TRABALHO E FELICIDADE
Hoje quero abordar sobre a questão da relação entre felicidade, realização pessoal e o trabalho .
Dessa forma devemos entender que o trabalho que o indivíduo realiza não pode ser visto e realizado somente com o intuito de satisfação das necessidades de sustento e de sobrevivência humana mas também como meta da vida, contribuição para a sociedade, dessa forma, deve ser gratificante e trazer sentimento de prazer e dever cumprido.
É bom entendermos que trabalho é considerado toda atividade que traz benefício para si mesmo e para a coletividade, seja ele voluntário, estudos, remunerado, projetos, artísticos, voluntário,filantrópico,Doméstico, etc. Ressaltando aqui à importância maior ao trabalho relacionado à educação imprescindível à formação de qualquer profissional e também à saúde, tendo em vista se relacionar ao pior momento da vida do ser humano, que é o estado de dor e enfermidade.
Hoje é 2@ feira, e me vem a mente que as 2@s feiras são os dias mais difíceis para aqueles que trabalham sem prazer e alegria, que não encontram satisfação pessoal no trabalho que realizam e que não se sentem gratificados.
Sem dúvidas, estamos ainda num planeta imperfeito e que o trabalho para muitos ainda é instrumento e forma de aprendizado da disciplina, subordinação, pontualidade etc. porque ainda precisam desenvolver essas qualidades. E também é certo que há injustiça por parte da política, do governo, instituições e administrações que não tratam e remuneram os profissionais como deveriam. Mas isso também ainda faz parte de um planeta imperfeito.
Porém também é certo que toda pessoa tem habilidades específicas e tendências inatas que devem ser conhecidas por si próprio e exploradas, desenvolvidas.
Todos estamos nessa vida para trabalhar, criar, desenvolver algo, projetos, contribuir para o desenvolvimento e melhora da vida e da sociedade, para sermos úteis.
Isso traz prazer, satisfação, preenchimento dos vazios existenciais.
O indivíduo que não produz, que não é colaborativo, cai no vazio porque todos os seres já têm inato em si a necessidade ter traçar metas e de realiza-las, sendo que a falta disso traz o tédio, desmotivação e infelicidade.
Dessa forma, todo indivíduo deve procurar descobrir seus dons e habilidades, deve procurar especializar-se e estudar para trabalhar naquilo que gosta e tem vocação dando sempre o melhor de si, de sua dedicação e esforço.
Com certeza, dessa forma o trabalho que é vocacional e realizado com prazer, com esmero não será nunca um sacrifício, mas uma forma de prazer e estímulo, será gratificante e preencherá o vazio existencial que só sente aquele que não encontra na vida a verdadeira finalidade de sua existência, ou seja, sua melhor forma de contribuição para si mesmo e para a sociedade e sua verdadeira vocação.
É importante frisar que todo trabalho deve levar em conta o sentimento de fraternidade, visto que nunca realizamos algo na vida que deixe de envolver outro ser humano e isso é o mais importante porque aquilo que realizamos sempre refletirá em outro ser humano de forma que o cuidado em nunca prejudicar o próximo e com o bem estar dos outros é primordial.
O ser humano foi criado para crescer e evoluir através do estudo, trabalho e desenvolvimento pessoal e é através do esforço pessoal e dedicação juntamente com o sentimento de fraternidade é que se alcança o sucesso pessoal e profissional.
Bom dia de trabalho a todos e que o seu trabalho e dedicação possa fazer a diferença para a coletividade e para o mundo, por mais simples que seja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário