quarta-feira, 15 de setembro de 2021

RECLAMAÇÃO X EXEMPLO.

                                                            RECLAMAÇÃO X EXEMPLO

Desde os Seres mais primários até os mais evoluídos, todos possuem o instinto gregário, e é a permuta de energia entre os Seres que assegura a sua preservação, sem a troca da energia da convivência o sentido da vida desaparecia.

Mas talvez pelo esquecimento ou ignorância mesmo dessa realidade, ou ainda diante das diferenças entre as pessoas, são frequentes as reclamações sobre o proceder Alheio.
É comum o pensamento de que o outro faz pior ou menos do que deveria, ou seja, deixa a desejar.

Isso tem, ao longo do tempo, causado os desentendimentos e dificuldades nas relações, infelicitando as criaturas.

São muitos os casos de reclamações: Nos ambientes de trabalho, empregados criticam falta de justiça por parte dos patrões e patrões reclamam que os funcionários deixam a desejar na execução do trabalho.

Pessoas casadas reclamam umas das outras, porque o outro fez ou deixou de de fazer aquilo que se esperava, porque faltou com o carinho, gentileza e atenção, ou por excesso de ciúmes, ou de controle, e por aí vai.

Pais reclamam de filhos porque não obedecem e não cumprem suficientemente suas obrigações, filhos reclamam dos pais porque são exageradamente controladores e exigentes.

Amigos se decepcionam uns com os outros e reclamam falta de consideração, ou atenção suficientes.

De um modo ou de outro sempre se espera bastante das outras pessoas.

E é comum acharmos que sempre estamos com a razão, e aí está o problema, todos temos nossas razões, somos Seres diferentes uns dos outros.

Mas a intenção desta reflexão é passarmos a enxergar um lado diferente da situação e nos propormos a uma mudança de perspectiva diante da insatisfação perante o semelhante.

Para isso é importante entendermos que quando mudamos nossas reações tudo se modifica ao nosso redor.
Então a mudança principal que devemos buscar é a nossa mudança íntima referente às nossas reações e atitudes, ao invés de esperar pela mudança alheia.

Mesmo porque já é mais do que sabido que ninguém consegue modificar o outro, muito menos à custa de reclamações e exigências, por mais fundadas que pareçam e ainda que se tenha a razão.

A queixa é inútil, é reação mental e emocional patológica, reflete insegurança e perturbação íntima que normalmente é transferida para o outro como forma de libertação da culpa e responsabilidade em efetuar mudanças.

É transferência sim, porque a Psicanálise diz que todos somos espelhos uns dos outros, de modo que sempre vemos nos outros aquilo que temos de bom e de ruim em nós mesmos . Isso é fato estudado e comprovado.

Só que nunca ocorrerá isso que esperamos, porque as pessoas são como são, cada qual está em seu momento evolutivo e não cabe tentar modificar alguém ao bel prazer.
A missão de cada pessoa é modificar a si mesma, para assim poder passar a lidar melhor e reagir melhor diante das dificuldades e falhas no comportamento alheio, muitas vezes equivocado.

Dentro desse contexto, algo que tem imenso poder transformador, é o EXEMPLO.

A melhor atitude frente aos erros do mundo é viver com acerto.
Se você ainda não é um modelo de conduta, lembre-se que dispõe de pleno poder interior para modificar a si mesmo.

A qualquer momento pode se decidir a ser compreensivo, generoso, puro e bom, apesar de tudo, mesmo que a maioria das pessoas não sejam assim

É um desafio isso, mas é possível desde que se decida ser assim e se persevere neste ideal, porque tudo tem um princípio e demora algum tempo para se consolidar.

Os maus hábitos de hoje foram construídos em algum tempo da jornada pessoal antiga, milenar, pela repetição de atitudes ruins e levianas e que hoje infelicitam.

Vicio e virtude são o atraso ou o tesouro, a infelicidade ou felicidade que se constrói no decorrer do tempo.

As virtudes serão alcançadas através da persistência na repetição de Atitudes saudáveis e positivas.

Os vícios levam à dores que exigem reencarnações de sofrimentos para a depuração do Espírito, já as virtudes trazem paz e plenitude.

Para alcançar a paz e plenitude e ser feliz, incumbe a cada pessoa desenvolver em si, as virtudes mais sublimes passo a passo.

Então é importante parar com as reclamações, e parar de se angustiar pelo proceder alheio.

Frente ao egoísmo que impera no Mundo, seja você quem auxilia e ampara.
Em face de perversões, mantenha um padrão puro de conduta,
Mesmo entre maledicentes, zele para que a sua boca não seja causa de escândalo e más palavras;
Em um ambiente corrupto, seja rigorosamente honesto.

É maravilhoso que você esteja em condições de perceber e vivenciar o bem mesmo quando a maioria não o faz.
Não menospreze essa dádiva baseado apenas no proceder equivocado dos outros.
Na impossibilidade de modificar o semelhante, cresça em compreensão e jamais esqueça do poder dos exemplos.

Sua conduta ilibada, correta, cedo ou tarde causará impacto naqueles que o rodeiam. Os bons exemplos cedo ou tarde influenciarão as pessoas ao seu redor.

Vamos nos espelhar nas palavras e exemplo de Chico Xavier que dizia:
"Aos outros eu permito ser como são, a mim exijo ser cada vez melhor".

Essas palavras resumem tudo. E além de dizer, Chico agia desta forma, o proceder dele sempre serviu de exemplo para todos em seu redor.

Têm duas frases atuais, que servem de exemplo também, e que foram utilizadas na pandemia que eu gosto muito e acho propícias para nossa reflexão:
"Ninguém larga a mão de ninguém"
Muito legal isso, a União, o amparo e apoio mútuo para enfrentar a situação difícil de melhor forma, esquecendo as diferenças nos momentos difíceis, deixando de lado as críticas, como é acalentador isso não é?
Outra
Frase do Paulo Gustavo pouco antes se desencarnar:
" Rir é um ato de resistência"
Realmente, quando enfrentamos uma situação difícil com bom humor, não curamos somente a nós, curamos outros que muitas vezes estão em situação mais difícil do que a nossa. Isso é gratificante.

Esses exemplos podem nos motivar, para que ao invés de pessoas reclamonas, insatisfeitas, possamos ser luzes, exemplos também para outras pessoas.

Revele você também a luz que existe em seu ser, o primeiro a se beneficiar com a sua luminosidade será você mesmo, que irá usufruir e se felicitar com a benção de uma consciência pacificada e tranquila.

A felicidade é justamente isso, a paz da consciência tranquila, e tenha certeza, você desenvolverá relacionamentos muito melhores à partir dessa mudança de atitude.

Pensemos nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário