começar a expandir a consciência é preciso ser mais ANALÍTICO, passando a fazer escolhas melhores, mais conscientes, escolhendo o que é melhor, mais correto, digno e belo.
Ma verdade, para expandir a consciência é preciso abrir mão do PRAZER EXCLUSIVO E EGOÍSTA. É preciso desejar parar de consumir os OUTROS, seus recursos e qualidades reais ou imaginários, para passar a sentir satisfação em fazer os Outros felizes também, em doar-se também.
Ao passar a utilizar a consciência, o Ser se torna menos egoísta, menos julgador, menos preconceituoso, porque observa e pensa antes de agir. Observa e analisa as EXPERIÊNCIAS que a vida vêm lhe oferecendo.
Quanto mais consciente se torna um indivíduo, mais ele pausa, pensa, reflete.
menos reativo ele é.
Quando se pensa antes de agir e reagir, se faz melhores escolhas, não se deixa levar pelas emoções momentâneas, se mede e calcula às consequências.
Porque o correto é observar antes de julgar, escolher e agir.
Então vamos ver que o nível da consciência de cada pessoa é mostrada pelas suas atitudes.
A consciência de cada pessoa acaba por criar o mundo em que vivemos.
O nível de consciência das pessoas é que faz uma sociedade evoluir, ser mais justa e melhor.
O nível de consciência da massa de pessoas de uma cidade ou País, refletira nesta cidade ou Pais, que será melhor ou pior de acordo com o nível consciencial de seus habitantes.
Se antigamente o Mundo era Bárbaro, era porque a barbárie estava dentro de cada pessoa. As Leis, a sociedade, tudo refletia o nível evolutivo Consciencial de seus habitantes.
Infelizmente o Planeta Terra ainda é um dos Mundos menos evoluídos, por isso, porque está ainda na condição de Planeta de Expiação e Provas TRANSITANDO para Planeta de Regeneração.
Um Planeta Regerado é composto por consciências mais despertas, portanto é um lugar melhor para se viver, onde há mais justiça, mais equidade, menos preconceito e violência, menos egoísmo e mais amor entre as criaturas.
Mas nós estamos atravessado a TRANSIÇÃO para a Regeneração, por isso as coisas estão mais difíceis. Aqui tem MUITAS consciências não despertas, ALGUMAS tentando despertar e POUCAS totalmente despertas.
Cabe a cada um de nós buscar o despertamento, a expansão Consciencial.
Esta é a única forma de mudarmos o Mundo para melhor, ou seja, mudando a nossa própria consciência, porque não temos como mudar, expandir a consciência do outro.
A atitude de culpar, responsabilizar os outros pelas ocorrências de nossa vida é demonstração de falta de expansão consciencial.
Por isso que tentar mudar ou convencer alguém de algo é inútil.
Dai muitos podem dizer: quero um exemplo de expansão consciencial na prática.
Um exemplo de expansão consciencial, na prática, seria quando mesmo convivendo com uma pessoa tóxica, não critica-la e não se deixar atingir por essa pessoa.
Buscar sempre enxergar as coisas boas que essa pessoa têm, porque todos temos algo de bom, não somos nem todos luzes e nem todos sombras.
Vivemos momentos existenciais de luz ou sombra, vamos estender isso.
Daí muitos podem dizer: Ahh mas eu não consigo conviver com pessoas que são tóxicas, que me decepcionam, que não têm consideração, que tentam me diminuir, enfim, que me fazem mal.
Ok, mas isso depende do ângulo que se vê as coisas, uma pessoa só poderá nos fazer mal se permitirmos ser atingidos.
A nossa vida será de acordo com aquilo que pensamos, e como pensamos irá refletir em nossas ações e reações.
Expandir a Consciência não significa dizer que você tenha que viver grudado à pessoas que não tem afinidades, mas significa dizer que é preciso aprender a compreender as limitações alheias, assim como também temos nossas próprias limitações e desejamos também ser compreendidos e aceitos. Isso Significa aceitar as pessoas como elas são, mesmo não concordando com elas e mesmo elas estando erradas, não tendo que viver grudados à elas necessariamente.
