terça-feira, 19 de fevereiro de 2019
INSATISFAÇÃO DO DIA-A-DIA
INSATISFAÇÃO DO DIA-A-DIA
Quando a pessoa nunca está satisfeita com a própria vida, é sinal de distúrbio que causa sensação de vazio existencial e tristeza e que costuma ser compensado com vícios, comida, bebida, jogos etc., porque nada preenche o vazio na alma do indivíduo.
É bem verdade que a busca do conforto e segurança material é válida, mas somente isso não preenche ninguém, o vazio não será preenchido apenas com isso.
Todo indivíduo que se percebe nessa situação, deve buscar realizar uma auto-análise, ou auto-conhecimento, com o intuito de descobrir o MOTIVO do vazio existencial.
Deve-se fazer questionamentos dos porquês de determinados sentimentos de vazio e tristeza.
É imprescindível descobrir a finalidade da existência e como alcançar o objetivo de ser feliz, superando as dificuldades e sabendo lidar com os momentos e eventos estressantes da existência, vivendo de maneira clara e sem culpa e usufruindo os dons da existência e aperfeiçoando-se sempre. Sem essa descoberta, não se encontra a paz e felicidade.
Primeiramente deve se compreender que o objetivo da vida humana é desenvolver todas as potencialidades adormecidas, e isso só pode ser realizado através da reforma íntima que todo ser humano deve procurar realizar, à fim combater seus defeitos, principalmente o egoísmo e orgulho e agregar à alma qualidades e virtudes.
Quando se adquire a auto-consciência, a fim de desenvolver seu potencial iluminado e fraterno, torna-se possível ao indivíduo, preencher os espaços afligentes do mundo interior, nunca atirando-se ao desprezo, ao abandono de si mesmo e ao vazio interior.
Dessa forma, o reconhecimento da realidade dos problemas e enfrentamento da situação se faz necessário através de esforço e disciplina. Deus espera de todos os seres, o fortalecimento que só se alcança através de repetição de atos e esforços necessários para a resolução dos problemas e alcance dos objetivos e ideais que se almeja.
A falta de empenho na reforma íntima e no desenvolvimento da generosidade e fraternidade, leva o ser ao vazio existencial, sem que perceba que o seu egoísmo é a razão disso, bem como da tristeza e desânimo que experimenta.
Todavia, a resolução do problema no mais das VEZES exige mudança e as pessoas não gostam de fazer o sacrifício, de sentir a fadiga de ter que mudar.
As pessoas querem soluções prontas para resolverem seus problemas, e essas soluções não existem, pois a fadiga e sacrifício fazem parte da existência humana.
Além do empenho necessário, disciplina e força de vontade, à busca da espiritualidade é algo importante, melhor dizendo, é fator imprescindível na busca do preenchimento do vazio espiritual.
Deve-se mudar de atitude racional e emocional para com a oportunidade existencial, dessa forma o desenvolvimento da fé, vincular-se à algum ideal digno, como por exemplo algum tipo de trabalho voluntário para o bem social, o desenvolvimento da piedade, ternura e fraternidade pelo semelhante, tornam-se referências que são estímulos para não se perder o significado interior.
Sem dúvida alguma, fazer o bem às pessoas, procurando ter uma alma alegre bem como sempre buscar levar a paz e alegria ao maior número de pessoas possível, essa energia e alegria doados, retornarão à quem doou em forma de paz, luz, plenitude e satisfação de vida.
A busca por terapias auxiliares como a meditação e a prece são valiosas na jornada do encontro consigo mesmo, bem como para o entendimento e superação dos eventos mais difíceis da vida.
O Estudo sobre a crença no processo reencarnatório e na continuação da vida depois da morte física é imprescindível para o entendimento dos mecanismos emocionais e psíquicos do ser humano, pois a jornada física é efêmera e isso pode frustrar o indivíduo bem como causar grandes medos, entre eles o pavor da velhice, do desamparo, do fim da vida, da morte.
No entanto saber-se que o espírito é eterno dá o consolo e a certeza de que essa vida é mais uma etapa da jornada espiritual que jamais findará com a morte física, reforçando a esperança no futuro e alegria de viver.
Com bases nesses estudos, podemos ter certeza que reencarnamos nesse mundo para aprender através da convivência necessária com os demais indivíduos tão diversos em sua forma de ser, a fim de lapidarmos nossa alma desenvolvendo qualidades de paciência, bondade, piedade e amor ao próximo e que não nascemos com outro móvel que não seja esse.
Devemos compreender que não basta a dedicação e doação de afeto e amor apenas à família consanguinea, isso e egoísmo de família e não leva a completude e felicidade à ninguém. Nascemos nesse mundo para aprender a amar e fazer o bem à todos, indistintamente.
Que tenhamos todos nós, seres humanos, a certeza de que todos temos condições e oportunidades de darmos uma finalidade útil e feliz para nossas vidas, independente da situação e do lugar que vivemos, nunca nos permitindo o abandono e o vazio existencial.
E que possamos seguir nossa jornada nessa vida, sempre buscando nos melhorar com coragem, disciplina, força de vontade e lealdade a nós mesmos, combatendo o egoísmo e orgulho que ainda existe em nossas almas, através da reforma íntima e do desenvolvimento da bondade e do amor ao próximo, sem esquecer do amor a nós mesmos e respeitando os anseios de nossos corações.
Concluímos que Essa é a nossa missão nesse mundo.
Feliz vida a todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário