quarta-feira, 26 de junho de 2024

CURANDO A NOSSA CRIANÇA INTERIOR FERIDA


 CURANDO NOSSA CRIANÇA INTERIOR FERIDA


CADA VEZ MAIS SE TORNA COMUM ENCONTRAR PESSOAS QUE DIZEM DESACREDITAR DAS PESSOAS, DAS AMIZADES E DO AMOR, PORQUE ALEGAM QUE AS PESSOAS SÃO EGOÍSTAS E SEM CONSIDERAÇÃO E POR AI VAI,
TAMBÉM COSTUMAM DIZER QUE DESISTIRAM DAS PESSOAS, DESISTIRAM DE “INVESTIR NISSO”, COMO SE TRATASSE DE ALGO QUE DEVA APRESENTAR RETORNO IMEDIATO POR PARTE DOS OUTROS. ALGUNS INCLUSIVE DIZEM QUE CRIAR VÍNCULOS NÃO É ALGO PRIORITÁRIO EM SUAS VIDAS.

MAS ÓBVIO QUE ISSO NÃO PROCEDE, RELACIONAR-SE NÃO SE TRATA SÓ DE PRIORIDADE, MAS DE NECESSIDADE ABSOLUTA PARA TODOS NÓS.

SEM JULGAR O CAMINHO QUE CADA UM ESCOLHE PARA SI, É NECESSÁRIO AVALIAR SE NÃO SE TRATA DE UMA DEFESA CONTRA O SENTIMENTO DO AFETO, DA AMOROSIDADE, DO ACOLHIMENTO que FAZEM PARTE DE NOSSAS VIDAS, E QUE TODOS PRECISAMOS NOS SUBMETER PORQUE SOMOS SERES GREGÁRIOS E INTERDEPENDENTES POR NATUREZA E PRECISAMOS DA TROCA DA ENERGIA DO RELACIONAMENTO, DO AMOR PARA SOBREVIVER, E ISSO FAZ COM QUE A MAIS0 FORTE RAZÃO QUE ALGUÉM DEFENDA, SE SUBMETA A UM PODER SUPERIOR A NÓS MESMOS.
E JUSTAMENTE POR ISSO, AQUELES QUE DESEJAM TER O CONTROLE DE TODAS AS COISAS PORQUE TEM MEDO DE “SOFRER”, TERMINAM JUSTAMENTE SOFRENDO AO ESCOLHER “NÃO SE RELACIONAR OU NÃO AMAR” COMO FORMA DE DEFESA.

TANTO NOS CONSULTÓRIOS COMO TAMBÉM NAS PESQUISAS SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO, VERIFICA-SE QUE muitas feridas emocionais provêm da infância, e por isso mesmo as terapias que tratam da mente humana, como a psicologia e a psicanálise, dedicam tanta atenção à criança ferida. Esse termo não se refere somente às questões cronológicas da infância, mas especialmente à interpretação e vivência imatura, OU SEJA, A MÁ ELABORAÇÃO das experiências negativas que vivemos na infância, A NÃO SUPERAÇÃO DESTES TRAUMAS.

Nos estágios iniciais do desenvolvimento da personalidade, o aprendizado e a vivência do amor é primordial, porque é através dos vínculos construídos com os nossos pais ou substitutos que elaboramos os modelos para nossos relacionamentos posteriores, OU SEJA, NÓS TENDEMOS A REPETIR PADRÕES DE COMPORTAMENTO NAS RELAÇÕES. Isso fica bem claro e evidenciado pela condição de dependência que marca os estágios iniciais da nossa infância.
A busca instintiva do seio materno, já nos primeiros momentos de vida, não é apenas para saciar nossa fome biológica, mas também emocional, porque ser acolhido e amamentado dá segurança ao bebê.

As bases afetivas do lar são essenciais ao desenvolvimento da autoestima, porque se a criança não se sente amada e acolhida pelos mais próximos, normalmente projetará nos relacionamentos externos toda a insegurança que vai sendo formada a partir das suas experiências iniciais. Se aqueles “heróis” a quem tanto a criança admira não a amam, não a acolhem devidamente, quem poderá amá-la? Essa dúvida pode ser o bastante para que se desenvolvam conflitos enormes na área emocional e da afetividade.

Outros fatores interferem negativamente, como os casos, aliás muito frequentes de violência, abandono ou negligência em vários níveis, bullyng na escola, isolamento e exclusão da criança de grupos de amigos, e outras formas de pequenas ou grandes rejeições, vão acumulando marcas no comportamento, na forma de complexos perturbadores. Aquele que não recebeu amor de forma saudável tem mais chances de apresentar dificuldades na expressão do sentimento no decorrer de sua vida.
****************************
DESENVOLVIMENTO DO COMPLEXO DE REJEIÇÃO

HÁ UM DITADO POPULAR QUE DIZ: "NÃO SE PODE AGRADAR A GREGOS E TROIANOS".

É CORRETO O DITADO, PORQUE É IMPOSSÍVEL AGRADAR À TODOS DEVIDO ÀS DIFERENÇAS INERENTES A CADA SER HUMANO, E NEM ESTAMOS NO MUNDO PARA ISSO MESMO.
PORTANTO, TODOS VIVENCIAM CERTA REJEIÇÃO AO LONGO DA VIDA, ISSO É NORMAL, LOGO, É IMPOSSÍVEL RECEBER UMA RESPOSTA POSITIVA EM TODAS AS OCASIÕES DA VIDA.

Porém, raramente somos ensinados a lidar com a frustração de um não. 
Os pais e professores podem ensinar o não para prevenir comportamentos perigosos ou grosseiros. Mas dificilmente encontramos orientações sobre como agir quando alguém nos rejeita. 

Na infância, quando as crianças do parquinho se recusam a brincar com você, esse acontecimento pode marcá-lo para sempre. Na adolescência, o bullying, que também é uma forma de rejeitar o próximo, também deixa marcas profundas em quem sofre esse tipo de agressão. 

No próprio ambiente familiar podemos encontrar muitos casos de rejeição. Pais que desaprovam o sonho de vida dos filhos, não gostam de um traço de sua personalidade ou rejeitam a sua sexualidade, isso é terrível. 
Situações como essas se repetem diariamente no Brasil e no mundo. 
Dinâmicas familiares negativas impulsionam o aparecimento do complexo de rejeição. 

Os sentimentos negativos que surgem desses acontecimentos machucam. 
Eles se tornam dores emocionais que carregamos para o resto da vida. 
Muitas vezes, sem ter consciência de que aquele momento específico foi determinante para a nossa condição atual.
*****************
ENTÃO, A FALTA DO ACOLHIMENTO E AMPARO NA INFÂNCIA PODE GERAR O SENTIMENTO DE DESAMPARO E O COMPLEXO DE REJEIÇÃO  QUE PODE SE TORNAR, E NO MAIS DAS VEZES SE TORNA DE FATO, UM GRANDE IMPEDIMENTO PARA A SAÚDE EMOCIONAL E PARA A AFETIVIDADE E QUALIDADE DE VIDA DE UMA PESSOA.

RARAS PESSOAS PROCESSAM BEM EM SEU DESENVOLVIMENTO AS SITUAÇÕES DE REJEIÇÃO À PONTO DE NÃO DESENVOLVEREM CONFLITOS.

E DAI, COMO FALEI, A PESSOA TENDE A REPETIR PADRÃO. COMO SERIA ISSO?

QUEM SE SENTE REJEITADO E DESENVOLVE O DESAMPARO E COMPLEXO DE REJEIÇÃO TENDE GERALMENTE FAZER EXATAMENTE O MESMO PARA SE LIVRAR, EXTRAVASAR ESTE SENTIMENTO RUIM. E ESSE COMPORTAMENTO RESULTA EM GRANDES DECEPÇÕES E PROBLEMAS NAS RELAÇÕES. 

Dessa forma, é difícil para a pessoa com sentimentos de rejeição formar laços duradouros, ATÉ COMO FORMA DE DEFESA CONTRA A DOR DA REJEIÇÃO. O problema, infelizmente, é um paradoxo, pois esta dinâmica apenas aumenta a sensação de estar sendo rejeitado. A PESSOA REJEITA OS OUTROS MESMO ANTES DE SER REJEITADA COM MEDO SE SER REJEITADA, MAS POR NÃO ESTABELECER VÍNCULOS SENTE MAIS AINDA A REJEIÇÃO, TRATA-SE DE UM CÍRCULO VICIOSO.

E COMO SE PROCESSA O COMPLEXO DE REJEIÇÃO?

COMO A MAIORIA DOS DEMAIS COMPLEXOS E CONFLITOS, O COMPLEXO DE REJEIÇÃO CORRESPONDE À EMOÇÕES ENRAIZADAS QUE CAUSARAM DOR E FORAM REJEITADAS PELO CONSCIENTE E POR ISSO FORAM ARQUIVADAS NO INCONSCIENTE.
OCORRE QUE COMO É O INCONSCIENTE QUE DOMINA A VIDA DAS PESSOAS SEM ELAS PERCEBEREM, NESTE CASO TAMBÉM, A PESSOA DOMINADA PELO COMPLEXO DE REJEIÇÃO, SE AUTO SABOTA SEM PERCEBER, DESENVOLVENDO RELAÇÕES DE MÁ QUALIDADE, EMOÇÕES RUINS QUE GERAM PROBLEMAS, ANGÚSTIAS E DIFICULDADES DAS MAIS DIVERSAS PORQUE A PESSOA SE SENTE CONSTANTEMENTE REJEITADA POR TODOS.

Em todas as situações sociais, a pessoa ou acredita estar sendo rejeitada ou JÁ IMAGINA que logo será rejeitada. 

Uma conduta dúbia ou comentário infeliz é o suficiente para alertar a pessoa complexada. Em outras palavras, vive em constante medo de sentir as emoções ruins que surgem com um possível abandono.

O COMPLEXO DE REJEIÇÃO AGE COMO UM BLOQUEIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS SADIAS. PODE ATÉ MESMO, COMO FALEI, SER UM MECANISMO DE AUTOSSABOTAGEM INCONSCIENTE, ONDE MUITO FREQUENTEMENTE A PRÓPRIA PESSOA TRABALHA PELO INSUCESSO DE SUAS RELAÇÕES, CLARO DE SEM PERCEBER, MAS ELA FAZ ISSO.

A lógica é mais ou menos assim: “Vou terminar/ir embora/desistir/não me apegar antes de ser rejeitado”, OU SEJA, ARRUMA MIL MOTIVOS PARA SABOTAR A RELAÇÃO PORQUE É DOMINADA PELO CONFLITO INCONSCIENTE.
Assim, a pessoa não consegue se entregar totalmente aos seus relacionamentos, prejudicando a convivência. 

O mesmo se aplica a projetos pessoais, trabalho ou estudo. Como está sempre imaginando um cenário de possível rejeição, A PESSOA COMPLEXADA não conclui suas tarefas ou não dá tudo de si PORQUE ELA PENSA ASSIM: “Por que tentar já que a minha ideia vai ser negada?”, é a lógica costumeira dessas situações. 
MESMO PORQUE A AUTO-ESTIMA É BAIXA, A PESSOA NÃO CONFIA NO PRÓPRIO POTENCIAL.
Neste caso, o medo da rejeição é um empecilho para que encontre o seu verdadeiro potencial. 

OLHEM COMO É O MECANISMO DO PENSAMENTO E SENTIMENTO DA PESSOA COM COMPLEXO DE REJEIÇÃO.

A PESSOA COMPLEXADA JÁ ESTÁ COM UMA CRENÇA FORTE QUE DIFICILMENTE HAVERÁ OUTRA FORMA DE TRATAMENTO QUE NÃO SEJA A REJEIÇÃO, ISSO PORQUE O MEDO DE SER REJEITADO É MUITO FORTE, ENTÃO, A TENDÊNCIA É ESPERAR POR UMA SITUAÇÃO SEMELHANTE A DO PASSADO, CONSEQUENTEMENTE, NÃO APROVEITA O PRESENTE NEM DESCOBRE AS COISAS BOAS NOS OUTROS OU EM SUA VIDA ATUAL, ENTÃO SUA QUALIDADE DE VIDA É POBRE.

Quando algo lhe é negado ou percebe um comportamento “estranho” de alguém próximo, o indivíduo complexado inconscientemente acredita que o passado está prestes a se repetir. Assim, já se arma contra a possível ameaça a sua autoestima e saúde-mental, E ESSA DEFESA SE REFLETE MUITAS EM RELAÇÕES FLUÍDAS, NA EVITAÇÃO DE ESTABELECER VÍNCULOS PROFUNDOS POR MEDO DE SE APEGAR E SOFRER.

A PESSOA COM COMPLEXO DE REJEIÇÃO REVELA TAMBÉM UMA GRANDE NECESSIDADE DE AGRADAR OS OUTROS, ELA NECESSITA DA CONSTANTE VALIDAÇÃO POR PARTE DAS PESSOAS
A pessoa dá grande importância para a opinião de terceiros. Procura fazer de tudo para que os demais tenham uma opinião positiva sobre ela. Caso contrário, entra em desespero por ter medo de ser REJEITADA. 

Outra consequência comum do complexo de rejeição é o isolamento social. 
Pessoas solitárias geralmente acreditam que não são bem-vindas já que foram machucadas diversas vezes pelo sentimento de rejeição. Desse modo, muitas preferem se manter reclusas.

*****************************
SOLUÇÃO

COMO OS CONTEÚDOS REPRIMIDOS E OS COMPLEXOS E TRAUMAS FICAM ALOJADOS NO INCONSCIENTE, PARA CURAR OS CONFLITOS E FERIDAS EMOCIONAIS É PRECISO QUE ESSE CONTEÚDO INCONSCIENTE EMERJA, VENHA PARA O CONSCIENTE PARA SER TRABALHADO E RESSIGNIFICADO DE UMA MANEIRA MAIS POSITIVA.

MAS O QUE FAZER AFINAL PARA QUE ISSO SE DÊ? COMO FAZER ISTO E COMEÇAR A TRABALHAR ESSES CONTEÚDOS ADORMECIDOS NO INCONSCIENTE E INICIAR A CURA DESSAS FERIDAS?
PRINCIPALMENTE QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS NO LAR FORAM DIFÍCEIS, E DEIXARAM EM NÓS AS MARCAS DA CRIANÇA FERIDA?

MUITOS NÃO QUEREM NEM SE LEMBRAR DE FATOS OCORRIDOS NO PASSADO E QUE MACHUCARAM, E MUITOS NÃO LEMBRAM MESMO, PORQUE MUITAS DAS VEZES, ALGUMAS LEMBRANÇAS DOLOROSAS SE APAGAM COMO FORMA DE PROTEÇÃO CONTRA A DOR.

MAS PRECISAMOS SABER QUE PERIODICAMENTE, TEMOS QUE RELEMBRAR, REVISITAR AS NOSSAS MEMÓRIAS, OS QUARTOS TRANCADOS DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, REELABORAR QUESTÕES DOLOROSAS E DIFÍCEIS, E NOS LIBERTAR À PARTIR DA CONSCIÊNCIA DISTO E DE UM OLHAR MAIS AMOROSO E MADURO SOBRE OS FATOS OCORRIDOS NO PASSADO.

PORQUE APESAR DE QUE NÃO PODERMOS MODIFICAR AS CIRCUNSTÂNCIAS QUE JÁ VIVEMOS, A NOSSA FORMA DE VER A VIDA SEMPRE PODE SER TRANSFORMADA, E DEVE SER, ALIÁS.

COMO DIZ O CHICO XAVIER:
" NÃO SE PODE VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇO, MAS SEMPRE SE PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM".

A CURA ESTÁ NO AMADURECIMENTO ESPIRITUAL E EMOCIONAL E PERDÃO, DOS OUTROS E DE NÓS MESMOS.

PRECISAMOS DE NOVAS LENTES EXISTENCIAIS PARA ENXERGAR OS PORQUES DE TUDO QUE NOS OCORREU PARA PODER LIBERTAR O AMOR QUE FICOU PRISIONEIRO.
ISSO DEVE INICIAR COM O AMADURECIMENTO, ATRAVÉS DO ENTENDIMENTO DE QUE DEVEMOS APRENDER COM AS DORES E DIFICULDADES, POIS PARA ISSO ELAS OCORREM.

NÃO NASCEMOS PARA SOFRER E SIM PARA APRENDER. NÃO NASCEMOS EM DETERMINADA FAMÍLIA MUITAS VEZES PROBLEMÁTICA PORQUE SOMOS VÍTIMAS OU MENOS DO QUE NINGUÉM, NASCEMOS NA FAMÍLIA IDEAL QUE PRECISAMOS PARA NOSSO CRESCIMENTO PESSOAL E ESPÍRITUAL.

OU SEJA, CRESCER, AMADURECER SIGNIFICA SE, DESPOJAR DO PAPEL DE VÍTIMA E COMPREENDER QUE TODOS VIEMOS AO MUNDO PARA DESFAZER LAÇOS DE INIMIZADE DO PASSADO E EVOLUIR.
TODOS ERRAMOS E ESTAMOS AQUI PARA APRENDER COM OS ERROS, DE MODO QUE NÃO HÁ ALGOZES E NEM VÍTIMAS, APENAS CIRCUNSTÂNCIAS NECESSÁRIAS PARA O APRENDIZADO E EVOLUÇÃO DE TODOS.

É CLARO QUE NA VIDA TUDO É AÇÃO E REAÇÃO, TODOS QUE FIZERAM OU FAZEM O MAL OU CAUSAM SOFRIMENTOS A ALGUÉM IRÃO SOFRER TAMBÉM NA MEDIDA E DA FORMA QUE AGIRAM, SEJA NO BEM OU NO MAL.

ENTÃO, NO PROCESSO DE RESSIGINIFICAÇÃO DA FERIDA EMOCIONAL, ESSA CRIANÇA FERIDA NECESSITA AMADURECER PSICOLÓGICA E EMOCIONALMENTE, TRAZENDO PARA A SITUAÇÃO O OLHAR DE ESPÍRITO IMORTAL QUE É, SE PREDISPONDO A PERDOAR AOS PAIS OU SEUS SUBSTITUTOS E TAMBÉM ÀS DEMAIS PESSOAS QUE O FERIRAM, À PARTIR DO PENSAMENTO DE QUE TODOS SOMOS ALMAS IMORTAIS À CAMINHO DA EVOLUÇÃO, E AS PESSOAS QUE FEREM OS OUTROS, FAZEM ISSO POR IGNORÂNCIA DE COMO FAZER MELHOR E PORQUE TAMBÉM FORAM FERIDAS.

ESSAS PESSOAS PROJETARAM SUAS DORES E AMARGURAS PARA VOCÊ. E ENQUANTO NÃO HAJA UM OLHAR CONSCIENTE NESTE SENTIDO, ESSE CICLO VICIOSO PERDURARÁ.

DEVEMOS COMPREENDER QUE OS PAÍS OU SEUS SUBSTITUTOS ERRARAM PORQUE AINDA NÃO PROGREDIRAM O SUFICIENTE PARA FAZER MELHOR, PORTANTO FIZERAM AQUILO QUE SABIAM FAZER, POIS QUE TINHAM SUAS LIMITAÇÕES E DORES TAMBÉM, OU SEJA, SUAS CRIANÇAS FERIDAS TAMBÉM. AGINDO ASSIM, POUCO A POUCO VAI SE RESSIGNIFICANDO E FAZENDO AS PAZES COM O PASSADO DE DOR, ATRAVÉS DESTE ENTENDIMENTO DE QUE TODAS AS PESSOAS ESTÃO EM PROCESSO DE APRENDIZADO AQUI NA TERRA., POR ISSO TODOS ERRAM.

ESSA ATITUDE MENTAL E AFETIVA, PREDISPÕE NATURALMENTE AO PERDÃO E PAZ DE ALMA, AJUDANDO NA RESSIGNIFICAÇÃO DA FERIDA DA ALMA.

O ESPÍRITO JOANNA DE ÂNGELIS NOS RECORDA ISTO:

“...é indispensável que se faça uma revisão desses conteúdos psicológicos, enfrentando com amor a própria infância não superada, a fim de diluir as fixações, mediante afirmações novas e visualizações afáveis, amorosas, que se sobreponham às de natureza perturbadora, crescendo, a pouco e pouco, na emoção, até atingir o amadurecimento que lhe corresponda à idade real”.

"Espelhos da alma: uma jornada terapêutica."
Núcleo de Estudos Psicológicos Joanna de Ângelis.

OU SEJA, HOJE SOMOS ADULTOS E DEVEMOS TRABALHAR PARA SUPERAÇÃO DOS CONFLITOS E PARA O AMADURECIMENTO PSICOLÓGICO, EMOCIONAL E ESPIRITUAL CORRESPONDENTE A IDADE ATUAL.

TAMBÉM É NECESSÁRIO UM GESTO DE AUTOAMOR, BASE PARA TODAS AS TRANSFORMAÇÕES E CONQUISTAS INTERIORES.

TAMBÉM O VÍNCULO CONOSCO MESMO É IMPRESCINDÍVEL, DEVEMOS NOS PERDOAR TAMBÉM, SE SENTIMOS COMPLEXO DE CULPA QUE NOS FORAM INTROJETADAS EM NOSSA CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO.