ENTÃO QUANDO SENTIMOS QUE ESTAMOS CONECTADOS AO TODO?
OU SEJA, QUANDO SENTIMOS QUE ESTAMOS EXPANDINDO A NOSSA CONSCIÊNCIA??
Quando passamos a agir sabendo perdoar erros, dosar e administrar melhor as nossas relações, respeitando o modo de ser de cada pessoa.
Quando desenvolvemos a compaixão.
Quando nos sentimos bem e em harmonia com tudo e com todos.
Quando vencemos os medos.
Entendendo que desenvolver tolerância com pessoas difíceis significa expandir a consciência, enxergando essas pessoas como parte do TODO, que no momento estão manifestando-se da forma possível para essas elas hoje, e sendo que estão atuando como instrumentos para o nosso crescimento pessoal, nos impulsionado à prática da tolerância e empatia.
Por isso Chico Xavier dizia..." Aos Outros permito ser quem são, a mim exijo, busco ser cada vez melhor.
Essa é uma valiosa lição para Expansão Consciencial.
Não há possibilidade de expansão consciencial fugindo disto.
Isso não ocorre da noite para o dia, mas necessita de vontade e decisão de melhorar.
Na medida em que a pessoa começar a compreender que as atitudes alheias, muitas vezes agressivas, significam a existência de problemas emocionais, dores e conflitos, ela começa a entender que quem agride sofre e dai desenvolve a compaixão.
A partir dai começa a ter condições de pensar antes de reagir. Isso é expansão de consciência.
A expansão de consciência exige auto- conhecimento, porque é preciso se auto-observar, reconhecer as próprias atitudes certas e erradas para poder avaliar e efetuar mudanças.
Santo Agostinho nos deu a chave da expansão consciencial quando disse
" Se desejas melhorar nesta vida, conhece-te a ti mesmo"
É imprescindível parar de responsabilizar os outros pelas nossas dificuldades para passar a assumir total responsabilidade pela própria vida.
O parâmetro para saber se está integrado ao todo, que corresponde à uma consciência expandida é sentir o
amor Universal, não egoísta.
O egoísmo é falta de expansão consciencial, é querer todo prazer para si.
Pergunte-se se você está se integrando às pessoas, compreendendo, ajudando ou reclamando, falando mal ou criticando?
Pergunte-se: Quanto trabalho você dá ao Mundo?
Você produz algo ou somente suga?
essa pergunta é essencial para saber qual seu nível consciencial.
Estamos no nível de apenas tirar as coisas do todo ou oferecemos de nós ao todo também?
Como podemos ser útil? nossa capacidade está nas habilidades que temos para oferecer coisas aos outros.
Uma sociedade está doente quando só usufrui.
Expandir a consciência significa tornar-se:
mais responsável, menos vitimista,
mais tolerante, menos reativo,
mais pró-ativo, menos preguiçoso,
mais tranquilo, menos agressivo,
mais empático e menos egoísta.
Significa não se deixar dominar pelas emoções. O Domínio das emoções é uma das primeiras características da Consciência Expandida.
O Eu pequeno não se sente capaz de melhorar porque olha no espelho e se sente menor, dominado pelo Ego.
O Eu superior sim, sente-se capaz, porque já entende que não deve e nem pode jogar para ninguém a responsabilidade de sua vida, de sua felicidade, mas deseja sim melhorar-se e ser o criador de sua própria felicidade, para então sentir-se bem e pleno para passar a compartilhar sua felicidade com os demais.
E todos podemos e devemos assumir o nosso Eu Superior, porque todos somos parte da Consciência Primordial, todos somos parte do TODO e TODOS fomos criados para sermos Luzes, porque somos parte de Deus, da Consciência Divina. E para isso, basta querermos e trabalharmos.
Então vamos parar de criticar o Mundo falando que ele é ruim, vamos nós sermos bons para o Mundo.
“Não é o mundo que precisa mudar – é a nossa consciência que devemos elevar”
Rasheed Ogunlaru
Nenhum comentário:
Postar um comentário