PORQUE SOMENTE NOS PERDOANDO PODEMOS PERDOAR OS DEMAIS.

***************
VAMOS VER AQUI ALGUMAS DICAS PRÁTICAS PARA SUPERAR O COMPLEXO DE REJEIÇÃO

Ressignificar a rejeição

VAMOS VER AS COISAS DE OUTRA FORMA, SEM TANTO FATALISMO E DRAMA.

DIANTE DO SENTIMENTO DE REJEIÇÃO, CERTA VULNERABILIDADE É NORMAL, MAS PROCURE SE DESARMAR E TENTE SE ABRIR PARA AS PESSOAS PRÓXIMAS. PODE SER UM AMIGO OU UM PARENTE MAIS CHEGADO.

VOCÊ PODE COMEÇAR TAMBÉM CONVERSANDO ONLINE EM GRUPOS VOLTADOS PARA OS SEUS INTERESSES. É MAIS FÁCIL FORMAR LAÇOS COM PESSOAS QUE POSSUEM O MESMO GOSTO QUE NÓS,
ALÉM DISSO, NO MUNDO VIRTUAL A PRESSÃO DAS INTERAÇÕES SOCIAIS É MUITO MENOR E ISSO É BOM NESTE MOMENTO INICIAL DA RESSIGIFICAÇÃO. FAÇA ISSO AOS POUCOS, NO SEU RITMO E NO SEU TEMPO, DE FORMA CONFORTÁVEL PARA VOCÊ. 

VAMOS PARA OUTRO EXEMPLO DE RESSIGINIFICAÇÃO: Quando o seu chefe OU QUALQUER PESSOA NEGA A SUA IDEIA OU CRITICA SEU TRABALHO, não significa que você é incompetente. Caso um amigo rejeite a sua ajuda para alguma coisa ou algum convite seu, pode ser que você não possa contribuir naquela situação específica ou que ele naquele momento queira estar a sós.
Se o seu parceiro terminar com você, não quer dizer que ninguém nunca vai amá-lo.

Essas pequenas formas de ser rejeitado são comuns no dia a dia de todos nós! Elas não podem deixá-lo paralisado de medo ou de frustração. 
É preciso dar um novo significado aos sentimentos ruins QUE RESULTAM NA IDÉIA DE REJEIÇÃO.

ENTENDA QUE CADA PESSOA TÊM OS SEUS PROCESSOS DE VIDA, A VIDA TEM OS ENCONTROS E DESENCONTROS ISSO É NORMAL. SIMPLES ASSIM.

SOLUÇÃO: SE AUTO- CONHEÇA, TRABALHE PELAS SUAS POTENCIALIDADES E ACREDITE NELAS, CONHEÇA SUAS CAPACIDADES E QUALIDADES E NÃO PERMITA QUE NADA E NEM NINGUÉM ROUBE A SUA PAZ. O QUE VEM DOS OUTROS É DELES, VOCÊ NÃO PRECISA ABSORVER NÃO.

NÃO DEIXE ESSES PENSAMENTOS DE REJEIÇÃO DITAREM COMO VOCÊ VIVE.  VOCÊ NÃO TEM PORQUE SER REJEITADO, ÀS PESSOAS É QUE TEM SEUS PARADOXOS E DILEMAS.

MESMO PORQUE, COMO DISSE O CHICO XAVIER, AS PESSOAS ENTRAM NA VIDA UMAS DAS OUTRAS POR 3 CIRCUNSTÂNCIAS, POR UMA RAZÃO, POR UMA ESTAÇÃO OU POR UMA VIDA INTEIRA.

ENTÃO AMADUREÇA E COMPREENDA QUE NEM TODOS IRÃO AGIR COMO VOCÊ ESPERA E NEM ENTRAM EM SUA VIDA PARA FICAR ATÉ O FIM. AS VEZES ENTRAM APENAS PARA MOSTRAR ALGO E VÃO EMBORA.

NÃO DEPENDA DA VALIDAÇÃO DAS PESSOAS NUNCA.
PRATIQUE O AMOR-PRÓPRIO.
ANALISE SUAS VIRTUDES. O QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM VOCÊ? LISTE-AS E LEIA TODOS OS ITENS DIARIAMENTE. 

SE HÁ ALGO AINDA EM VOCÊ QUE TE DESAGRADE OU QUE FALTE, TRABALHE PARA MELHORAR.

Invista em sua potencialidade, se transforme na pessoa que você deseja ser e admira e seja seu melhor amigo. Aprenda a ser bom e forte para quando todos faltarem, você ter a você mesmo com tudo de bom que você aprendeu e é.
SE CUIDE, SE AUTO ABRACE, SE AME, APRECIE SUA PRÓPRIA COMPANHIA, VOCÊ É A ÚNICA PESSOA QUE SEMPRE ESTARÁ COM VOCÊ EM TODOS OS MOMENTOS. TRABALHE PARA DESENVOLVER TUDO DE BOM QUE VOCÊ TEM EM ESTADO LATENTE. SE ESPIRITUALIZE E AMADUREÇA.
SEJA A CADA DIA SUA MELHOR VERSÃO.
DIANTE DA CRÍTICA, SE AUTO ANALISE, SE ACHAR QUE FEZ ALGO ERRADO SEJA HUMILDE, PEÇA DESCULPAS, REFAÇA, CORRIJA, E SIGA FELIZ E EM PAZ.

COMO FALAMOS ANTERIORMENTE, PERDOAR O PASSADO É A CURA. 

POR MEIO DE UM PROCESSO LONGO DE COMPREENSÃO E ACEITAÇÃO DOS EVENTOS EM NOSSAS VIDAS, ATRAVÉS DA PACIÊNCIA E ENTENDIMENTO QUE TUDO TEM UMA RAZÃO DE SER, ATRAVÉS DA ESPIRITUALIZAÇÃO, É POSSÍVEL SE LIVRAR DA MÁGOA. PORÉM, É NECESSÁRIO TER MUITA CORAGEM PARA REVISITAR TRAUMAS. MAS CALMAMENTE VÁ FAZENDO ISTO.

UMA TÉCNICA EFICIENTE É SIMPLESMENTE VISUALIZAR E MENTALIZAR AS PESSOAS QUE O REJEITARAM E REPETIR “EU PERDOO VOCÊ” DIVERSAS VEZES.
FAÇA A PRÁTICA DO OPONOPONO E ISSO FACILITARÁ VOCÊ A SE PACÍFICAR COM SEU PASSADO E COM QUEM FEZ PARTE DELE. DESTA FORMA, SE DESLIGUE DAS FIGURAS PATERNA E MATERNA OU SEUS SUBSTITUTOS, DEIXANDO SEGUIREM SUAS JORNADAS EXISTENCIAIS SEJA AQUI NESTE PLANO OU NO OUTRO, E SIGA A SUA, SE DESLIGANDO DESTAS MÁGOAS E INFLUENCIAÇÕES

A PSICOTERAPIA, A PSICANÁLISE, A HIPNOTERAPIA, A TEFAPIA DE VIDAS PASSADAS E OUTRAS, SÃO EFICIENTES TERAPIAS QUE AUXILIAM A EMERGIR OS CONTEÚDOS DO INCONSCIENTE PARA SEREM RESSIGNIFICADOS. ENTÃO, NÃO HESITE EM BUSCAR AUXILIO QUANDO SENTIR DIFICULDADES PARA FAZER ISTO SOZINHO.

A MEDITAÇÃO, O TRATAMENTO ESPÍRITUAL COM PASSES E ÁGUA FLUIDIFICADA TAMBÉM SÃO EXCELENTES AJUDAS PARA O SUCESSO DO TRATAMENTO.

A ORAÇÃO É IMPRESCINDÍVEL. BUSQUE AUXÍLIO FREQUENTE COM SEU ANJO GUARDIÃO E MENTORES ESPÍRITUAIS. PEÇA INTERCESSÃO DELES JUNTO A DEUS PARA QUE VOCÊ CONSIGA TRAZER SEUS CONFLITOS INCONSCIENTES À TONA PARA RESSIGNIFICA- LOS. PEÇA PARA QUE AO ADORMECER, SEJA LEVADO PARA TRATAMENTOS DE CURA. PEÇA AUXÍLIO PARA TRABALHAR EM SI O DESAPEGO DAS ILUSÕES DA MATÉRIA À FIM DE QUE SE DESLIGUE DAS SITUAÇÕES DE MEDO, REJEIÇÃO E DORES, E QUE TE AJUDEM NO TRABALHO DO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL RUMO À PLENITUDE EXISTENCIAL.